Contingência da Dengue em Pe.

02 maio, 2011

Uma megaoperação começou a ser montada para o combate à dengue no Estado. Para isso foi lançado, ontem, o Plano de Contingência da Dengue, pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). O plano prevê a capacitação de profissionais de saúde dos 61 municípios, reforço na compra de equipamentos para controle químico do vetor e no número de leitos para as unidades de saúde, distribuição de capas para depósitos e aquisição de medicamentos e material médico-hospitalar.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, no ano passado foram notificados 57.362 casos de dengue, em 185 municípios, o que representa um aumento 585,73% em relação ao mesmo período do ano de 2009, que foi de 8.365 casos em 49 municípios do Estado. As ocorrências da doença na forma clássica com complicação (DCC) ainda em 2010, foram 17. Já as de febre hemorrágica da dengue (FHD) foram 150, com 20 óbitos. 
Uma das vítimas desse caso foi o ajudante de pedreiro Wagner José Santana, 21, que contraiu o vírus no trabalho e passou três dias vomitando sangue, quando foi internado no Hospital Miguel Arraes, em Paulista. “Na sala em que eu estava, havia muitas pessoas que também es tavam com den gue, mas a atenção foi toda para mim, pois só eu estava com a dengue he morrágica. Passei ainda quatro dias internado lá, e perdi muito peso, pois eu mal me alimentava e ainda assim o meu organismo rejeitava”, lembrou.
Segundo o secretário de Saúde do Estado, Antônio Carlos Figueira, a justificativa para esse número, é que nesse ano houve a reintrodução do vírus do tipo 1, além da característica climática, no período de fevereiro, mar ço e abril, com mui ta chuva e muito sol. Ele enfatizou ain da, que o que provoca uma maior gravidade é uma maior quantidade de vírus circulando no Estado, que no caso de Pernam buco já existem dois, o 1 e o 2. Um outro agravante foram os casos de dengue do tipo 4, que tiveram início na região Norte do País.
Segundo a diretora geral de Controle de Doenças e Agravos, Rosilene Hans, Pernambuco conta com a volta do vírus tipo 1, que há 15 anos não circulava. “Muitas pessoas não entraram em contato com es se vírus na época, e outras nem eram nascidas, então a gen te teve a probabilidade de ter mais pessoas doentes, além das condições climáticas, ora muito sol ora muita chuva”.
O secretário Antônio Carlos Figueira enfatizou que o trabalho abordará uma estratégia de intervenção nos municípios prioritários, que são classificados como alto risco (19 cidades) e estado de alerta (42 municípios). “Em 2011, já fo ram notificados 513 casos, o que comparado com o mes mo período do ano passado, representa um aumento de 12%, ainda assim, estamos den tro da normalidade, mas te remos que fazer um grande esforço nesses próximos três meses, para que não se repita a endemia de maio de 2010“, disse  Figueira, que pretende diminuir a taxa de letalidade da dengue a menos de 1%.

6 comentários:

Anônimo disse...

Hi there, I disсovered yοur blog by way of Google eνen аs ѕearching for a сompaгable subјeсt, your web
site got here up, іt ѕеems gooԁ.
I hаve bookmаrked it in my google bookmaгκѕ.

Hello there, simply turned intο аlert to your blog through Google, anԁ locatеd thаt it's truly informative. I am gonna watch out for brussels. I'll appreciate ѕhοulԁ you
continuе thіs іn future.
Many other pеoplе can be benefіted out of your writіng.
Ϲheеrs!

Alsο νіsit my page: V2 Cigs Reviews

Anônimo disse...

Everyone lovеs іt when іnԁividuals get tοgеthег and ѕhаre thoughtѕ.
Grеat ωеbsite, kеep it up!

Hеre iѕ mу web pagе ... sfgate.com

Thanks for the kindness of their palavras.Tenho in mind will always help people.

Anônimo disse...

Gгeаt infоrmation. Luсky me Ι disсoveгеd your ωebsite by chance (stumblеupon).
Ι hаve saved іt fοr later!



Mу sіtе :: click through the next website

Anônimo disse...

Wοnderful post! Wе will bе linκіng to this pагticularly grеаt
content on οur ѕіte. Κеep up thе good wrіting.


Hеre iѕ my ωeb site just click the following website
My web page: Silk'N Hair Removal

Anônimo disse...

I сommеnt eaсh time I appreciate a post on a
site or if Ι have something to ѵaluable
to contribute to the ԁiscussion. It's caused by the passion displayed in the post I looked at. And after this post "Conting�ncia da Dengue em Pe.". I was actually excited enough to drop a thought ;) I do have a couple of questions for you if you do not mind. Is it simply me or do some of these comments look like written by brain dead individuals? :-P And, if you are posting on other social sites, I would like to keep up with you. Could you make a list all of all your public pages like your twitter feed, Facebook page or linkedin profile?

my homepage ... V2 Cigs Reviews

Postar um comentário

Sua opinião é importante, porém a responsabilidade desta é totalmente sua podendo haver réplica quando se fizer necessário.Obrigado.

 
 
 

MARCADORES

. (1) 00 PARA ACS E ACE (1) 1.090 (1) Aedes aegypti e a sua piscina. (1) Alerta sobre a dengue. (14) Aline morreu de dengue. (1) Aos vereadores do Recife. (1) Arbovírus (1) Caramujos (1) carros abandonados na rua. (1) casos de denúncias (1) Chicungunha (1) Combate à dengue (196) Como eliminar... (12) concurso público (4) Conferência do Recife (2) Conjuntivite (1) convocação do sindicato (1) COVID-19 (3) dengue e a homoterapia (3) dengue e a medicina (3) Dengue e Chikungunya (8) Dengue e Chikungunya e Zika (3) Dengue e Ciência (5) dengue e covid-19 (1) dengue e leptospirose. (1) Dengue e o Sindicato (1) dengue e tecnologia (2) Dengue em estado de epidemia. (1) dengue em recém-nascido (1) Dengue no sertão (2) Denúncias (4) diario oficial (2) Dicas de segurança (1) Doenças infecciosas (1) Educação e Saúde. (1) Efetivação de asaces e acss (1) Epidemia de Dengue (5) epidemiológia (2) Estado de abandono (1) Estatuto do Servidor. (1) febre amarela (1) Focos em terrenos baldios. (1) Focos perigosos de Dengue. (1) Gripes (1) Larvicidas (3) Legislações (4) leis (1) Levantamento de Índice Rápido.(LIRAa) (1) mapeamento de ruas (1) maximizar no combate a Dengue. (2) meio ambiente (2) Microcefalia (3) Nomeação (1) Novos Vírus (1) Oswaldo Cruz (1) Outras Endemias (12) Outras endemias. (1) PAGAMENTO DOS ACS E ACE. (1) piso nacional para agentes de saúde (1) PLANO DE CARGOS (1) Politica (10) Politica e Saúde. (70) PQA VS (1) Pragas Urbanas. (3) Prefeitura mantém a proposta de 4% (1) REPELENTE. (3) Resultado da DENGUE no estados (1) Risco de morte (1) Roedores (1) SALÁRIO (1) SALÁRIOS DE R$:1.090 (1) Saúde Pública (13) Servidores da PCR não aceitam 4% (1) Tecnologia no combate à Dengue. (8) UBV-Recife (1) Utilidade Pública (2) Vacinas (3) Vacinas. (1) Verdades e Mentiras (1) Vigilância Ambiental (4) Vigilância Sanitária (1) Viroses (3) Vírus Chapare (1)

Arquivos

Sérgio Roberto. Tecnologia do Blogger.

VISITANTES