Muitos moradores já detectaram um grande número de caramujos nos quintais neste verão, e a Vigilância Sanitária faz um alerta para que os moradores façam um controle da praga, coletando os caramujos sem ter contato com as mãos e desidratando-os com sal grosso, que vem sendo a forma mais adotada e eficaz para eliminar os caramujos da espécie Achantina fulica. Logo após a desidratação, os caramujos devem ser dispostos em uma vala, onde deve ser jogado em cima cal virgem e tampado com terra.
O caramujo africano foi “importado” para ser utilizado como alimento para criação de aves domésticas ou culinária humana, substituindo o tradicional “escargot”, por apresentar vantagens no tempo de crescimento individual e resistência às condições ambientais. A perda de interesse comercial e a fuga dos caramujos dos criadouros resultou em uma praga, fato que ocorre até hoje. Os “gigantes africanos” podem trazer doenças em contato com humanos, ou através do consumo de alimentos contaminados pelo muco que ele deixa à medida que se move, ou pela ingestão direta do molusco. Esta espécie é responsável pela transmissão do causador de Meningoencefalite Eosinofílica, com sintomas de forte dor de cabeça, rigidez da nuca e paralisias temporárias, e a Angiostrongilose Abdominal, com sintomas de dor abdominal, febre, perda de apetite e rigidez abdominal. Estes caramujos podem viver até cinco anos e apenas um animal pode colocar até 400 ovos por desova, e por estes motivos é preciso ficar atento para a proliferação.
Hortaliças provenientes de terrenos suspeitos de terem esta espécie de caramujo devem ser lavadas e imersas em uma solução de hipoclorito de sódio (água sanitária), duas gotas para cada litro d'água. Despreze os vegetais que tiverem contato com os caramujos.
Dicas
Para evitar que os caramujos africanos presentes em propriedades vizinhas cheguem ao seu terreno, prepare uma mistura de sabão em pó e água, formando uma calda forte, e espalhe sobre o muro. Refaça esse procedimento a cada três semanas ou após cada chuva.Para elimina-los, basta fazer uma solução forte de água com sal e coloca-los dentro.
1 comentários:
muito util
Postar um comentário
Sua opinião é importante, porém a responsabilidade desta é totalmente sua podendo haver réplica quando se fizer necessário.Obrigado.