Pragas urbanas, inquilinos indesejáveis e letais

12 agosto, 2013

A dengue foi considerada pelos médicos, na década de 40, erradicada, mas com o crescimento demográfico, o mosquito voltou, não só a dengue, mas outras doenças também erradicadas no passado estão voltando, pior que é pra ficar. Mosquito que transmite dengue vive em ambientes escuros, úmidos e entre os acúmulos de lixo orgânico.  A proliferação é constante, rápida e eficiente. Essa capacidade é associada, entre outros fatores, às mudanças no ambiente urbano e no comportamento da população. Se alguns tipos de criadouros comuns no século passado deixaram de existir, o homem, por sua vez, passou a oferecer várias outras opções ao mosquito, que consegue se adaptar para preservar a própria espécie. Agora resta o homem aprender com o mosquito, e adaptar-se para salvar nossa espécie, isso significa não jogar lixo nas ruas, não deixar acumular água em recipientes nos jardins ou nas calhas do telhado, fazer faxina do quintal constantemente, não só mudando o lixo de lugar, mas sim retirando e enviando ao aterro sanitário. O governo também tem sua parcela de culpa, obras paradas há mais de 10 anos são facilmente localizadas na cidade, um exemplo é a obra que há quase 15 anos está paralisada e fica no centro da capital, que é área do antigo Estádio Olímpico. A maioria dos bairros há uma ou mais obras abandonadas, consideradas condomínios de luxo para pragas urbanas: mosquito transmissor da dengue, escorpiões, aranhas, pombos, ratos, moscas, baratas e cobras! A dengue é considerada um problema exclusivo do terceiro mundo, só há dengue onde há pessoas que não procuram tomar cuidado quanto á higiene do local onde reside. Cidades onde seus governantes não cuidam da limpeza urbana com devidos cuidados e zelos necessários para que a população não adoeça com epidemias de doenças graves! Tão simples, e não conseguimos acabar com esse mal maior que é a dengue, basta deixar tudo sequinho e limpo, mas, infelizmente muitos adoecem todos os dias por picadas de insetos transmissores da dengue! As feiras cobertas estão infestadas de criadouros do mosquito, pois as goteiras estão em cima do suporte que apara as telhas, estão ali acumula se água e com isso, nasce mais um criadouro da larva da dengue. Se não bastasse, outra praga urbana também habita essas instalações, que são os pombos, são centenas de pombos e dezenas de ninhos espalhados por cada uma das feiras cobertas, isso traz consideráveis problemas á saúde da população que ali compra seus alimentos, carne, verduras, laticínios e outros alimentos, que ficam expostos aos resíduos que caem constantemente do teto das feiras cobertas. Além do próprio freqüentador da feira que dão alimento aos pombos, então o pombo passa a ter tudo que precisa para morar por lá, abrigo e alimentação, combinação perfeita pra proliferarem com abundancia, e com isso saem do controle ambiental dezenas de doenças surgem, mesmo as erradicadas no passado! Pragas urbanas e doenças transmitidas: 
Pombos histoplasmose, criptococose, ornitose e blastomicose. Aranhas lesões necrosantes, dermatites choque anafilático. Sua substância neurotóxica pode levar a morte. Baratas, hanseníase (lepra), hepatite, tifo, giardíase e amebíase. Moscas giardíase, amebíase, salmonelose, disenteria, cólera, poliomielite e tuberculose. Mosquitos (larva) leishmaniose, himenolepíase filariose (elefantíase), difteria, febre paratifóide, dengue e malária. Ratos leptospirose, amebíase, tifo, peste bubônica e hantavirose. Escorpião - sua substância neurotóxica (veneno) pode causar convulsões e paralisia dos músculos respiratórios, podendo levar até a morte de pessoas debilitadas, alterações cardiovasculares e edema pulmonar agudo. Podemos evitar cada uma dessas doenças transmitidas pelas pragas urbanas, basta cuidar bem do local onde residimos! Evitar comida pelo chão, não deixar acumular lixo, evitar lixo doméstico ou sucata que sirva de abrigo para praga urbana habitar! O perigo é real e constante, as pessoas não toleram os ratos, evitam encontros com eles, mas isso não acontece com os pombos, além de darem comida aos pombos, brincam com eles, crianças, adultos e idosos, principalmente os idosos, gostam muito de alimentar pombo! Depois que esses inquilinos se instalam em alguma casa, se torna muito difícil o despejo. Evite cuidando bem do seu lar, precaver ainda é o melhor a ser feito para evitar grandes problemas!   
(André Junior, escritor literário
e membro da União Brasileira de Escritores da UBE - Goiás)

0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião é importante, porém a responsabilidade desta é totalmente sua podendo haver réplica quando se fizer necessário.Obrigado.

 
 
 

MARCADORES

. (1) 00 PARA ACS E ACE (1) 1.090 (1) Aedes aegypti e a sua piscina. (1) Alerta sobre a dengue. (14) Aline morreu de dengue. (1) Aos vereadores do Recife. (1) Arbovírus (1) Caramujos (1) carros abandonados na rua. (1) casos de denúncias (1) Chicungunha (1) Combate à dengue (196) Como eliminar... (12) concurso público (4) Conferência do Recife (2) Conjuntivite (1) convocação do sindicato (1) COVID-19 (3) dengue e a homoterapia (3) dengue e a medicina (3) Dengue e Chikungunya (8) Dengue e Chikungunya e Zika (3) Dengue e Ciência (5) dengue e covid-19 (1) dengue e leptospirose. (1) Dengue e o Sindicato (1) dengue e tecnologia (2) Dengue em estado de epidemia. (1) dengue em recém-nascido (1) Dengue no sertão (2) Denúncias (4) diario oficial (2) Dicas de segurança (1) Doenças infecciosas (1) Educação e Saúde. (1) Efetivação de asaces e acss (1) Epidemia de Dengue (5) epidemiológia (2) Estado de abandono (1) Estatuto do Servidor. (1) febre amarela (1) Focos em terrenos baldios. (1) Focos perigosos de Dengue. (1) Gripes (1) Larvicidas (3) Legislações (4) leis (1) Levantamento de Índice Rápido.(LIRAa) (1) mapeamento de ruas (1) maximizar no combate a Dengue. (2) meio ambiente (2) Microcefalia (3) Nomeação (1) Novos Vírus (1) Oswaldo Cruz (1) Outras Endemias (12) Outras endemias. (1) PAGAMENTO DOS ACS E ACE. (1) piso nacional para agentes de saúde (1) PLANO DE CARGOS (1) Politica (10) Politica e Saúde. (70) PQA VS (1) Pragas Urbanas. (3) Prefeitura mantém a proposta de 4% (1) REPELENTE. (3) Resultado da DENGUE no estados (1) Risco de morte (1) Roedores (1) SALÁRIO (1) SALÁRIOS DE R$:1.090 (1) Saúde Pública (13) Servidores da PCR não aceitam 4% (1) Tecnologia no combate à Dengue. (8) UBV-Recife (1) Utilidade Pública (2) Vacinas (3) Vacinas. (1) Verdades e Mentiras (1) Vigilância Ambiental (4) Vigilância Sanitária (1) Viroses (3) Vírus Chapare (1)

Arquivos

Sérgio Roberto. Tecnologia do Blogger.

VISITANTES