Controle da dengue verifica índice de infestação do mosquito Aedes aegypti

15 agosto, 2013

Agentes de promoção da saúde e de controle de vetor do Programa Municipal de Controle da Dengue (PMCD) estão verificando o índice de infestação do mosquito Aedes aegypti na cidade, o chamado Índice de Breteau. O trabalho para coleta das larvas deve ser concluído até o final de agosto e vai abranger todo o município, através do sorteio das quadras dos bairros.
Selma Coelho, coordenadora do PMCD, explicou que diferentemente dos arrastões - que visam eliminar as larvas do mosquito - na coleta do Índice de Breteau, os agentes realizam trabalho mais minucioso. “É um trabalho mais demorado e requer mais cuidado. Primeiramente, são coletadas amostras das larvas e depois identificamos os tipos de criadouros para que assim possamos saber em qual região da cidade o mosquito mais se desenvolve. Dessa forma, planejamos as ações de controle da dengue para os próximos meses”, disse Selma. A previsão é visitar 4.300 imóveis.
Além da coleta, é realizada também aplicação de larvicida, quando necessário. “Nas visitas, detectamos larvas do mosquito que precisam ser eliminadas pra evitarmos problemas futuros. O trabalho também é focado na orientação dos moradores para que nos auxiliem no controle da dengue”, acrescentou Selma.
No ano passado, esse mesmo levantamento apontou que o índice de Americana foi de 0,4% e, segundo o Ministério da Saúde, é considerado adequado. O órgão federal classifica o índice 1 como sendo satisfatório; 3,9 alerta e acima de 3,9, risco. Americana tem 708 casos de dengue.

0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião é importante, porém a responsabilidade desta é totalmente sua podendo haver réplica quando se fizer necessário.Obrigado.

 
 
 

MARCADORES

. (1) 00 PARA ACS E ACE (1) 1.090 (1) Aedes aegypti e a sua piscina. (1) Alerta sobre a dengue. (11) Aline morreu de dengue. (1) Aos vereadores do Recife. (1) Arbovírus (1) Caramujos (1) carros abandonados na rua. (1) casos de denúncias (1) Chicungunha (1) Combate à dengue (196) Como eliminar... (12) concurso público (4) Conferência do Recife (2) Conjuntivite (1) convocação do sindicato (1) dengue e a homoterapia (3) dengue e a medicina (3) Dengue e Chikungunya (7) Dengue e Chikungunya e Zika (3) Dengue e Ciência (5) dengue e leptospirose. (1) Dengue e o Sindicato (1) dengue e tecnologia (2) Dengue em estado de epidemia. (1) dengue em recém-nascido (1) Dengue no sertão (2) Denúncias (4) Dicas de segurança (1) Educação e Saúde. (1) Efetivação de asaces e acss (1) Epidemia de Dengue (5) epidemiológia (2) Estado de abandono (1) Estatuto do Servidor. (1) febre amarela (1) Focos em terrenos baldios. (1) Focos perigosos de Dengue. (1) Gripes (1) Larvicidas (3) Legislações (4) leis (1) Levantamento de Índice Rápido.(LIRAa) (1) mapeamento de ruas (1) maximizar no combate a Dengue. (2) meio ambiente (2) Microcefalia (3) Nomeação (1) Novos Vírus (1) Oswaldo Cruz (1) Outras Endemias (12) Outras endemias. (1) PAGAMENTO DOS ACS E ACE. (1) piso nacional para agentes de saúde (1) PLANO DE CARGOS (1) Politica (10) Politica e Saúde. (70) PQA VS (1) Pragas Urbanas. (2) Prefeitura mantém a proposta de 4% (1) REPELENTE. (3) Resultado da DENGUE no estados (1) Risco de morte (1) Roedores (1) SALÁRIO (1) SALÁRIOS DE R$:1.090 (1) Saúde Pública (13) Servidores da PCR não aceitam 4% (1) Tecnologia no combate à Dengue. (8) UBV-Recife (1) Utilidade Pública (2) Vacinas (3) Vacinas. (1) Verdades e Mentiras (1) Vigilância Ambiental (4) Vigilância Sanitária (1) Viroses (3)

Arquivos

Sérgio Roberto. Tecnologia do Blogger.