Casos de dengue aumentam em Pernambuco

19 maio, 2012


Enquanto as demais unidades da Federação registraram queda no número de notificações da doença, Pernambuco viu a estatística explodir 203% nos quatro primeiros meses deste ano

Pernambuco está perdendo a guerra para a dengue. Como outros cinco Estados, está na contramão do Brasil. Enquanto as demais unidades da Federação registraram queda no número de notificações da doença, Pernambuco viu a estatística explodir 203% nos quatro primeiros meses deste ano, em relação ao mesmo período de 2011. No Recife, o vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti também avançou. A quantidade de registros pulou de 1.680 para 7.790. As autoridades responsáveis por conter a doença creditam a explosão de casos ao surgimento, desde o fim do ano passado, da dengue tipo 4 no Estado, que torna vulneráveis as pessoas que já contraíram as outras três formas do vírus.

Os dados constam no balanço do Ministério da Saúde, divulgado nesta quinta-feira (17) pelo ministro Alexandre Padilha. Sergipe, Alagoas, Bahia, Mato Grosso e Tocantins completam a lista dos que perderam a guerra para a dengue.
Entre os seis Estados, Pernambuco é o terceiro com mais casos da doença. A Bahia vem em segundo, com 28.154 registros, apenas 761 notificações de diferença, apesar de ter cerca de cinco milhões de habitantes a mais. O quinto mês do ano ainda nem terminou e o número de pernambucanos contaminados já chega a 35.611, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde. O líder da lista é o Rio de Janeiro, abatido por uma epidemia e com 80.160 contaminados.

Pernambuco amargou ainda outros dois aspectos incômodos. Também foi o terceiro a registrar o maior salto percentual, no comparativo com 2011 (203%). Mato Grosso (290%) e Sergipe (237%) estão à frente. Embora o número de mortes tenha reduzido significativamente, o Estado ainda ocupou a quarta posição, com quatro óbitos anotados, ao lado de Minas Gerais e São Paulo. No primeiro quadrimestre do ano passado, foram 15 mortes.
Diretora-geral de Controle de Doenças e Agravos da secretaria, Rosilene Hans, disse que já esperava o salto na estatística. “Na primeira semana de janeiro, isolamos o vírus da dengue tipo 4 na Região Metropolitana do Recife”, contou. Na linguagem técnica, isolamento quer dizer que foi comprovado por teste de sangue a contaminação pelo novo vírus.
“É preocupante porque as cidades da Região Metropolitana, quando a gente compara com as de outras regiões, têm um adensamento maior de pessoas e de casas, produzem mais lixo e possuem problemas em relação à falta d’água, o que aumenta a necessidade das pessoas em armazenar água”, argumentou a diretora-geral.
Gerente do Programa Saúde Ambiental do Recife, Otoniel Barros concorda que o surgimento de um novo vírus tenha sido determinante para o crescimento dos casos na cidade, apesar das parcerias que a prefeitura firmou com o Exército e as igrejas evangélicas. Mas ressaltou que a colaboração da população é crucial para o êxito do combate. “O poder público, em lugar nenhum do mundo, resolve a dengue sem a ajudar das pessoas. No Recife, 80% dos focos estão nas residências”, disse.

Publicado em 18/05/2012, às 07h40

Do JC Online


0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião é importante, porém a responsabilidade desta é totalmente sua podendo haver réplica quando se fizer necessário.Obrigado.

 
 
 

MARCADORES

. (1) 00 PARA ACS E ACE (1) 1.090 (1) Aedes aegypti e a sua piscina. (1) Alerta sobre a dengue. (14) Aline morreu de dengue. (1) Aos vereadores do Recife. (1) Arbovírus (1) Caramujos (1) carros abandonados na rua. (1) casos de denúncias (1) Chicungunha (1) Combate à dengue (196) Como eliminar... (12) concurso público (4) Conferência do Recife (2) Conjuntivite (1) convocação do sindicato (1) COVID-19 (3) dengue e a homoterapia (3) dengue e a medicina (3) Dengue e Chikungunya (8) Dengue e Chikungunya e Zika (3) Dengue e Ciência (5) dengue e covid-19 (1) dengue e leptospirose. (1) Dengue e o Sindicato (1) dengue e tecnologia (2) Dengue em estado de epidemia. (1) dengue em recém-nascido (1) Dengue no sertão (2) Denúncias (4) diario oficial (2) Dicas de segurança (1) Doenças infecciosas (1) Educação e Saúde. (1) Efetivação de asaces e acss (1) Epidemia de Dengue (5) epidemiológia (2) Estado de abandono (1) Estatuto do Servidor. (1) febre amarela (1) Focos em terrenos baldios. (1) Focos perigosos de Dengue. (1) Gripes (1) Larvicidas (3) Legislações (4) leis (1) Levantamento de Índice Rápido.(LIRAa) (1) mapeamento de ruas (1) maximizar no combate a Dengue. (2) meio ambiente (2) Microcefalia (3) Nomeação (1) Novos Vírus (1) Oswaldo Cruz (1) Outras Endemias (12) Outras endemias. (1) PAGAMENTO DOS ACS E ACE. (1) piso nacional para agentes de saúde (1) PLANO DE CARGOS (1) Politica (10) Politica e Saúde. (70) PQA VS (1) Pragas Urbanas. (3) Prefeitura mantém a proposta de 4% (1) REPELENTE. (3) Resultado da DENGUE no estados (1) Risco de morte (1) Roedores (1) SALÁRIO (1) SALÁRIOS DE R$:1.090 (1) Saúde Pública (13) Servidores da PCR não aceitam 4% (1) Tecnologia no combate à Dengue. (8) UBV-Recife (1) Utilidade Pública (2) Vacinas (3) Vacinas. (1) Verdades e Mentiras (1) Vigilância Ambiental (4) Vigilância Sanitária (1) Viroses (3) Vírus Chapare (1)

Arquivos

Sérgio Roberto. Tecnologia do Blogger.

VISITANTES