Epidemia de dengue ameaça sete cidades pernambucanas

07 dezembro, 2011


Estudo mostra que dos 48 municípios brasileiros que enfrentam risco de surto da doença sete são pernambucanos. Nordeste concentra quase metade das cidades vulneráveis


Dos 48 municípios brasileiros que estão em situação de risco para ocorrência de surto de dengue, sete são pernambucanos: Afogados da Ingazeira, Araripina, Arcoverde, Camaragibe, Floresta, Garanhuns e Santa Cruz do Capibaribe.
A informação consta no Levantamento Rápido de Infestação por Aedes aegypti (Liraa), uma espécie de mapa da doença no Brasil, divulgado nesta segunda-feira (5) pelo Ministério da Saúde. Em parceria com as secretarias de saúde municipais, o trabalho foi realizado entre outubro e novembro. O período que antecede o verão é considerado por especialistas como bastante propício para a proliferação dos casos da doença.


Nas cidades classificadas como situação de risco, a mais grave das três classificações estabelecidas, os técnicos encontraram larvas do mosquito em mais de 3,9% dos domicílios visitados. Durante a solenidade de apresentação do trabalho, em Brasília, o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, informou que o índice igual ou superior a 4% das residências com infestação é considerado de risco, seguindo padrões internacionais.

"Já onde a situação é satisfatória, a gente tem que fazer um alerta: estamos em dezembro, a tendência em janeiro, fevereiro e março é crescer. A situação só será satisfatória quando (o município) atravessar o ano inteiro assim, em baixo risco", ressaltou Jarbas Barbosa.

O Ministério da Saúde estabelece três classificações: satisfatória, estado de alerta e situação de risco. Na melhor situação, larvas do mosquito foram detectadas em menos de 1% dos domicílios visitados. O nível intermediário quer dizer que o índice de infestação variou entre 1% e 3,9% das residências.

O levantamento foi realizado em 561 cidades brasileiras. Dos municípios em fase crítica para o surgimento de surto (8,6% do universo pesquisado), três são capitais: Rio Branco (AC), Porto Velho (RO) e Cuiabá (MT). Outras 14 capitais estão em alerta, um estágio antes da situação de risco. O Recife é uma delas. Na divisão por região, o Nordeste concentra 23 municípios em situação de vulnerabilidade, quase metade do total das cidades em situação de risco.

O secretário-executivo de Vigilância em Saúde de Pernambuco, Eronildo Felisberto, vê como positivo a divulgação do Levantamento Rápido de Infestação por Aedes aegypti nessa época do ano. "É extremamente importante num momento que a população fica um pouco desligada do problema. No verão, aumenta a necessidade de armazenar água. E o combate à doença depende muito da participação da sociedade", afirmou.

Embora Pernambuco tenha figurado com sete cidades em situação de risco, ele acredita que a situação no Estado poderia ser ainda mais complicada. "Investimos este ano cerca de R$ 4,5 milhões no Plano Estadual de Contingência da Dengue. Esse montante representa 51% do orçamento da Secretaria Estadual de Saúde para a vigilância em saúde", informou. Em relação ao ano passado, o Estado registrou uma queda de 39,59% nos casos de dengue este ano.


Do JC Online

0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião é importante, porém a responsabilidade desta é totalmente sua podendo haver réplica quando se fizer necessário.Obrigado.

 
 
 

MARCADORES

. (1) 00 PARA ACS E ACE (1) 1.090 (1) Aedes aegypti e a sua piscina. (1) Alerta sobre a dengue. (14) Aline morreu de dengue. (1) Aos vereadores do Recife. (1) Arbovírus (1) Caramujos (1) carros abandonados na rua. (1) casos de denúncias (1) Chicungunha (1) Combate à dengue (196) Como eliminar... (12) concurso público (4) Conferência do Recife (2) Conjuntivite (1) convocação do sindicato (1) COVID-19 (3) dengue e a homoterapia (3) dengue e a medicina (3) Dengue e Chikungunya (8) Dengue e Chikungunya e Zika (3) Dengue e Ciência (5) dengue e covid-19 (1) dengue e leptospirose. (1) Dengue e o Sindicato (1) dengue e tecnologia (2) Dengue em estado de epidemia. (1) dengue em recém-nascido (1) Dengue no sertão (2) Denúncias (4) diario oficial (2) Dicas de segurança (1) Doenças infecciosas (1) Educação e Saúde. (1) Efetivação de asaces e acss (1) Epidemia de Dengue (5) epidemiológia (2) Estado de abandono (1) Estatuto do Servidor. (1) febre amarela (1) Focos em terrenos baldios. (1) Focos perigosos de Dengue. (1) Gripes (1) Larvicidas (3) Legislações (4) leis (1) Levantamento de Índice Rápido.(LIRAa) (1) mapeamento de ruas (1) maximizar no combate a Dengue. (2) meio ambiente (2) Microcefalia (3) Nomeação (1) Novos Vírus (1) Oswaldo Cruz (1) Outras Endemias (12) Outras endemias. (1) PAGAMENTO DOS ACS E ACE. (1) piso nacional para agentes de saúde (1) PLANO DE CARGOS (1) Politica (10) Politica e Saúde. (70) PQA VS (1) Pragas Urbanas. (3) Prefeitura mantém a proposta de 4% (1) REPELENTE. (3) Resultado da DENGUE no estados (1) Risco de morte (1) Roedores (1) SALÁRIO (1) SALÁRIOS DE R$:1.090 (1) Saúde Pública (13) Servidores da PCR não aceitam 4% (1) Tecnologia no combate à Dengue. (8) UBV-Recife (1) Utilidade Pública (2) Vacinas (3) Vacinas. (1) Verdades e Mentiras (1) Vigilância Ambiental (4) Vigilância Sanitária (1) Viroses (3) Vírus Chapare (1)

Arquivos

Sérgio Roberto. Tecnologia do Blogger.

VISITANTES