Nesta terça-feira (17) foram divulgados novos números da dengue. Eles preocupam bastante. Recife é o município com maior número de casos confirmados: 4.723 pessoas tiveram a doença este ano. E, percorrendo alguns bairros, é fácil entender por que tantas pessoas estão doentes.
Antigos descuidos, novos casos de dengue. Em Dois Unidos, Zona Norte do Recife, os moradores têm um grande motivo de preocupação: o bairro é recordista em casos de dengue na cidade. Só este ano, 395 pessoas pegaram a doença. “Pensei que ia morrer de tanta febre. Nas ruas por aqui, todo mundo teve dengue”, disse a dona de casa Ana Maria Rodrigues.
Nas ruas do bairro é fácil perceber porque o mosquito da dengue se multiplica: lixo e esgoto têm de sobra. Dentro das casas, mais perigo. Os recipientes para guardar água estão por toda a parte, resultado do abastecimento irregular.
Na casa de dona Maria do Carmo, de 80 anos, a tampa da caixa d’água foi improvisada com a telha. No quintal, mais água acumulada inadequadamente. Os agentes de saúde ambiental trataram de jogar fora.
Na parte de trás de uma escola estadual, mais ameaça. O terreno foi lacrado e está servindo de lixeira para os moradores. “O esgoto e a água da chuva não têm para onde escoar, ai eles viram foco da doença”, explicou o supervisor da equipe de agentes, Benílson Pereira.
O Recife é o município pernambucano com mais incidência de dengue. A Vigilância Ambiental convoca a população para lutar contra o mosquito. “Cerca de 70% dos focos estão dentro das residências, por isso pedimos que as pessoas tomem providências”, disse o gerente de Vigilância Ambiental do Recife, Otoniel Barros.
Vale lembrar algumas dicas: não deixe a água acumular em vasos, pneus, tampinhas de refrigerante, latas ou em qualquer embalagem. Junte o lixo do pátio e tampe os baldes para que o mosquito transmissor da dengue não entre. Cada um precisa fazer a sua parte.
Três pessoas morreram por causa da dengue este ano no Estado. De acordo com o boletim, 9233 casos da doença foram notificados, 4723 confirmados.
No ranking dos bairros mais afetados, Dois Unidos é o campeão, com 395. Seguido por Água Fria (353), Jardim São Paulo (284), Coahb (276) e San Martin (210).
A Secretaria de Educação de Pernambuco vai fazer, na tarde desta terça, uma vistoria na escola que mostramos na reportagem e o lixo será retirado.
Fonte: pe360graus
0 comentários:
Postar um comentário
Sua opinião é importante, porém a responsabilidade desta é totalmente sua podendo haver réplica quando se fizer necessário.Obrigado.