Distribuição sementes de citronela para combate à dengue é vetada

22 janeiro, 2014

O prefeito Marcio Lacerda vetou o Projeto de Lei 122/13 que previa o cultivo da citronela e da crotalária como método natural para combater a dengue. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) desta quarta-feira (22).

No texto do projeto, o vereador Adriano Ventura (PT) defende a criação de uma campanha que incentive as pessoas a cultivarem a citronela em suas residências. O cheiro da citronela é considerado um repelente natural para o mosquito aedes aegypti, que transmite a doença. A Secretaria Municipal de Saúde ficaria responsável por distribuir as sementes e mudas da planta. Além disso, o poder público teria que plantar mudas de  citronela e de crotalária nas margens de rios, riachos, praças, canteiros de avenidas e demais áreas públicas.
Porém, Lacerda justificou que não há comprovação científica de que o cheiro da citronela realmente sirva para afastar os mosquitos. Ele cita, inclusive, um estudo realizado pela  Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). “Não foram encontrados resultados que comprovem cientificamente a eficiência da presença da planta de citronela no controle do inseto causador da dengue. Estudos mostram que o uso de velas elaboradas com plantas que produzem óleos essenciais como citronela e andiroba repele a presença do inseto – mas esta ação restringe-se somente ao ambiente onde o aroma se espalha, como exemplificado no estudo da FIOCRUZ”.
A distribuição das mudas poderia, segundo a pesquisa, criar  falsa ilusão de que a população poderia relaxar nos cuidados básicos.

0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião é importante, porém a responsabilidade desta é totalmente sua podendo haver réplica quando se fizer necessário.Obrigado.

 
 
 

MARCADORES

. (1) 00 PARA ACS E ACE (1) 1.090 (1) Aedes aegypti e a sua piscina. (1) Alerta sobre a dengue. (14) Aline morreu de dengue. (1) Aos vereadores do Recife. (1) Arbovírus (1) Caramujos (1) carros abandonados na rua. (1) casos de denúncias (1) Chicungunha (1) Combate à dengue (196) Como eliminar... (12) concurso público (4) Conferência do Recife (2) Conjuntivite (1) convocação do sindicato (1) COVID-19 (3) dengue e a homoterapia (3) dengue e a medicina (3) Dengue e Chikungunya (8) Dengue e Chikungunya e Zika (3) Dengue e Ciência (5) dengue e covid-19 (1) dengue e leptospirose. (1) Dengue e o Sindicato (1) dengue e tecnologia (2) Dengue em estado de epidemia. (1) dengue em recém-nascido (1) Dengue no sertão (2) Denúncias (4) diario oficial (2) Dicas de segurança (1) Doenças infecciosas (1) Educação e Saúde. (1) Efetivação de asaces e acss (1) Epidemia de Dengue (5) epidemiológia (2) Estado de abandono (1) Estatuto do Servidor. (1) febre amarela (1) Focos em terrenos baldios. (1) Focos perigosos de Dengue. (1) Gripes (1) Larvicidas (3) Legislações (4) leis (1) Levantamento de Índice Rápido.(LIRAa) (1) mapeamento de ruas (1) maximizar no combate a Dengue. (2) meio ambiente (2) Microcefalia (3) Nomeação (1) Novos Vírus (1) Oswaldo Cruz (1) Outras Endemias (12) Outras endemias. (1) PAGAMENTO DOS ACS E ACE. (1) piso nacional para agentes de saúde (1) PLANO DE CARGOS (1) Politica (10) Politica e Saúde. (70) PQA VS (1) Pragas Urbanas. (3) Prefeitura mantém a proposta de 4% (1) REPELENTE. (3) Resultado da DENGUE no estados (1) Risco de morte (1) Roedores (1) SALÁRIO (1) SALÁRIOS DE R$:1.090 (1) Saúde Pública (13) Servidores da PCR não aceitam 4% (1) Tecnologia no combate à Dengue. (8) UBV-Recife (1) Utilidade Pública (2) Vacinas (3) Vacinas. (1) Verdades e Mentiras (1) Vigilância Ambiental (4) Vigilância Sanitária (1) Viroses (3) Vírus Chapare (1)

Arquivos

Sérgio Roberto. Tecnologia do Blogger.

VISITANTES