Vacina brasileira contra a dengue será testada em 300 voluntários.

20 agosto, 2013

Uma vacina desenvolvida no Brasil contra a dengue será experimentada em 300 voluntários durante os próximos cinco anos para analisar a sua eficácia e segurança, informou o Ministério da Saúde, que investiu 200 milhões de reais no projecto.

«Se a vacina for aprovada em todos os períodos do estudo clínico (com humanos) poderá ser comercializada e distribuída à população. A perspectiva do governo em caso de sucesso em todas etapas é atender à procura global e exportar a vacina», segundo o comunicado divulgado pelo Ministério.
O início dos testes em humanos foi autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A vacina, aprovada em laboratório e com animais, foi desenvolvida pelo Instituto Butantã, e é tetravalente, capaz de prevenir a população contra os quatro tipos de dengue.
A vacina já teve resultados bem-sucedidos em provas de segurança realizadas com 20 voluntários nos Estados Unidos, que participam da pesquisa através de uma das suas agências estatais de saúde.
Os pesquisadores do Instituto Butantã começaram a trabalhar na vacina em 2006. Foi montado um laboratório piloto especial e criado um banco de células e de vírus dos quatro tipos da doença.
As experiências com humanos serão realizadas por três centros de estudos médicos de São Paulo, vinculados à Faculdade de Medicina da USP: o Instituto Central, o Instituto da Infância e o Hospital das Clínicas.
«O avanço da pesquisa de um laboratório público reforça o compromisso do país com o combate ao dengue», disse o ministro brasileiro de Saúde, Alexandre Padilha.
O ministro destacou o carácter vanguardista do projecto imunobiológico desenvolvido pelo Butantã já que até agora não foi produzida uma vacina contra a dengue em nenhum país, apesar de vários grupos de pesquisadores já terem vacinas em fase de testes.
Segundo o Ministério da Saúde, o estudo terapêutico piloto tem por objectivo verificar a segurança do princípio activo e a bioequivalência de diferentes formulações do produto.

0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião é importante, porém a responsabilidade desta é totalmente sua podendo haver réplica quando se fizer necessário.Obrigado.

 
 
 

MARCADORES

. (1) 00 PARA ACS E ACE (1) 1.090 (1) Aedes aegypti e a sua piscina. (1) Alerta sobre a dengue. (14) Aline morreu de dengue. (1) Aos vereadores do Recife. (1) Arbovírus (1) Caramujos (1) carros abandonados na rua. (1) casos de denúncias (1) Chicungunha (1) Combate à dengue (196) Como eliminar... (12) concurso público (4) Conferência do Recife (2) Conjuntivite (1) convocação do sindicato (1) COVID-19 (3) dengue e a homoterapia (3) dengue e a medicina (3) Dengue e Chikungunya (8) Dengue e Chikungunya e Zika (3) Dengue e Ciência (5) dengue e covid-19 (1) dengue e leptospirose. (1) Dengue e o Sindicato (1) dengue e tecnologia (2) Dengue em estado de epidemia. (1) dengue em recém-nascido (1) Dengue no sertão (2) Denúncias (4) diario oficial (2) Dicas de segurança (1) Doenças infecciosas (1) Educação e Saúde. (1) Efetivação de asaces e acss (1) Epidemia de Dengue (5) epidemiológia (2) Estado de abandono (1) Estatuto do Servidor. (1) febre amarela (1) Focos em terrenos baldios. (1) Focos perigosos de Dengue. (1) Gripes (1) Larvicidas (3) Legislações (4) leis (1) Levantamento de Índice Rápido.(LIRAa) (1) mapeamento de ruas (1) maximizar no combate a Dengue. (2) meio ambiente (2) Microcefalia (3) Nomeação (1) Novos Vírus (1) Oswaldo Cruz (1) Outras Endemias (12) Outras endemias. (1) PAGAMENTO DOS ACS E ACE. (1) piso nacional para agentes de saúde (1) PLANO DE CARGOS (1) Politica (10) Politica e Saúde. (70) PQA VS (1) Pragas Urbanas. (3) Prefeitura mantém a proposta de 4% (1) REPELENTE. (3) Resultado da DENGUE no estados (1) Risco de morte (1) Roedores (1) SALÁRIO (1) SALÁRIOS DE R$:1.090 (1) Saúde Pública (13) Servidores da PCR não aceitam 4% (1) Tecnologia no combate à Dengue. (8) UBV-Recife (1) Utilidade Pública (2) Vacinas (3) Vacinas. (1) Verdades e Mentiras (1) Vigilância Ambiental (4) Vigilância Sanitária (1) Viroses (3) Vírus Chapare (1)

Arquivos

Sérgio Roberto. Tecnologia do Blogger.

VISITANTES