Pernambuco instala comitês para combater a dengue em todo o estado

01 novembro, 2012


Com o objetivo de pensar e estruturar trabalhos de combate à dengue em Pernambuco, a Secretaria Estadual de Saúde está instalando 12 comitês regionais de mobilização social contra a doença. A ideia principal é incentivar a sociedade a evitar a proliferação do agente de transmissão. Em 2012, Pernambuco registrou um aumento de 77% no número de casos da doença.

Na terça-feira (30), o novo modelo dos comitês foi discutido em Palmares, na Zona da Mata Sul – os trabalhos serão focados na educação doméstica. “A gente observa que, entre as pessoas que adquirem a doença, 90% dos focos estavam nos domicílios. Daí vem a importância em olhar para nossas casas, para ver se tem algum tipo de foco, nos telhados, calhas, pequenas tampinhas, que podem funcionar como um possível criadouro”, contou a coordenadora do Programa de Combate à Dengue, Claudenice Pontes.

Na região de Palmares, composta por 22 municípios da 3ª Gerência Regional de Saúde, foram notificados 1.149 casos e 497 foram confirmados. “Neste momento, nós entendemos que é importante criar comitês de mobilização nas 12 regionais para que essa mobilização possa chegar mais perto do cidadão, através dos organismos públicos, tanto estaduais como municipais, e das organizações sociais, empresas, comércio”, falou Eronildo Felisberto, secretário-executivo de Vigilância em Saúde.

Outra ação do comitê é a redução do tempo para se ter o resultado dos exames sorológicos. O prazo passará de cinco dias para três dias.

Petrolina
Outro comitê contra a dengue foi lançado em Petrolina, no Sertão do estado. A operação espera já colher resultados positivos neste ano. "O objetivo é discutir ações de prevenção e controle ao mosquito da dengue”, comentou a secretária-executiva de Regulação em Saúde do estado, Adelaide Cabral.

Petrolina é um dos municípios com menor índice de infestação de dengue em Pernambuco. No último levantamento municipal, foram notificados 871 casos e confirmados 317.

0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião é importante, porém a responsabilidade desta é totalmente sua podendo haver réplica quando se fizer necessário.Obrigado.

 
 
 

MARCADORES

. (1) 00 PARA ACS E ACE (1) 1.090 (1) Aedes aegypti e a sua piscina. (1) Alerta sobre a dengue. (11) Aline morreu de dengue. (1) Aos vereadores do Recife. (1) Arbovírus (1) Caramujos (1) carros abandonados na rua. (1) casos de denúncias (1) Chicungunha (1) Combate à dengue (196) Como eliminar... (12) concurso público (4) Conferência do Recife (2) Conjuntivite (1) convocação do sindicato (1) dengue e a homoterapia (3) dengue e a medicina (3) Dengue e Chikungunya (7) Dengue e Chikungunya e Zika (3) Dengue e Ciência (5) dengue e leptospirose. (1) Dengue e o Sindicato (1) dengue e tecnologia (2) Dengue em estado de epidemia. (1) dengue em recém-nascido (1) Dengue no sertão (2) Denúncias (4) Dicas de segurança (1) Educação e Saúde. (1) Efetivação de asaces e acss (1) Epidemia de Dengue (5) epidemiológia (2) Estado de abandono (1) Estatuto do Servidor. (1) febre amarela (1) Focos em terrenos baldios. (1) Focos perigosos de Dengue. (1) Gripes (1) Larvicidas (3) Legislações (4) leis (1) Levantamento de Índice Rápido.(LIRAa) (1) mapeamento de ruas (1) maximizar no combate a Dengue. (2) meio ambiente (2) Microcefalia (3) Nomeação (1) Novos Vírus (1) Oswaldo Cruz (1) Outras Endemias (12) Outras endemias. (1) PAGAMENTO DOS ACS E ACE. (1) piso nacional para agentes de saúde (1) PLANO DE CARGOS (1) Politica (10) Politica e Saúde. (70) PQA VS (1) Pragas Urbanas. (2) Prefeitura mantém a proposta de 4% (1) REPELENTE. (3) Resultado da DENGUE no estados (1) Risco de morte (1) Roedores (1) SALÁRIO (1) SALÁRIOS DE R$:1.090 (1) Saúde Pública (13) Servidores da PCR não aceitam 4% (1) Tecnologia no combate à Dengue. (8) UBV-Recife (1) Utilidade Pública (2) Vacinas (3) Vacinas. (1) Verdades e Mentiras (1) Vigilância Ambiental (4) Vigilância Sanitária (1) Viroses (3)