Verdadeiro ou falso?
A pesar de conter algumas partes reais, a mensagem tem todas as características de um boato digital:
- Trata de um assunto que interessa muita gente. No caso, saúde
- Não é datada. Dessa forma, quem lê o artigo pela primeira vez, acredita que se trata de algo novo
- Usa nomes de pessoas e de instituições de qualidade para dar mais credibilidade ao que se quer passar
- É confusa e cheia de contradições
- Mescla elementos reais com invencionices
- Pede para ser espalhada para o maior numero de pessoas possível
O Doutor Renan Marinho
Como já falamos inúmeras vezes aqui no E-farsas, o boateiro digital quando cria um hoax, na maioria das vezes, usa o nome de alguém (e/ou de alguma instituição) importante para adicionar um teor maior de veracidade àquilo que está tentando espalhar. Afinal de contas, se um doutor – que também é professor de medicina em uma boa faculdade – está falando sobre aquilo, deve ser verdade…
Mas não é bem assim.
Uma rápida busca por “Dr Renan Marinho” no Google nos leva à página do próprio doutor, onde ele mesmo explica (em 2011!) que não é de sua autoria o texto que circula pela web e atribuído a ele.
No entanto, o doutor também ressalta que, assim como está informado na bula do Paracetamol, o medicamento não deve ser usado por mais de 10 dias consecutivos, sob o risco de afetar a função hepática e sobrecarregar a função renal.
No caso de pacientes com dengue, o Dr. Renan deixa bem claro que o uso do Paracetamol deve ser totalmente evitado, “pois seu metabolismo inadequado nestas condições pode levar a graves lesões hepáticas”.
Para finalizar, o doutor sugere que pessoas com suspeita de dengue devem usar outros medicamentos no lugar do Paracetamol como, por exemplo, o Ibuprofeno.
Do site E-farsas:
0 comentários:
Postar um comentário
Sua opinião é importante, porém a responsabilidade desta é totalmente sua podendo haver réplica quando se fizer necessário.Obrigado.