Onde estão os focos de Dengue de maior perigo?

15 maio, 2011

“Uma casa abandonada está preocupando moradores da rua Arcipreste Manoel Teodoro, entre as ruas Presidente Pernambuco e Gama Abreu, no bairro Batista Campos, em Belém. O local estaria com vários focos do mosquito da dengue e virou abrigo para bandidos. Alguns moradores estão doentes. Segundo a população, a casa está abandonada há mais de seis anos.

Na sacada do imóvel existem poças d’águas e o terreno está cheio de mato. O medo dos moradores é que com as chuvas, a situação se agrave.

A professora de educação física Ida Maria Pereira Moreira, 56 anos, mora em um prédio que fica em frente ao imóvel abandonado e contraiu dengue. Ela pegou dengue clássica pela segunda vez e só não foi contaminada pela hemorrágica porque foi ao médico quando apresentou os primeiros sintomas. Ida Moreira afirma que a infecção ocorreu por causa dos focos de mosquito da dengue do terreno da frente. Além dela, a irmã, o sobrinho e a mãe, que tem 89 anos, estão com suspeita de dengue.

"Eu estava muito bem até vir morar aqui no apartamento com a minha mãe. De repente, comecei a sentir tontura, dor no corpo, entre outros sintomas. No mesmo instante, fui ao médico infectologista e ele diagnosticou que era dengue. A minha irmã veio passar o Dia das Mães aqui em casa e desde a semana passada começou a apresentar os sintomas. Hoje (ontem) foi ao médico para saber se é ou não a doença", relatou a professora.

Ida Moreira acrescenta que ligou para a Secretaria de Municipal de Saúde (Sesma) solicitando a vistoria do imóvel. Os técnicos teriam constatado que o local é foco de mosquito. "A varanda da casa estava parecendo uma piscina. Agora não tem tanta água acumulada porque os agentes da Sesma fizeram um furo na laje para o escoamento da água. Só que o problema continua", relatou.       
Matéria do jornal O Liberal Digital


Esta matéria de certa forma faz alusão ao mesmo tipo de problema por mim encontrado no bairro da Madalena e em outras localidades. 
A Secretaria de Saúde através de seus gestores divulgam que a maioria dos focos são encontrados dentro das residências e até o ano de 2010 isso era muito evidenciado por conta do racionamento de água. Em 85% dos imóveis visitados, encontrava  recipientes com água parada e em boa parte desses existia focos do mosquito transmissor da Dengue, tanto na área intra-domiciliar como também na peri-domiciliar.Nas inúmeras reportagens que assisti, à população era convocada a nos ajudar no combate diário e isso era válido pra facilitar nossa visita.No entanto, enfrentamos uma epidemia, fato este, ligado a um conjunto de eventos que propiciou o aumento de casos de dengue com agravos e mortes em todo o Pernambuco.Entre esses eventos estão a troca do BTI pelo Diflubenzuron, a defasagem  de Agentes de Saúde e Combate a Endemias e por conta disto inúmeras áreas descobertas, deficiência nas informações repassadas aos Distritos Sanitários e por conseqüência, atrasos nas ações intersetorias como; limpeza de canais, desentupimento de galerias de esgoto e águas pluviais, conserto de cano d’água estourado em via publica...., mas a  que eu considero ser a pior delas é a falta de lei que puna os donos de imóveis desocupados e terrenos baldios fechados e em péssimo estado de abandono que com a chegada do período das chuvas, propiciam  o desenvolvimento de focos do  mosquito nos impedindo de executar ações de combate ao mesmo.Em geral os donos desses imóveis tem dinheiro e influencia e    infelizmente negligenciam um problema grave de saúde publica.
Esta é a  visão de quem trabalha tanto em comunidade carente como em área nobre.
A seguir postarei algumas fotos que comprovam minha tese sobre locais e consistências  dos focos do  Aedes aegypti. 










      

0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião é importante, porém a responsabilidade desta é totalmente sua podendo haver réplica quando se fizer necessário.Obrigado.

 
 
 

MARCADORES

. (1) 00 PARA ACS E ACE (1) 1.090 (1) Aedes aegypti e a sua piscina. (1) Alerta sobre a dengue. (14) Aline morreu de dengue. (1) Aos vereadores do Recife. (1) Arbovírus (1) Caramujos (1) carros abandonados na rua. (1) casos de denúncias (1) Chicungunha (1) Combate à dengue (196) Como eliminar... (12) concurso público (4) Conferência do Recife (2) Conjuntivite (1) convocação do sindicato (1) COVID-19 (3) dengue e a homoterapia (3) dengue e a medicina (3) Dengue e Chikungunya (8) Dengue e Chikungunya e Zika (3) Dengue e Ciência (5) dengue e covid-19 (1) dengue e leptospirose. (1) Dengue e o Sindicato (1) dengue e tecnologia (2) Dengue em estado de epidemia. (1) dengue em recém-nascido (1) Dengue no sertão (2) Denúncias (4) diario oficial (2) Dicas de segurança (1) Doenças infecciosas (1) Educação e Saúde. (1) Efetivação de asaces e acss (1) Epidemia de Dengue (5) epidemiológia (2) Estado de abandono (1) Estatuto do Servidor. (1) febre amarela (1) Focos em terrenos baldios. (1) Focos perigosos de Dengue. (1) Gripes (1) Larvicidas (3) Legislações (4) leis (1) Levantamento de Índice Rápido.(LIRAa) (1) mapeamento de ruas (1) maximizar no combate a Dengue. (2) meio ambiente (2) Microcefalia (3) Nomeação (1) Novos Vírus (1) Oswaldo Cruz (1) Outras Endemias (12) Outras endemias. (1) PAGAMENTO DOS ACS E ACE. (1) piso nacional para agentes de saúde (1) PLANO DE CARGOS (1) Politica (10) Politica e Saúde. (70) PQA VS (1) Pragas Urbanas. (3) Prefeitura mantém a proposta de 4% (1) REPELENTE. (3) Resultado da DENGUE no estados (1) Risco de morte (1) Roedores (1) SALÁRIO (1) SALÁRIOS DE R$:1.090 (1) Saúde Pública (13) Servidores da PCR não aceitam 4% (1) Tecnologia no combate à Dengue. (8) UBV-Recife (1) Utilidade Pública (2) Vacinas (3) Vacinas. (1) Verdades e Mentiras (1) Vigilância Ambiental (4) Vigilância Sanitária (1) Viroses (3) Vírus Chapare (1)

Arquivos

Sérgio Roberto. Tecnologia do Blogger.

VISITANTES