Saúde em Cabedelo combate dengue

12 abril, 2013

Saúde em Cabedelo combate dengueSecretaria de Saúde de Cabedelo intensifica ação no combate a dengue 


Manter o quintal limpo, trocar água dos vasos de plantas, não deixar água parada em pneus, reservatórios e guardar garrafas sempre de cabeça para baixo. Essas são algumas das medidas adotadas para evitar a proliferação do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue.


Embora muitas pessoas não acreditem, a dengue é uma doença muito séria, causa desconforto físico e o que é mais grave, pode levar à morte, e qualquer um está propenso a contraí-la.


De acordo com o Levantamento Rápido de Índice do Aedes Aegypti (LIRAa) realizado no último mês de março o município de Cabedelo está em situação de alerta, pois o resultado apresentou um potencial de médio risco para ocorrência de uma epidemia.


Em busca de solucionar o problema a Secretaria Municipal de Saúde através das Secretarias de Vigilância Ambiental, Epidemiológica, Atenção Básica e Educação em Saúde, elaborou um plano de ação para reduzir a incidência de casos de dengue em Cabedelo e também conscientizar a população dos cuidados que devem ter diariamente.

A ação que teve início no último mês de março constatou que os bairros que apresentaram focos do mosquito foram o centro da cidade e o bairro de Camalaú. Sendo que o maior foco do mosquito foi encontrado nos depósitos de lixo, recipientes plásticos, garrafas e latas, etc.


De acordo com a coordenadora de vigilância ambiental, Karina Nunes Ribeiro, os trabalhos serão intensificados nestas áreas. "Iremos intensificar os trabalhos nestes locais em busca de novos focos e realizar um plano de tratamento e eliminação. Além de borrifamento nestas áreas também estaremos realizando um trabalho educativo com a população que tem que se conscientizar que a dengue é um problema de todos nós". Frisou.


Existe um contingente de 26 agentes de combate a endemia, cinco supervisores de campo e um supervisor geral que estarão de casa em casa realizando uma varredura em todos os bairros durante os meses de abril e maio.


Durante a ação serão realizados: coleta de pneus em borracharias e terrenos baldios, visitas domiciliares para identificação e eliminação de possíveis criadouros do mosquito, vistorias nos imóveis com casos suspeitos de dengue e Vistorias e aplicação de larvicida em oficinas, borracharias, porto, sucatas, entre outros.


"O objetivo principal dessa campanha é chamar a atenção da população para o agravamento do problema e pedir que não se jogue lixo nas ruas nem em terrenos baldios. Precisamos da ajuda de todos. Encontramos focos também em depósitos do tipo: Barril, tanque, poço, Borracharias, calhas, lajes, pneus. Não esquecendo que podemos encontrar foco do mosquito em caixas d’água e prato de vaso de plantas." alertou Karina Ribeiro.


A Dengue é uma doença febril aguda, que pode ser de curso benigno ou grave, dependendo da forma como se apresente: dengue clássico (DC), febre hemorrágica da dengue (FHD) e síndrome do choque da dengue (SCD). Ocorre especialmente nos países tropicais, onde as condições do meio ambiente favorecem o desenvolvimento e a proliferação do Aedes aegypti, principal mosquito vetor.



Secom

0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião é importante, porém a responsabilidade desta é totalmente sua podendo haver réplica quando se fizer necessário.Obrigado.

 
 
 

MARCADORES

. (1) 00 PARA ACS E ACE (1) 1.090 (1) Aedes aegypti e a sua piscina. (1) Alerta sobre a dengue. (14) Aline morreu de dengue. (1) Aos vereadores do Recife. (1) Arbovírus (1) Caramujos (1) carros abandonados na rua. (1) casos de denúncias (1) Chicungunha (1) Combate à dengue (196) Como eliminar... (12) concurso público (4) Conferência do Recife (2) Conjuntivite (1) convocação do sindicato (1) COVID-19 (3) dengue e a homoterapia (3) dengue e a medicina (3) Dengue e Chikungunya (8) Dengue e Chikungunya e Zika (3) Dengue e Ciência (5) dengue e covid-19 (1) dengue e leptospirose. (1) Dengue e o Sindicato (1) dengue e tecnologia (2) Dengue em estado de epidemia. (1) dengue em recém-nascido (1) Dengue no sertão (2) Denúncias (4) diario oficial (2) Dicas de segurança (1) Doenças infecciosas (1) Educação e Saúde. (1) Efetivação de asaces e acss (1) Epidemia de Dengue (5) epidemiológia (2) Estado de abandono (1) Estatuto do Servidor. (1) febre amarela (1) Focos em terrenos baldios. (1) Focos perigosos de Dengue. (1) Gripes (1) Larvicidas (3) Legislações (4) leis (1) Levantamento de Índice Rápido.(LIRAa) (1) mapeamento de ruas (1) maximizar no combate a Dengue. (2) meio ambiente (2) Microcefalia (3) Nomeação (1) Novos Vírus (1) Oswaldo Cruz (1) Outras Endemias (12) Outras endemias. (1) PAGAMENTO DOS ACS E ACE. (1) piso nacional para agentes de saúde (1) PLANO DE CARGOS (1) Politica (10) Politica e Saúde. (70) PQA VS (1) Pragas Urbanas. (3) Prefeitura mantém a proposta de 4% (1) REPELENTE. (3) Resultado da DENGUE no estados (1) Risco de morte (1) Roedores (1) SALÁRIO (1) SALÁRIOS DE R$:1.090 (1) Saúde Pública (13) Servidores da PCR não aceitam 4% (1) Tecnologia no combate à Dengue. (8) UBV-Recife (1) Utilidade Pública (2) Vacinas (3) Vacinas. (1) Verdades e Mentiras (1) Vigilância Ambiental (4) Vigilância Sanitária (1) Viroses (3) Vírus Chapare (1)

Arquivos

Sérgio Roberto. Tecnologia do Blogger.

VISITANTES