Recuperação da dengue pode levar até 6 meses, diz médica de Bauru, SP

07 abril, 2013

Do G1 

Já foram registrados mais de 2 mil casos de dengue e uma morte confirmada em Bauru  (SP). Apesar dos dados alarmantes, ainda existem pessoas que desconhecem ou até menosprezam os efeitos da doença.
Rosa Cândido descobriu do pior jeito possível que os sintomas da dengue são bem mais intensos do que os de uma gripe forte. “Dói todo o corpo e é uma febre difícil de explicar. Só quem teve sabe como é”, conta a telefonista.
Além dos sintomas difíceis de aguentar, a dengue também pode deixar sequelas. “É muito comum ver que os pacientes que recebem o diagnóstico de dengue apresentam uma demora na melhora de todos os sintomas”, explica a médica infectologista, Paula Coelho. A prevenção deve ser mesmo o principal fator pra evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue. Outras recomendações da médica são: evitar a automedicação quando estiver com os sintomas de gripe.
Segundo a Secretaria de Saúde, após o contato com o vírus, a doença poderá se manifestar em média, dentro de seis dias, com os seguintes sintomas: febre alta, dor de cabeça, dores fortes nos olhos, na musculatura, nas juntas e surgimento de manchas avermelhadas na pele. Ao aparecer os sintomas, a pessoa deverá procurar imediatamente a Unidade Básica de Saúde mais próxima ou o médico de sua confiança e evitar a automedicação.

A proliferação do mosquito Aedes Aegypti, só é possível desde que haja condições da sobrevivência das suas larvas, que é a água parada, e por esse motivo é que a colaboração da população é indispensável para o controle da doença.
Prevenção

A secretaria mantém orientação a todos os profissionais das redes de saúde pública e privada para que redobrem a atenção em casos que apresentem os sintomas da doença, visando o diagnóstico precoce e tratamento oportuno, viabilizando, dessa forma, a agilização e qualidade do atendimento, bem como o controle da dengue.
Medidas preventivas devem ser adotadas pela população em todas as regiões da cidade, tais como:
- Evitar vasos de plantas com pratos de plásticos.
- Manter ralos internos e externos tampados, bem como vasos os sanitários.
- Manter as piscinas limpas, tampadas ou desmontadas, quando possível.
- Descartar todo material inservível com potencial para criadouro de larvas do mosquito Aedes aegypti (garrafas, latas, embalagens vazias, pneus e outros).
- Manter a limpeza das calhas antes de sair de casa por vários dias.
Saiba quais são os sintomas da dengue (Foto: Editoria de Arte G1)

0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião é importante, porém a responsabilidade desta é totalmente sua podendo haver réplica quando se fizer necessário.Obrigado.

 
 
 

MARCADORES

. (1) 00 PARA ACS E ACE (1) 1.090 (1) Aedes aegypti e a sua piscina. (1) Alerta sobre a dengue. (11) Aline morreu de dengue. (1) Aos vereadores do Recife. (1) Arbovírus (1) Caramujos (1) carros abandonados na rua. (1) casos de denúncias (1) Chicungunha (1) Combate à dengue (196) Como eliminar... (12) concurso público (4) Conferência do Recife (2) Conjuntivite (1) convocação do sindicato (1) dengue e a homoterapia (3) dengue e a medicina (3) Dengue e Chikungunya (7) Dengue e Chikungunya e Zika (3) Dengue e Ciência (5) dengue e leptospirose. (1) Dengue e o Sindicato (1) dengue e tecnologia (2) Dengue em estado de epidemia. (1) dengue em recém-nascido (1) Dengue no sertão (2) Denúncias (4) Dicas de segurança (1) Educação e Saúde. (1) Efetivação de asaces e acss (1) Epidemia de Dengue (5) epidemiológia (2) Estado de abandono (1) Estatuto do Servidor. (1) febre amarela (1) Focos em terrenos baldios. (1) Focos perigosos de Dengue. (1) Gripes (1) Larvicidas (3) Legislações (4) leis (1) Levantamento de Índice Rápido.(LIRAa) (1) mapeamento de ruas (1) maximizar no combate a Dengue. (2) meio ambiente (2) Microcefalia (3) Nomeação (1) Novos Vírus (1) Oswaldo Cruz (1) Outras Endemias (12) Outras endemias. (1) PAGAMENTO DOS ACS E ACE. (1) piso nacional para agentes de saúde (1) PLANO DE CARGOS (1) Politica (10) Politica e Saúde. (70) PQA VS (1) Pragas Urbanas. (2) Prefeitura mantém a proposta de 4% (1) REPELENTE. (3) Resultado da DENGUE no estados (1) Risco de morte (1) Roedores (1) SALÁRIO (1) SALÁRIOS DE R$:1.090 (1) Saúde Pública (13) Servidores da PCR não aceitam 4% (1) Tecnologia no combate à Dengue. (8) UBV-Recife (1) Utilidade Pública (2) Vacinas (3) Vacinas. (1) Verdades e Mentiras (1) Vigilância Ambiental (4) Vigilância Sanitária (1) Viroses (3)

Arquivos

Sérgio Roberto. Tecnologia do Blogger.