Laudo confirma primeiro caso de febre chikungunya em Manaus

03 novembro, 2014

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) confirmou, na tarde desta segunda-feira (3), o primeiro caso de infecção pelo vírus chikungunya em Manaus. Dois casos estavam sendo investigados na capital. Segundo a FVS-AM, exames enviados ao Instituto Evandro Chagas (IEC) apontaram positivo para o caso de uma turista venezuelana que havia sido internada na capital. Outro caso investigado deu negativo, conforme o órgão.
Os casos suspeitos foram identificados na semana passada, em Manaus. Segundo a FVS, a venezuelana, de 26 anos, veio à capital do estado para férias com familiares. Após quatro dias na cidade, a mulher apresentou quadro de febre, dores articulares e apresentava manchas avermelhadas na pele. Conforme a FVS, o diagnóstico da turista é classificado com "caso importado", já que ela chegou ao Amazonas com a doença incubada. Ela retornou à Venezuela na última semana.A FVS afirmou que, até o momento, não foi constatada a presença do vírus no estado. No entanto, as equipes de vigilância devem reforçar a atenção em virtude da circulação do mosquito, que é o mesmo transmissor da dengue.
"A introdução do vírus é real. A paciente retornou para seu país de origem na última quinta-feira (30), mesmo antes da liberação do resultado laboratorial. Nós realizamos em conjunto com Secretaria Municipal de Saúde (Semsa-Manaus) todas as medidas necessárias, inclusive o bloqueio sanitário para combater o vetor", disse o diretor- presidente da FVS-AM, Bernardino Albuquerque, por meio da assessoria.
Até o dia 25 de outubro, o Ministério da Saúde registrou 828 casos de Febre Chikungunya no Brasil, sendo 155 confirmados por critério laboratorial e 673 por critério clínico-epidemiológico. Do total, são 39 casos importados de pessoas que viajaram para países com transmissão da doença, como República Dominicana, Haiti, Venezuela, Ilhas do Caribe e Guiana Francesa.
Febre chikungunya
O vírus é transmitido pela picada de mosquitos fêmea infectados. São eles o Aedes aegypti, de presença essencialmente urbana, em áreas tropicais e, no Brasil, associado à transmissão da dengue; e o Aedes albopictus, presente majoritariamente em áreas rurais, também existente no Brasil e que pode ser encontrado em áreas urbanas em menor densidade.

Sintomar da febre chikungunya (Foto: Reprodução/TV Globo)
O vírus não é transmitido entre seres humanos. O mosquito adquire o vírus ao picar uma pessoa infectada, durante o período de viremia, ou seja, um dia antes do aparecimento da febre até o quinto dia de doença, quando a pessoa ainda tem o vírus na corrente sanguínea.
Após um período de incubação médio de dez dias, o mosquito torna-se capaz de transmitir o vírus a um humano. Após a picada de um mosquito infectado, os sintomas da doença tipicamente aparecem após um período de incubação intrínseco médio de três a sete dias. A maioria dos indivíduos apresenta doença sintomática após um período de incubação de dez dias. Porém, nem todos os indivíduos infectados com o vírus desenvolvem sintomas.
Não há um tratamento capaz de curar a infecção, nem vacinas voltadas para prevení-la. O tratamento é paliativo, com uso de antipiréticos e analgésicos para aliviar os sintomas. Se as dores articulares permanecerem por muito tempo e forem dolorosas demais, uma opção terapêutica é o uso de corticoides.
Do G1 AM

0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião é importante, porém a responsabilidade desta é totalmente sua podendo haver réplica quando se fizer necessário.Obrigado.

 
 
 

MARCADORES

. (1) 00 PARA ACS E ACE (1) 1.090 (1) Aedes aegypti e a sua piscina. (1) Alerta sobre a dengue. (14) Aline morreu de dengue. (1) Aos vereadores do Recife. (1) Arbovírus (1) Caramujos (1) carros abandonados na rua. (1) casos de denúncias (1) Chicungunha (1) Combate à dengue (196) Como eliminar... (12) concurso público (4) Conferência do Recife (2) Conjuntivite (1) convocação do sindicato (1) COVID-19 (3) dengue e a homoterapia (3) dengue e a medicina (3) Dengue e Chikungunya (8) Dengue e Chikungunya e Zika (3) Dengue e Ciência (5) dengue e covid-19 (1) dengue e leptospirose. (1) Dengue e o Sindicato (1) dengue e tecnologia (2) Dengue em estado de epidemia. (1) dengue em recém-nascido (1) Dengue no sertão (2) Denúncias (4) diario oficial (2) Dicas de segurança (1) Doenças infecciosas (1) Educação e Saúde. (1) Efetivação de asaces e acss (1) Epidemia de Dengue (5) epidemiológia (2) Estado de abandono (1) Estatuto do Servidor. (1) febre amarela (1) Focos em terrenos baldios. (1) Focos perigosos de Dengue. (1) Gripes (1) Larvicidas (3) Legislações (4) leis (1) Levantamento de Índice Rápido.(LIRAa) (1) mapeamento de ruas (1) maximizar no combate a Dengue. (2) meio ambiente (2) Microcefalia (3) Nomeação (1) Novos Vírus (1) Oswaldo Cruz (1) Outras Endemias (12) Outras endemias. (1) PAGAMENTO DOS ACS E ACE. (1) piso nacional para agentes de saúde (1) PLANO DE CARGOS (1) Politica (10) Politica e Saúde. (70) PQA VS (1) Pragas Urbanas. (3) Prefeitura mantém a proposta de 4% (1) REPELENTE. (3) Resultado da DENGUE no estados (1) Risco de morte (1) Roedores (1) SALÁRIO (1) SALÁRIOS DE R$:1.090 (1) Saúde Pública (13) Servidores da PCR não aceitam 4% (1) Tecnologia no combate à Dengue. (8) UBV-Recife (1) Utilidade Pública (2) Vacinas (3) Vacinas. (1) Verdades e Mentiras (1) Vigilância Ambiental (4) Vigilância Sanitária (1) Viroses (3) Vírus Chapare (1)

Arquivos

Sérgio Roberto. Tecnologia do Blogger.

VISITANTES