Agentes de promoção da saúde e de controle de vetor do Programa Municipal de Controle da Dengue (PMCD) estão verificando o índice de infestação do mosquito Aedes aegypti na cidade, o chamado Índice de Breteau. O trabalho para coleta das larvas deve ser concluído até o final de agosto e vai abranger todo o município, através do sorteio das quadras dos bairros.
Selma Coelho, coordenadora do PMCD, explicou que diferentemente dos arrastões - que visam eliminar as larvas do mosquito - na coleta do Índice de Breteau, os agentes realizam trabalho mais minucioso. “É um trabalho mais demorado e requer mais cuidado. Primeiramente, são coletadas amostras das larvas e depois identificamos os tipos de criadouros para que assim possamos saber em qual região da cidade o mosquito mais se desenvolve. Dessa forma, planejamos as ações de controle da dengue para os próximos meses”, disse Selma. A previsão é visitar 4.300 imóveis.
Além da coleta, é realizada também aplicação de larvicida, quando necessário. “Nas visitas, detectamos larvas do mosquito que precisam ser eliminadas pra evitarmos problemas futuros. O trabalho também é focado na orientação dos moradores para que nos auxiliem no controle da dengue”, acrescentou Selma.
No ano passado, esse mesmo levantamento apontou que o índice de Americana foi de 0,4% e, segundo o Ministério da Saúde, é considerado adequado. O órgão federal classifica o índice 1 como sendo satisfatório; 3,9 alerta e acima de 3,9, risco. Americana tem 708 casos de dengue.
0 comentários:
Postar um comentário
Sua opinião é importante, porém a responsabilidade desta é totalmente sua podendo haver réplica quando se fizer necessário.Obrigado.