Até amanhã (11), cerca 30 agentes de endemias de Afogados da Ingazeira estão participando da primeira Capacitação Controlando a Dengue por Meio da Vigilância Laboratorial.
O projeto é pioneiro em Pernambuco. Todo agente de endemia trabalhará, na cidade e no campo, com um notebook acoplado com um leitor ótico, que fará imediatamente o diagnóstico da doença.
O agente faz a coleta da larva ou do mosquito para identificação e confirmação da doença e do ciclo evolutivo do Aedes aegypti. A informação é transmitida online e disponibilizada pela internet. A população terá o resultado mais rápido e a Secretaria Municipal de Saúde trabalhará com mais eficiência e rapidez no combate e no controle à Dengue.
A capacitação tem carga horária de 16 horas/aula. Durante a formação os agentes de endemias têm noções de teórica e prática de laboratório.
O projeto está sendo implantado pela Prefeitura Municipal, em parceria com o LACEN – Laboratório Central de Saúde Pública do Estado. Além de Afogados da Ingazeira, essa experiência também vai ser desenvolvida nos municípios de Carpina e Limoeiro.
Prefeitura de Afogados da Ingazeira
Assessoria de Comunicação
0 comentários:
Postar um comentário
Sua opinião é importante, porém a responsabilidade desta é totalmente sua podendo haver réplica quando se fizer necessário.Obrigado.