Barretos obtém oito liminares para entrar em casas com risco de dengue

18 abril, 2013


Diante de uma epidemia de dengue, a Prefeitura de Barretos (SP) conseguiu nesta quinta-feira (18) autorização judicial para entrar em oito imóveis da cidade com suspeita de acumularem criadouros do mosquito Aedes aegypti. A liminar foi distribuída pela 1ª Vara Cível e refere-se a residências dos bairros Nova América, Cecap, São Salvador, Primavera e Baroni, cujos proprietários não têm permitido a entrada dos agentes de controle de vetores ou não são encontrados.
Com isso, o número de casas acionadas pela Justiça em razão da resistência ou ausência de seus donos chega a 16. Dentre as ações cautelares obtidas pela Prefeitura, uma permitiu a entrada da Vigilância Epidemiológica em uma residência pertencente a uma aposentada abandonada há quatro anos no centro de Barretos. Do local, os agentes retiraram lonas, plásticos, latas, garrafas e baldes acumulando água parada.Na decisão favorável ao pedido da Procuradoria Jurídica do município, o juiz Cláudio Barbaro Vita entendeu que a intervenção nas casas é necessária diante da situação alarmante da doença na cidade. "A oposição injustificada de fiscalização de determinados munícipes, que por si só também não tomam as providências necessárias, a fim de colaborar com a coletividade e evitar o alastramento da doença, não mais pode ser tolerada", disse no processo.
Casos confirmados
A não permissão para entrada nos imóveis tem atrapalhado a Prefeitura no combate à dengue no município, que segundo dados da última segunda-feira (15) da Secretaria Municipal de Saúde acumula 3.391 casos confirmados este ano e um total de 4.475 pacientes notificados. Em fevereiro, uma pessoa morreu por dengue hemorrágica. Um novo balanço deve ser divulgado nesta sexta-feira (19).

De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura, a alta de casos confirmados se deve ao acúmulo de resultados de exames que foram expedidos nos últimos dias e a mudanças na metodologia médica para computar novos casos. Segundo a repartição, pacientes que não foram submetidos à sorologia que apresentarem ao menos três sintomas da dengue entram para as estatísticas.
A epidemia levou a Prefeitura a redobrar o combate ao mosquito transmissor no entorno do Hospital de Câncer de Barretos, para evitar que os quatro mil pacientes contraiam dengue.
Agentes carregam caminhão durante limpeza em casa com focos de dengue em Barretos (Foto: Carlos Trinca/EPTV)
Agentes carregam caminhão durante limpeza em casa com focos de dengue (Foto: Carlos Trinca/EPTV)
Do G1 Ribeirão e Franca

0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião é importante, porém a responsabilidade desta é totalmente sua podendo haver réplica quando se fizer necessário.Obrigado.

 
 
 

MARCADORES

. (1) 00 PARA ACS E ACE (1) 1.090 (1) Aedes aegypti e a sua piscina. (1) Alerta sobre a dengue. (14) Aline morreu de dengue. (1) Aos vereadores do Recife. (1) Arbovírus (1) Caramujos (1) carros abandonados na rua. (1) casos de denúncias (1) Chicungunha (1) Combate à dengue (196) Como eliminar... (12) concurso público (4) Conferência do Recife (2) Conjuntivite (1) convocação do sindicato (1) COVID-19 (3) dengue e a homoterapia (3) dengue e a medicina (3) Dengue e Chikungunya (8) Dengue e Chikungunya e Zika (3) Dengue e Ciência (5) dengue e covid-19 (1) dengue e leptospirose. (1) Dengue e o Sindicato (1) dengue e tecnologia (2) Dengue em estado de epidemia. (1) dengue em recém-nascido (1) Dengue no sertão (2) Denúncias (4) diario oficial (2) Dicas de segurança (1) Doenças infecciosas (1) Educação e Saúde. (1) Efetivação de asaces e acss (1) Epidemia de Dengue (5) epidemiológia (2) Estado de abandono (1) Estatuto do Servidor. (1) febre amarela (1) Focos em terrenos baldios. (1) Focos perigosos de Dengue. (1) Gripes (1) Larvicidas (3) Legislações (4) leis (1) Levantamento de Índice Rápido.(LIRAa) (1) mapeamento de ruas (1) maximizar no combate a Dengue. (2) meio ambiente (2) Microcefalia (3) Nomeação (1) Novos Vírus (1) Oswaldo Cruz (1) Outras Endemias (12) Outras endemias. (1) PAGAMENTO DOS ACS E ACE. (1) piso nacional para agentes de saúde (1) PLANO DE CARGOS (1) Politica (10) Politica e Saúde. (70) PQA VS (1) Pragas Urbanas. (3) Prefeitura mantém a proposta de 4% (1) REPELENTE. (3) Resultado da DENGUE no estados (1) Risco de morte (1) Roedores (1) SALÁRIO (1) SALÁRIOS DE R$:1.090 (1) Saúde Pública (13) Servidores da PCR não aceitam 4% (1) Tecnologia no combate à Dengue. (8) UBV-Recife (1) Utilidade Pública (2) Vacinas (3) Vacinas. (1) Verdades e Mentiras (1) Vigilância Ambiental (4) Vigilância Sanitária (1) Viroses (3) Vírus Chapare (1)

Arquivos

Sérgio Roberto. Tecnologia do Blogger.

VISITANTES