Diflubenzuron deixa de ser usado em Recife.

25 março, 2011

No último dia 17, foi realizada uma audiência pública na Câmara de Vereadores do Recife, com o objetivo de discutir o uso do Diflubenzuron, larvicida utilizada para o combate da dengue. A iniciativa do debate foi do vereador Luiz Eustáquio (PT), presidente da Comissão de Saúde disse que a reunião teve como objetivo avaliar a eficácia das iniciativas do poder público no combate à dengue no Recife.

Durante o encontro, representantes dos agentes de saúde municipais informaram que os trabalhadores do setor exigem a troca do tipo de larvicida usado na campanha de combate à dengue. Segundo eles, o produto estaria afetando a saúde dos agentes, principalmente, no processo de manipulação.
O evento contou com a participação do secretário de Saúde do Recife, Gustavo Couto, que apresentou os números sobre dengue no Recife, além das parcerias, ações e medidas que vem sendo adotadas na esfera municipal de saúde.  Ele disse que os casos de dengue no Recife nestes primeiros meses do ano caíram 56,9% em relação ao mesmo período de 2010.  Em janeiro, fevereiro e os primeiros dias de março deste ano foram notificados um total de 330 casos de dengue no Recife (em 2010 foram 765 no mesmo período). Duas mortes - ocorridas nos bairros do Pina e da Madalena - estão sendo investigadas. A Prefeitura do Recife apresentou uma série de ações que vêm sendo executadas e um plano de contingência para 2011.
Mobilização e pressão
O diretor da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e do Sindicato dos Agentes de Saúde (Sindac), Ednaiptam Souza, participou da audiência pública e frisou que o mais importante foi a mobilização feita pelo Sindacs juntamente com a CUT para abolir o uso do Diflubenzuton. “Depois de muita pressão dos agentes de saúde, o secretário Gustavo Couto decidiu cancelar o uso do produto químico, que só faz mal ao trabalhador. Por fim, garantiu, inclusive, que prefeitura já começou a usar um larvicida biológico para substituir a substância anterior, ou seja, voltou a utilizar o BTI no combate à dengue”, destacou.
O dirigente cutista ressaltou o trabalho desenvolvido pela diretora de Saúde do Trabalhador da Central, Lindinere Ferreira que, teve uma atuação consistente junto ao Ministério Público Estadual (MPPE) contra a larvicida. Segundo Ednaiptam Souza, os agentes de saúde do Recife já voltaram a usar o antigo produto (BTI) e avaliou como decisiva luta e mobilização de todos os trabalhadores (as).
Participaram do debate os vereadores Jadeval de Lima (PTN) e Vera Lopes (PPS), integrantes da Comissão de Saúde; o coordenador do Conselho Municipal de Saúde, Diego Pessoa; a diretora de Controle de Doenças da Secretaria Estadual de Saúde, Roselene Hans; e o vice-presidente do Sindicato dos Agentes de Saúde de Pernambuco, Jorge Alberto da Silva. O presidente da Câmara, Jurandir Liberal (PT) e o vereador Estefano Menudo (PHS), agentes de saúde e lideranças comunitárias.Uma nova audiência pública foi marcada com o MPPE para o dia 31 deste mês.

Escrito por: CUT-PE

5 comentários:

"Na Segunda-feira, dia 14/03/11. Foi suspenso o uso do Larvícida Químico Diflubenzuron, utilizado no combate a dengue, pelos ASACES do município de Recife. A suspensão se deu pelo fato do exame de sangue (Meta-Hemoglobina), feito pelo DS 06 no dia 20/01/2011 , acusar a contaminação do sangue dos Agentes de Combate a Endemias pelo uso e contato físico do Larvicida Químico Diflubenzuron. Os agentes que tiveram resultado do exame Meta-Hemoglobina, acima de 5% de contaminação, receberam um atestado médico de 30 dias para ficarem em casa longe de suas Atividades de campo, para desintoxicação de sangue e após esse período serão submetidos a novo exame.
Algumas colocações:
* Você sabia que para a manipulação do Diflubenzuron é obrigatório o uso de EPI completo pelo Ministério da Saúde ?
* Você sabia que o restante do produto que fica nas garrafas da solução-mãe, não deve ser jogado no meio ambiente pois o mesmo contamina o lençol freatico?
* Você sabia que pessoas que manipulam esse veneno, a longo prazo pode desenvolver Leucemia Mielóide, complicações cadíacas como: Tromboses, infarto do miocárdio, além de insuficiência hepática?
* Você sabia que a população pode está contaminada por esse veneno, pois milhares de reservatórios foram tratados em todo o Brasil, e que todos deverão fazer o exame para saber se estão contaminados?
* Você sabia que além do exame Meta-Hemoglobina, é interessante os agentes que tiveram índice acima de 5%, fazerem também um Mielograma?

Agentes de Combate a Endemias do Brasil despertem !!! Antes que seja muito tarde."

