Cerca de 390 milhões de pessoas são infectadas por ano pela dengue, a doença tropical que se espalha mais rápido em todo o mundo. O número, divulgado nesta semana por um grupo de pesquisadores da universidade de Oxford e da fundação Wellcome, é mais que o triplo do estimado pela Organização Mundial da Saúde.
Jeremy Farrar, diretor da unidade de doenças tropicais da Universidade de Oxford no Vietnã, participou desse mapeamento detalhado da dengue no mundo e explicou para a RFI Brasil como o estudo foi realizado.
"Reunimos todos os indícios presentes nas pesquisas publicadas e informações ainda não divulgadas. Coletamos mais de oito mil dados, o que não tem precedentes no que diz respeito à dengue", disse ele.
Segundo as estimativas do grupo de pesquisadores, há anualmente 96 milhões de casos graves e aproximadamente 300 milhões de casos moderados ou assintomáticos. 70% dos casos graves de dengue ocorrem na Ásia. A Índia responde sozinha por 34% do total. Já as Américas, principalmente o Brasil e o México, têm 14% dos casos graves, praticamente a mesma porcentagem da Africa.
Jeremy Farrar afirma esperar que esse mapeamento leve os governos dos países afetados a investirem mais recursos no combate à doença, que é muitas vezes negligenciada.
"Dengue é uma doença muito variável. Pode ser qualquer coisa entre uma infecção muito leve, que somente obriga as pessoas a faltarem na escola ou no trabalho por alguns dias, e uma doença muito grave. E talvez esses números antigos subestimassem essas infecções mais leves, que não eram notificadas às autoridades sanitárias. Mas elas ão muito importantes porque é o que ajuda a transmitir a doença e a fazer com que ela continue sendo endêmica em certos países", explica o pesquisador.
Para Alberto Chebabo, chefe do Serviço de Doenças Infecciosas e Parasitárias do hospital da Universidade Federal do Rio de Janeiro, esse mapeamento prova com números o que os pesquisadores da área já suspeitavam, ou seja, de que as notificações estão muito abaixo do número real de casos.
O Ministério da Saúde brasileiro anunciou na semana passada que o número de casos de dengue registrados no primeiro trimestre deste ano teve um aumento de 279% em relação ao mesmo período do ano passado. De janeiro a março foram registradas 108 mortes, o que já ultrapassa o total de todo o ano de 2012.
0 comentários:
Postar um comentário
Sua opinião é importante, porém a responsabilidade desta é totalmente sua podendo haver réplica quando se fizer necessário.Obrigado.