Confirmado primeiro caso da febre Chikungunya em Petrolina, no Sertão

18 novembro, 2014

Nesta segunda-feira (17) foi confirmado o primeiro caso da febre Chikungunya em Petrolina, no Sertão pernambucano. De acordo com a Vigilância em Saúde do município, a paciente é uma moradora do C1, do Projeto de Irrigação Senador Nilo Coelho, que fica na Zona Rural da cidade. Além do já confirmado, dois outros moradores estão sob suspeita e aguardam a confirmação. 
Segundo a Vigilância em Saúde, a mulher está sendo medicada em casa e seu estado de saúde é estável. A suspeita é que a agricultora teria pego a febre em uma viagem que fez no mês de agosto para a cidade de Feira de Santana, na Bahia, município com mais casos já registrados no país.
A diretora de Vigilância em Saúde de Petrolina, Catarina Supino,  explica que além do caso confirmado, existem dois casos suspeitos de pessoas que frequentam a casa da agricultora infectada. "O material dessas pessoas já foram coletados e enviados para o laboratório Lacen da capital Recife.  Elas apresentam sintomas semelhantes a febre chikungunya. A previsão é que de 10 a 15 dias seja divulgado o resultado", destaca.
A diretora Catarina relata que a medida é fazer o bloqueio, evitando que os mosquitos não tenham contato com os infectados para que não surjam novos casos e assim não aconteça a transmissão.
O caso confirmado foi importado, pois a paciente se contaminou em Feira de Santana-BA. Se os dois novos casos forem confirmados serão autocnes, cuja transmissão aconteceu no próprio município.

0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião é importante, porém a responsabilidade desta é totalmente sua podendo haver réplica quando se fizer necessário.Obrigado.

 
 
 

MARCADORES

. (1) 00 PARA ACS E ACE (1) 1.090 (1) Aedes aegypti e a sua piscina. (1) Alerta sobre a dengue. (14) Aline morreu de dengue. (1) Aos vereadores do Recife. (1) Arbovírus (1) Caramujos (1) carros abandonados na rua. (1) casos de denúncias (1) Chicungunha (1) Combate à dengue (196) Como eliminar... (12) concurso público (4) Conferência do Recife (2) Conjuntivite (1) convocação do sindicato (1) COVID-19 (3) dengue e a homoterapia (3) dengue e a medicina (3) Dengue e Chikungunya (8) Dengue e Chikungunya e Zika (3) Dengue e Ciência (5) dengue e covid-19 (1) dengue e leptospirose. (1) Dengue e o Sindicato (1) dengue e tecnologia (2) Dengue em estado de epidemia. (1) dengue em recém-nascido (1) Dengue no sertão (2) Denúncias (4) diario oficial (2) Dicas de segurança (1) Doenças infecciosas (1) Educação e Saúde. (1) Efetivação de asaces e acss (1) Epidemia de Dengue (5) epidemiológia (2) Estado de abandono (1) Estatuto do Servidor. (1) febre amarela (1) Focos em terrenos baldios. (1) Focos perigosos de Dengue. (1) Gripes (1) Larvicidas (3) Legislações (4) leis (1) Levantamento de Índice Rápido.(LIRAa) (1) mapeamento de ruas (1) maximizar no combate a Dengue. (2) meio ambiente (2) Microcefalia (3) Nomeação (1) Novos Vírus (1) Oswaldo Cruz (1) Outras Endemias (12) Outras endemias. (1) PAGAMENTO DOS ACS E ACE. (1) piso nacional para agentes de saúde (1) PLANO DE CARGOS (1) Politica (10) Politica e Saúde. (70) PQA VS (1) Pragas Urbanas. (3) Prefeitura mantém a proposta de 4% (1) REPELENTE. (3) Resultado da DENGUE no estados (1) Risco de morte (1) Roedores (1) SALÁRIO (1) SALÁRIOS DE R$:1.090 (1) Saúde Pública (13) Servidores da PCR não aceitam 4% (1) Tecnologia no combate à Dengue. (8) UBV-Recife (1) Utilidade Pública (2) Vacinas (3) Vacinas. (1) Verdades e Mentiras (1) Vigilância Ambiental (4) Vigilância Sanitária (1) Viroses (3) Vírus Chapare (1)

Arquivos

Sérgio Roberto. Tecnologia do Blogger.

VISITANTES