ES tem número recorde de casos de dengue em 2013, diz secretaria

13 janeiro, 2014


O Espírito Santo registrou, em 2013, o maior número de casos de dengue da história do estado, de acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). De janeiro a dezembro do ano passado foram 81.892 casos, quase quatro vezes mais do que a quantidade notificada em 2012, quando foram feitos 22.248 registros. Trinta e uma pessoas morreram. A Sesa informou que tem atuado nos municípios que apresentam situação mais crítica, mas pede a colaboração dos capixabas na prevenção contra o aparecimento do mosquito.
Nos quase 20 anos em que os vírus da dengue circulam no Espírito Santo, o maior número de casos até então tinha sido registrado em 2011, com 54.648 notificações. Já no ano de 2009, foi quando se registrou o maior número de óbitos: 63. Para 2014, a gerente de Vigilância em Saúde Estadual, Gilsa Rodrigues, avalia que o cenário não é animador, pois há quatro tipos virais da dengue circulando no estado e que a grande maioria da população ainda está suscetível.
Mesmo assim, 2014 começou com menos casos que no ano passado. "Abrimos 2013 já com mil registros da doença e neste ano foram 109. Apesar disso, o importante é prevenir sempre, pois os inseticidas que são jogados em municípios onde a situação está crítica ainda não dão conta de matar todos os tipos de mosquito da dengue, então o importante é que o mosquito da dengue não apareça nas casas e nas ruas", disse Gilsa Rodrigues.
A gerente ainda informou que durante o ano de 2013, a Sesa desenvolveu ações de apoio aos municípios no combate à doença, cedendo equipamentos para eliminar o vetor e realizando capacitações profissionais para médicos e enfermeiros para reforçar o tratamento. “Os tipos 1, 2 e 3 já circulam no estado há bastante tempo, já tendo acometido muitas pessoas, tornado-as imunes a estes sorotipos. Já o vírus quatro, como é novo por aqui, somente uma parcela da população teve contato, o que representa risco de novos surtos”, observou Gilsa.
As águas das enchentes de dezembro que baixaram, mas ficam paradas criando reservatórios propícios à proliferação do mosquito Aedes aegypt estão preocupando a Sesa, que pede maior atenção da população no combate ao vetor. É principalmente no verão, período de chuva e calor, que aumenta o número de casos.
Gilsa Rodrigues orienta que os capixabas elejam um dia da semana para vistoriar a residência à procura de reservatórios e interromper o ciclo reprodutivo. Essa medida evita o surgimento de novos vetores, já que demoram cerca de nove dias para se desenvolverem do ovo à fase adulta.
Sintomas
Febre, dor no corpo, dor de cabeça, prostração são manifestações da dengue. Dor abdominal intensa, sangramento, tonteira são sinais de gravidade. As pessoas que apresentarem esses sinais e sintomas devem procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima de sua casa.

Para reduzir o risco de agravamento do quadro clínico, a orientação é que, aos primeiros sinais da doença, seja reforçada a ingestão de líquidos: água, água de coco, chás, sucos, sais de reidratação oral (soro oral) ajudam no processo de hidratação do corpo. “Uma boa dica para você saber se você está bebendo a quantidade diária adequada de líquidos é observar a cor da urina: quanto mais clara, mais hidratado você está”, ressaltou Gilsa.
Juliana BorgesDo G1 ES, com informações da TV Gazeta

0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião é importante, porém a responsabilidade desta é totalmente sua podendo haver réplica quando se fizer necessário.Obrigado.

 
 
 

MARCADORES

. (1) 00 PARA ACS E ACE (1) 1.090 (1) Aedes aegypti e a sua piscina. (1) Alerta sobre a dengue. (14) Aline morreu de dengue. (1) Aos vereadores do Recife. (1) Arbovírus (1) Caramujos (1) carros abandonados na rua. (1) casos de denúncias (1) Chicungunha (1) Combate à dengue (196) Como eliminar... (12) concurso público (4) Conferência do Recife (2) Conjuntivite (1) convocação do sindicato (1) COVID-19 (3) dengue e a homoterapia (3) dengue e a medicina (3) Dengue e Chikungunya (8) Dengue e Chikungunya e Zika (3) Dengue e Ciência (5) dengue e covid-19 (1) dengue e leptospirose. (1) Dengue e o Sindicato (1) dengue e tecnologia (2) Dengue em estado de epidemia. (1) dengue em recém-nascido (1) Dengue no sertão (2) Denúncias (4) diario oficial (2) Dicas de segurança (1) Doenças infecciosas (1) Educação e Saúde. (1) Efetivação de asaces e acss (1) Epidemia de Dengue (5) epidemiológia (2) Estado de abandono (1) Estatuto do Servidor. (1) febre amarela (1) Focos em terrenos baldios. (1) Focos perigosos de Dengue. (1) Gripes (1) Larvicidas (3) Legislações (4) leis (1) Levantamento de Índice Rápido.(LIRAa) (1) mapeamento de ruas (1) maximizar no combate a Dengue. (2) meio ambiente (2) Microcefalia (3) Nomeação (1) Novos Vírus (1) Oswaldo Cruz (1) Outras Endemias (12) Outras endemias. (1) PAGAMENTO DOS ACS E ACE. (1) piso nacional para agentes de saúde (1) PLANO DE CARGOS (1) Politica (10) Politica e Saúde. (70) PQA VS (1) Pragas Urbanas. (3) Prefeitura mantém a proposta de 4% (1) REPELENTE. (3) Resultado da DENGUE no estados (1) Risco de morte (1) Roedores (1) SALÁRIO (1) SALÁRIOS DE R$:1.090 (1) Saúde Pública (13) Servidores da PCR não aceitam 4% (1) Tecnologia no combate à Dengue. (8) UBV-Recife (1) Utilidade Pública (2) Vacinas (3) Vacinas. (1) Verdades e Mentiras (1) Vigilância Ambiental (4) Vigilância Sanitária (1) Viroses (3) Vírus Chapare (1)

Arquivos

Sérgio Roberto. Tecnologia do Blogger.

VISITANTES