Unidade não renova contrato com médicos e enfermeiros e inviabiliza atendimento a esses pacientes.
Sistema Único de Saúde (SUS) de Pernambuco terá novas restrições a partir desta quarta-feira (2). É que o Hospital Universitário Oswaldo Cruz, vinculado ao Estado e localizado no Recife, referência em doenças infecciosas, deixará de internar pessoas com dengue e leptospirose. Nos próximos dias, será obrigado a fechar a UTI do setor, diminuindo também o atendimento de casos de aids e tétano.
A partir desta quarta, médicos cujos contratos venceram no dia 30 de abril deixam de trabalhar. “Não podemos compactuar com a irresponsabilidade do governo. Aceitamos trabalhar mais um mês após o fim do contrato, porque havia promessa verbal de renovação. Mas isso não se concretizou”, explica o médico Luciano Arraes. Sem os profissionais e outros da enfermagem, que também devem deixar o hospital, o Huoc não terá como manter os serviços no Pavilhão Antônio Figueira (22 leitos) e na UTI de doenças infecciosas.
“Estamos tentando mudar esse quadro, já fiz tudo que era possível, mas não é o Huoc que contrata”, alegou o diretor Raílton Bezerra. A restrição no atendimento coincide com o aumento de casos de leptospirose, consequência dos alagamentos. No Huoc, a frequência de doentes aumentou em 100% nas duas últimas semanas.
São 60 profissionais contratados, dos quais 14 médicos. A equipe foi montada às pressas há dois anos a pedido da Secretaria Estadual de Saúde (SES), durante epidemia de gripe H1N1. No ano seguinte, os contratos foram mantidos, em razão do aumento de dengue e leptospirose. Uma semana antes do término do contrato, em abril último, a SES comunicou ao Huoc que não haveria renovação, seguindo orientação da Secretaria de Administração.
Coube então ao hospital apelar à Secretaria de Ciência e Tecnologia, à qual é vinculado, já que um concurso público solicitado há mais tempo – para suprir o déficit geral da unidade – não havia sido autorizado. No entanto, a única solução da secretaria é a seleção simplificada de novos profissionais, que levará semanas ou meses.
0 comentários:
Postar um comentário
Sua opinião é importante, porém a responsabilidade desta é totalmente sua podendo haver réplica quando se fizer necessário.Obrigado.