Várias cidades da Baixada Santista vivem uma epidemia da doença.
Deve-se sempre procurar um médico antes de usar qualquer medicamento.
Ao ser contaminado pela dengue, o cabeleireiro Arnóbio Batista dos Santos mal conseguia se levantar da cama. Para combater os efeitos da doença ele optou pela homeopatia. “Dor no corpo, coçando o corpo, dor de cabeça, febre, frio e dor nas juntas. Depois que eu tomei a dose única em jejum, após quatro horas eu me levantei e fiquei bom. Dois dias depois eu já estava trabalhando com a saúde perfeita”, afirma Arnóbio.
A homeopatia é um tipo de tratamento na medicina conhecido em todo país, e vem sendo um aliado de especialistas para cuidar de pacientes infectados pela dengue. A médica clínica geral e homeopata Selma Freire defende o uso deste tipo de tratamento para os casos de dengue. Principalmente quando a população enfrenta uma epidemia. “Os pacientes apresentam sintomas semelhantes, como dor de cabeça, febre intensa, calafrio e náuseas. São quatro vírus circulando, não obrigatoriamente todos os pacientes vão apresentar os mesmos sintomas. Como a homeopatia é um tratamento individualizado, ela respeita muito os sintomas que o paciente apresenta, mas nem sempre é o mesmo medicamento”, explica a médica.
Outra alternativa para o tratamento de dengue é um medicamento que consiste em três substâncias. Uma delas é extraída do veneno da cobra cascavel. O produto foi liberado pelo Ministério da Saúde em 2007. “Na dengue você tem que fazer um diagnóstico, tem que fazer exames complementares, pedir um hemograma, ver como é que está o quadro do paciente e hidratar bastante. O médico, que é alopata e depois de cinco anos virou homeopata, tem que ter essa noção de tratar o doente e complementar com a homeopatia”, ressalta a médica.
A medicação pode ser encontrada em farmácias com fabricação, em laboratório ou com a fórmula manipulada. A vantagem deste caso é o preço, que cai pela metade. É importante ressaltar que a pessoa que apresentar algum sintoma de dengue deve sempre procurar um médico antes de usar qualquer medicamento, inclusive os homeopáticos. A homeopatia foi incluída no Sistema Único de Saúde em 2006.
Do G1 Santos
Do G1 Santos
0 comentários:
Postar um comentário
Sua opinião é importante, porém a responsabilidade desta é totalmente sua podendo haver réplica quando se fizer necessário.Obrigado.