Dengue sem controle mata mais duas pessoas em Minas Gerais

28 abril, 2013

A dengue causou mais duas mortes em Minas nesta semana, elevando para 51 o número de óbitos este ano. Uma mulher de 30 anos morreu em Muriaé, na Zona da Mata, e outra, de 27, em Contagem, na Grande BH. Em uma semana, os casos confirmados da doença aumentaram 13.488, passando de 64.238 para 77.726. Segundo o balanço divulgado ontem pela Secretaria de Estado de Saúde, em menos de quatro meses houve aumento de 283% nas mortes em relação a todo o ano passado (18 mortes de janeiro a dezembro de 2012 e 51 de janeiro até ontem). Em 116 dias, os casos confirmados já são 351% a mais do que em 2012. A situação só não é pior do que em 2010, quando houve a maior epidemia, com 194.636 casos confirmados e 106 mortes.

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou balanço também sobre a doença em BH, sem registro de mortes na semana, permanecendo em três. O número de casos confirmados aumentou 2.607 em uma semana, de 13.334 para 15.941. Os números servem de alerta para os mineiros. Segundo pesquisas recentes, mais de 80% dos focos do mosquito Aedes aegypti estão nas casas. Por isso, a importância de não deixar água parada. Até o fim do ano, a situação pode piorar, pois entre novembro e maio historicamente existe maior concentração de número de casos notificados em função das condições climáticas favoráveis.

Em Belo Horizonte, as atenções estão voltadas para a Região Nordeste (3.739 casos confirmados), seguida pela Norte (3.226) e Venda Nova (2.165). A Secretaria de Saúde disse ter ampliado o número de centros de saúde abertos nos fins de semana. Hoje e amanhã, serão 20 unidades de atenção primária: centros de saúde Santa Rita de Cássia e Nossa Senhora de Fátima (Centro-Sul); Pompeia (Leste); Olavo Albino, Maria Goretti, São Paulo e Marcelo Pontel (Nordeste); Carlos Prates (Noroeste); Providência e Floramar (Norte); Santa Terezinha (Pampulha); Minas Caixa e Lagoa (Venda Nova). Os centros de saúde Vila Cemig e Diamante (Barreiro); Paraíso (Leste); Alcides Lins (Nordeste); Noraldino de Lima, Cícero Idelfonso e Salgado Filho (Oeste) funcionam somente aos sábados. As unidades vão atender exclusivamente pacientes com suspeita de dengue.

Para tentar conscientizar a população, técnicos da saúde vão visitar os bairros de maior incidência da doença ou com riscos de transmissão. A partir das 14h de segunda-feira, eles farão panfletagem no Bairro Granja de Freitas, na Região Leste. Na terça, vão aos bairros Jonas Veiga e Pirineus, também na Leste. A mobilização se estende por vários outros bairros da capital durante a semana.

Mutirões de limpeza têm sido outra arma contra a dengue na capital. A Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) já fez 84 mutirões em todas as regionais da cidade e recolheu 539 toneladas de materiais e 5.309 pneus, que podem acumular água parada.



Pedro Ferreira


Esta matéria tem: (3) comentários
Autor: Elanir Toledo
Números, estatísticas, e na prática um Deus me ajude porque se vai ao Posto de Saúde espera-se três horas e ai manda pra UPA onde se fica por mais de 6 horas e então a gente desiste. Más já entramos para a estatística. Salvem nossa saúde!| Denuncie |
Autor: Anivaldo Costa
Entrei no site da PBH para denunciar um vizinho que mantém a piscina com pouca água , suja e parada. Recebi da Ouvidoria que eu tinha que registrar a reclamação presencialmente....Desisti....... Esta é a MINAS GERAIS SEM GOVERNO!| Denuncie |
Autor: Paulo Barbosa
Um epidemia, que poderia ser totalmente sanada, se o governo cumprisse com sua parte e sensibiliza-se a população para manter seus quintais limpos, caixas d'água tampadas e descarta-se todos os materiais inservíveis. Pelo visto o mosquito venceu o famoso "choque de gestão", propalado aos 4 quantos.

0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião é importante, porém a responsabilidade desta é totalmente sua podendo haver réplica quando se fizer necessário.Obrigado.

 
 
 

MARCADORES

. (1) 00 PARA ACS E ACE (1) 1.090 (1) Aedes aegypti e a sua piscina. (1) Alerta sobre a dengue. (14) Aline morreu de dengue. (1) Aos vereadores do Recife. (1) Arbovírus (1) Caramujos (1) carros abandonados na rua. (1) casos de denúncias (1) Chicungunha (1) Combate à dengue (196) Como eliminar... (12) concurso público (4) Conferência do Recife (2) Conjuntivite (1) convocação do sindicato (1) COVID-19 (3) dengue e a homoterapia (3) dengue e a medicina (3) Dengue e Chikungunya (8) Dengue e Chikungunya e Zika (3) Dengue e Ciência (5) dengue e covid-19 (1) dengue e leptospirose. (1) Dengue e o Sindicato (1) dengue e tecnologia (2) Dengue em estado de epidemia. (1) dengue em recém-nascido (1) Dengue no sertão (2) Denúncias (4) diario oficial (2) Dicas de segurança (1) Doenças infecciosas (1) Educação e Saúde. (1) Efetivação de asaces e acss (1) Epidemia de Dengue (5) epidemiológia (2) Estado de abandono (1) Estatuto do Servidor. (1) febre amarela (1) Focos em terrenos baldios. (1) Focos perigosos de Dengue. (1) Gripes (1) Larvicidas (3) Legislações (4) leis (1) Levantamento de Índice Rápido.(LIRAa) (1) mapeamento de ruas (1) maximizar no combate a Dengue. (2) meio ambiente (2) Microcefalia (3) Nomeação (1) Novos Vírus (1) Oswaldo Cruz (1) Outras Endemias (12) Outras endemias. (1) PAGAMENTO DOS ACS E ACE. (1) piso nacional para agentes de saúde (1) PLANO DE CARGOS (1) Politica (10) Politica e Saúde. (70) PQA VS (1) Pragas Urbanas. (3) Prefeitura mantém a proposta de 4% (1) REPELENTE. (3) Resultado da DENGUE no estados (1) Risco de morte (1) Roedores (1) SALÁRIO (1) SALÁRIOS DE R$:1.090 (1) Saúde Pública (13) Servidores da PCR não aceitam 4% (1) Tecnologia no combate à Dengue. (8) UBV-Recife (1) Utilidade Pública (2) Vacinas (3) Vacinas. (1) Verdades e Mentiras (1) Vigilância Ambiental (4) Vigilância Sanitária (1) Viroses (3) Vírus Chapare (1)

Arquivos

Sérgio Roberto. Tecnologia do Blogger.

VISITANTES