Como combater Pulgas e Carrapatos.

07 maio, 2013

cachorropulgaNo verão aumentam os casos de infestação em animais por pulgas e carrapatos pois é nessa época que eles se reproduzem devido ao calor e alta umidade. Além de transmitir doenças ao animais, também podem afetar os humanos. Algumas medidas básicas podem ser tomadas para evitar e combater infestações de pulgas e carrapatos nos animais e no meio em que eles vivem.

“Examine periodicamente seus animais”

Pelo menos uma vez por semana faça uma busca nos animais para ver se não têm pulgas ou carrapatos. Faça movimentos leves com as pontas dos dedos em todo o corpo do animal. Olhe principalmente nas patas, orelhas e cauda. Ao notar uma grande infestação use produtos adequados para combater pulgas e carrapatos.

riphicefalushembramacho
Carrapatos da espécie Rhipicefalus sanguineus. Nota-se que a fêmea é maior que o macho.
“Cuidado dobrado com animais de pelo longo”

Em muitos cães de pelo longo, como Poodle, Schnauzer, Yorkshire, Schitzu Lhasa Apso, entre outros,  fica mais difícil de se localizar pulgas e carrapatos, portanto eles devem ser examinados mais vezes e com maior atenção, não que outros cães de pelo curto e gatos não precisem do mesmo cuidado. Aproveite para examiná-los após o banho enquanto o pelo ainda está úmido

“Pulgas e carrapatos não estão só no animais”

Para ter maior eficácia no controle desses parasitas deve-se também dedetizar o local onde o animal vive. Lembre-se de retirar recipientes de água e comida do cão, brinquedos e qualquer objeto que o cão ou gato possa ter contato depois. O local onde os animais dormem tendem a ter uma maior concentração de pulgas e carrapatos.
demodexfig4-4-co
Estágio de larva e a pulga adulta parasitando a pele do animal.
“Recolha as vasilhas com resto de comida ou ração”

Muita gente costuma encher uma vasilha com ração ou comida e deixar a vontade no quintal ou canil para os animais. Isso atrai pássaros e pombos que podem ser “transportadores” de parasitas. Muita gente reclama que seu cão nunca saiu na rua e não teve contato com outro cão mas está infestado de pulgas ou carrapatos. Se seu cão ou gato não comer toda a ração ou comida oferecida sempre retire o que sobrou e lave a vasilha.

“Pulgas e carrapatos causam várias doenças”

Pulgas e carrapatos são ectoparasitos hematófagos, ou seja, parasitas externos que se alimentam de sangue. Em uma grande infestação, o animal pode perder muito sangue e desenvolver uma anemia. Além de causar incômodo e estresse, os animais podem se ferir quando se coçam.
A picada da pulga pode causar uma dermatite alérgica além de transmitir doenças como o tifo e a peste bubônica. Já os carrapatos podem transmitir doenças graves como febre maculosa e babesiose. A grande preocupação é que essas doenças podem ser transmitidas também ao homem. Não existe vacinas para prevenção dessas doenças, portanto, a melhor forma de prevenção é o combate a infestação de carrapatos.

0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião é importante, porém a responsabilidade desta é totalmente sua podendo haver réplica quando se fizer necessário.Obrigado.

 
 
 

MARCADORES

. (1) 00 PARA ACS E ACE (1) 1.090 (1) Aedes aegypti e a sua piscina. (1) Alerta sobre a dengue. (14) Aline morreu de dengue. (1) Aos vereadores do Recife. (1) Arbovírus (1) Caramujos (1) carros abandonados na rua. (1) casos de denúncias (1) Chicungunha (1) Combate à dengue (196) Como eliminar... (12) concurso público (4) Conferência do Recife (2) Conjuntivite (1) convocação do sindicato (1) COVID-19 (3) dengue e a homoterapia (3) dengue e a medicina (3) Dengue e Chikungunya (8) Dengue e Chikungunya e Zika (3) Dengue e Ciência (5) dengue e covid-19 (1) dengue e leptospirose. (1) Dengue e o Sindicato (1) dengue e tecnologia (2) Dengue em estado de epidemia. (1) dengue em recém-nascido (1) Dengue no sertão (2) Denúncias (4) diario oficial (2) Dicas de segurança (1) Doenças infecciosas (1) Educação e Saúde. (1) Efetivação de asaces e acss (1) Epidemia de Dengue (5) epidemiológia (2) Estado de abandono (1) Estatuto do Servidor. (1) febre amarela (1) Focos em terrenos baldios. (1) Focos perigosos de Dengue. (1) Gripes (1) Larvicidas (3) Legislações (4) leis (1) Levantamento de Índice Rápido.(LIRAa) (1) mapeamento de ruas (1) maximizar no combate a Dengue. (2) meio ambiente (2) Microcefalia (3) Nomeação (1) Novos Vírus (1) Oswaldo Cruz (1) Outras Endemias (12) Outras endemias. (1) PAGAMENTO DOS ACS E ACE. (1) piso nacional para agentes de saúde (1) PLANO DE CARGOS (1) Politica (10) Politica e Saúde. (70) PQA VS (1) Pragas Urbanas. (3) Prefeitura mantém a proposta de 4% (1) REPELENTE. (3) Resultado da DENGUE no estados (1) Risco de morte (1) Roedores (1) SALÁRIO (1) SALÁRIOS DE R$:1.090 (1) Saúde Pública (13) Servidores da PCR não aceitam 4% (1) Tecnologia no combate à Dengue. (8) UBV-Recife (1) Utilidade Pública (2) Vacinas (3) Vacinas. (1) Verdades e Mentiras (1) Vigilância Ambiental (4) Vigilância Sanitária (1) Viroses (3) Vírus Chapare (1)

Arquivos

Sérgio Roberto. Tecnologia do Blogger.

VISITANTES