Casos de dengue aumentam em 17 estados e no Distrito Federal

07 abril, 2013



Em Minas Gerais são mais de 130 mil notificações este ano. Para combater a doença foram adotadas várias estratégias.

Jornal Nacional deste sábado começa com os números preocupantes da dengue pelo Brasil. Os casos da doença aumentaram em 17 estados e no Distrito Federal nos três primeiros meses do ano.
A epidemia de dengue se espalhou por dezenas de cidades de Mato Grosso do Sul. De acordo com balanço divulgado pelo Ministério da Saúde, no primeiro trimestre deste ano, comparando com o mesmo período de 2012, as notificações passaram de pouco mais de 1.700 para quase 74 mil.
Em Goiás, o crescimento da doença é de mais de 1.000%. Na capital, Goiânia, onde é grave a situação, soldados do Exército ajudam na triagem de pacientes e no combate ao mosquito.
Em Minas Gerais são mais de 130 mil notificações este ano. Para combater a doença foram adotadas várias estratégias. Na capital mineira, pacientes com sintomas da dengue recebem soro em contêineres. Em Santa Luzia, na região metropolitana, o tratamento é feito em tendas montadas ao lado de unidades de urgência.
A preocupação é maior com crianças e idosos, que, segundo os médicos, estão mais sujeitos a complicações. O cuidado deve ser redobrado com a quantidade diária de líquido que precisa ser ingerida por esses pacientes.
A receita é bem simples. “Uma pessoa entre 60 e 70 quilos vai tomar dois copos no mínimo por hora. Você vai manter a hidratação, você evita complicação, como o dengue hemorrágico, você mantém o coração funcionando, a pressão arterial em níveis normais, que vai oxigenar seu sangue, vai oxigenar seus tecidos”, explica o infectologista Unaí Tupinambás, professor da Faculdade de Medicina de UFMG.
A auxiliar de enfermagem Sônia da Rocha Fernandes não bobeia com os cuidados com a neta. “Tem que ficar no pé”.

0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião é importante, porém a responsabilidade desta é totalmente sua podendo haver réplica quando se fizer necessário.Obrigado.

 
 
 

MARCADORES

. (1) 00 PARA ACS E ACE (1) 1.090 (1) Aedes aegypti e a sua piscina. (1) Alerta sobre a dengue. (14) Aline morreu de dengue. (1) Aos vereadores do Recife. (1) Arbovírus (1) Caramujos (1) carros abandonados na rua. (1) casos de denúncias (1) Chicungunha (1) Combate à dengue (196) Como eliminar... (12) concurso público (4) Conferência do Recife (2) Conjuntivite (1) convocação do sindicato (1) COVID-19 (3) dengue e a homoterapia (3) dengue e a medicina (3) Dengue e Chikungunya (8) Dengue e Chikungunya e Zika (3) Dengue e Ciência (5) dengue e covid-19 (1) dengue e leptospirose. (1) Dengue e o Sindicato (1) dengue e tecnologia (2) Dengue em estado de epidemia. (1) dengue em recém-nascido (1) Dengue no sertão (2) Denúncias (4) diario oficial (2) Dicas de segurança (1) Doenças infecciosas (1) Educação e Saúde. (1) Efetivação de asaces e acss (1) Epidemia de Dengue (5) epidemiológia (2) Estado de abandono (1) Estatuto do Servidor. (1) febre amarela (1) Focos em terrenos baldios. (1) Focos perigosos de Dengue. (1) Gripes (1) Larvicidas (3) Legislações (4) leis (1) Levantamento de Índice Rápido.(LIRAa) (1) mapeamento de ruas (1) maximizar no combate a Dengue. (2) meio ambiente (2) Microcefalia (3) Nomeação (1) Novos Vírus (1) Oswaldo Cruz (1) Outras Endemias (12) Outras endemias. (1) PAGAMENTO DOS ACS E ACE. (1) piso nacional para agentes de saúde (1) PLANO DE CARGOS (1) Politica (10) Politica e Saúde. (70) PQA VS (1) Pragas Urbanas. (3) Prefeitura mantém a proposta de 4% (1) REPELENTE. (3) Resultado da DENGUE no estados (1) Risco de morte (1) Roedores (1) SALÁRIO (1) SALÁRIOS DE R$:1.090 (1) Saúde Pública (13) Servidores da PCR não aceitam 4% (1) Tecnologia no combate à Dengue. (8) UBV-Recife (1) Utilidade Pública (2) Vacinas (3) Vacinas. (1) Verdades e Mentiras (1) Vigilância Ambiental (4) Vigilância Sanitária (1) Viroses (3) Vírus Chapare (1)

Arquivos

Sérgio Roberto. Tecnologia do Blogger.

VISITANTES