Este comentário foi postado em outro site por um colega do DS-6, faz referencia ao assunto.

dani disse...

sou agente de saude em alagoas e eles trocaram o temefos (abate) pelo diflubezuron. Antes eu nao tinha enxaqueca e agora descobri que tenho. TEnho algumas duvidas:

* eles podem ser os causadores da enxaqueca?
*qual exame eu faço para indicar o temefos no sangue? é o de colinesterase?
*e o diflubezuron? é esse meta hemoglobina?

aguardo a resposta, meu email é danimako_chan@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Prezados

Muita desinformação e intranquilidade rola sobre esta questão.

Seria interessante procurar saber de fontes confiáveis as informações corretas sobre a questão. Geralmente informações equivocadas criam mais problemas que soluções.

Cuidado com informações apresentadas por quem trava ferrenha "guerra contra a tabela periódica".

Hoje vivemos uma era de quimiofobia exagerada, às vezes fomentada mais por questões ideológicas de propriamente toxicológicas.

Substituir produtos recomendados pela OMS e pelo Programa Internacional de Segurança Química, por métodos alternativos, é um grande risco - estamos nos aproximanda dos tempos das trevas.

Espalhar armadilhas para mosquito (ou para "sequestar ovos") com finalidade de controle, não se tem evidencias de sua efetividade e, ainda creio, que se tornarão um problema de saúde pública. Vamos acreditar também em Papai Noel.

Os milhares de ovos presentes nestas armadilhas indicam somente uma coisa: a cidade está superinfestada!

Abs

Anônimo disse...

A BAHIA VAI COMEÇAR A CAPACITAR OS ACEs NO PROGRAMA DE DENGUE.E AÍ SE NÃO FOSSE APROVADO ELES IRIAM CAPACITAR ASSIM MESMO?? NÃO ENTENDO ISSO. HAVERÁ CAPACITAÇÃO EM SERRINHA NOS DIAS 10,11 E 12 DE DEZEMBRO DE 2012.

Unknown disse...

sou agente de controle as endemias de Canindé-ce há 8 anos,já trabalhamos com o temefós 1g,com o novaluron,e recentemente com o diflubenzuron,nesse tempo de trabalho vejo que o ultimo produto é o mais prejudicial a saúde dos agentes, pois nós sempre trabalhamos sem nenhum equipamento de segurança e que também os exames específicos só eram feitos com o temefós,e quando eram feitos recebíamos os resultados com muito atraso(mais de ano),as vezes nem recebíamos. Não tenho nada contra trabalhar com o produto A,B, ou C. Só que vocês tem que trabalhamos com a saúde publica e pois devemos ter cuidado com a propria saúde, pois a secretaria municipal da saúde não tá nem ai para os seus funcionários

Postar um comentário

Sua opinião é importante, porém a responsabilidade desta é totalmente sua podendo haver réplica quando se fizer necessário.Obrigado.

 
 
 

MARCADORES

. (1) 00 PARA ACS E ACE (1) 1.090 (1) Aedes aegypti e a sua piscina. (1) Alerta sobre a dengue. (14) Aline morreu de dengue. (1) Aos vereadores do Recife. (1) Arbovírus (1) Caramujos (1) carros abandonados na rua. (1) casos de denúncias (1) Chicungunha (1) Combate à dengue (196) Como eliminar... (12) concurso público (4) Conferência do Recife (2) Conjuntivite (1) convocação do sindicato (1) COVID-19 (3) dengue e a homoterapia (3) dengue e a medicina (3) Dengue e Chikungunya (8) Dengue e Chikungunya e Zika (3) Dengue e Ciência (5) dengue e covid-19 (1) dengue e leptospirose. (1) Dengue e o Sindicato (1) dengue e tecnologia (2) Dengue em estado de epidemia. (1) dengue em recém-nascido (1) Dengue no sertão (2) Denúncias (4) diario oficial (2) Dicas de segurança (1) Doenças infecciosas (1) Educação e Saúde. (1) Efetivação de asaces e acss (1) Epidemia de Dengue (5) epidemiológia (2) Estado de abandono (1) Estatuto do Servidor. (1) febre amarela (1) Focos em terrenos baldios. (1) Focos perigosos de Dengue. (1) Gripes (1) Larvicidas (3) Legislações (4) leis (1) Levantamento de Índice Rápido.(LIRAa) (1) mapeamento de ruas (1) maximizar no combate a Dengue. (2) meio ambiente (2) Microcefalia (3) Nomeação (1) Novos Vírus (1) Oswaldo Cruz (1) Outras Endemias (12) Outras endemias. (1) PAGAMENTO DOS ACS E ACE. (1) piso nacional para agentes de saúde (1) PLANO DE CARGOS (1) Politica (10) Politica e Saúde. (70) PQA VS (1) Pragas Urbanas. (3) Prefeitura mantém a proposta de 4% (1) REPELENTE. (3) Resultado da DENGUE no estados (1) Risco de morte (1) Roedores (1) SALÁRIO (1) SALÁRIOS DE R$:1.090 (1) Saúde Pública (13) Servidores da PCR não aceitam 4% (1) Tecnologia no combate à Dengue. (8) UBV-Recife (1) Utilidade Pública (2) Vacinas (3) Vacinas. (1) Verdades e Mentiras (1) Vigilância Ambiental (4) Vigilância Sanitária (1) Viroses (3) Vírus Chapare (1)

Arquivos

Sérgio Roberto. Tecnologia do Blogger.

VISITANTES