Saúde elege bocas de lobo como vilãs no combate a dengue

21 abril, 2013

F.L. Piton / A Cidade

 Vigilância Epidemiológica alerta: bocas de lobo entupidas podem se tornar verdadeiras vilãs no combate a dengue. Cheias de garrafas plásticas, potes e materiais que acumulam água, elas se transformam em criadouros perfeitos do mosquito Aedes aegypti que, desde o começo do ano, já transmitiu a dengue a 3.409 pessoas em Ribeirão Preto. Responsável pela limpeza dos bueiros, a prefeitura diz que faz a parte dela.
A diretora da vigilância, Maria Luiza Santa Maria, explica que as bocas de lobo sujas são perfeitas para os mosquitos, que preferem água parada e limpa.
Tendo como exemplo a situação do bairro Cândido Portinari (zona Leste), onde foram confirmados um grande número de casos, Maria Luiza explica que a situação do bairro era complicada. “Nesse bairro as bocas de lobo estavam sujas e teve de ser retirada uma grande quantidade de garrafas. O mosquito se cria naquela água parada. Se a população não jogasse o lixo ali, obstruindo o local, isso não aconteceria”, explica a diretora.
Problema comum
Porém, andando por Ribeirão, se constata que o problema não fica só na zona Leste. Na avenida Patriarca (zona Oeste) três bocas de lobo, todas com as tampas quebradas, acumulam grande quantidade de lixo.
No cruzamento da rua Gonçalves Magalhães com a avenida Patriarca, a boca de lobo entupida acumula muita água de um vazamento.
Na rua Júlio Ribeiro, no Jardim Piratininga, em frente à casa do carpinteiro Marcelo dos Santos, 21 anos, duas bocas de lobo estão entupidas há um mês. “A gente sabe do perigo da dengue. Acontece que outras pessoas vem sujar, eles trazem materiais em carriolas e vão jogando nos terrenos e nas ruas e entope tudo”, diz.

0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião é importante, porém a responsabilidade desta é totalmente sua podendo haver réplica quando se fizer necessário.Obrigado.

 
 
 

MARCADORES

. (1) 00 PARA ACS E ACE (1) 1.090 (1) Aedes aegypti e a sua piscina. (1) Alerta sobre a dengue. (14) Aline morreu de dengue. (1) Aos vereadores do Recife. (1) Arbovírus (1) Caramujos (1) carros abandonados na rua. (1) casos de denúncias (1) Chicungunha (1) Combate à dengue (196) Como eliminar... (12) concurso público (4) Conferência do Recife (2) Conjuntivite (1) convocação do sindicato (1) COVID-19 (3) dengue e a homoterapia (3) dengue e a medicina (3) Dengue e Chikungunya (8) Dengue e Chikungunya e Zika (3) Dengue e Ciência (5) dengue e covid-19 (1) dengue e leptospirose. (1) Dengue e o Sindicato (1) dengue e tecnologia (2) Dengue em estado de epidemia. (1) dengue em recém-nascido (1) Dengue no sertão (2) Denúncias (4) diario oficial (2) Dicas de segurança (1) Doenças infecciosas (1) Educação e Saúde. (1) Efetivação de asaces e acss (1) Epidemia de Dengue (5) epidemiológia (2) Estado de abandono (1) Estatuto do Servidor. (1) febre amarela (1) Focos em terrenos baldios. (1) Focos perigosos de Dengue. (1) Gripes (1) Larvicidas (3) Legislações (4) leis (1) Levantamento de Índice Rápido.(LIRAa) (1) mapeamento de ruas (1) maximizar no combate a Dengue. (2) meio ambiente (2) Microcefalia (3) Nomeação (1) Novos Vírus (1) Oswaldo Cruz (1) Outras Endemias (12) Outras endemias. (1) PAGAMENTO DOS ACS E ACE. (1) piso nacional para agentes de saúde (1) PLANO DE CARGOS (1) Politica (10) Politica e Saúde. (70) PQA VS (1) Pragas Urbanas. (3) Prefeitura mantém a proposta de 4% (1) REPELENTE. (3) Resultado da DENGUE no estados (1) Risco de morte (1) Roedores (1) SALÁRIO (1) SALÁRIOS DE R$:1.090 (1) Saúde Pública (13) Servidores da PCR não aceitam 4% (1) Tecnologia no combate à Dengue. (8) UBV-Recife (1) Utilidade Pública (2) Vacinas (3) Vacinas. (1) Verdades e Mentiras (1) Vigilância Ambiental (4) Vigilância Sanitária (1) Viroses (3) Vírus Chapare (1)

Arquivos

Sérgio Roberto. Tecnologia do Blogger.

VISITANTES