Estamos realmente livre de uma epidemia de DENGUE???

18 maio, 2011


Os técnicos da Secretaria de Saúde estão em alerta: é nesse período de chuva e dias de sol que aumenta o número de focos do mosquito transmissor da dengue, Aedes Egipti. O cuidado da população tem que ser redobrado. Este ano, já foram notificados em Pernambuco 12.140 casos da doença. 
Na comunidade Roda de Fogo, que fica entre os bairros do Engenho do Meio e Torrões, os moradores enfrentam muitas dificuldades para evitar a dengue. A falta de saneamento básico é um problema em toda a Roda de Fogo, mas é ainda pior no beco conhecido como rua do Patrimônio (fotos 1 a 3), onde duzentas famílias vivem em barracos.

Lá as condições de higiene são mínimas: as crianças andam por dentro da água do esgoto, que corre entre os becos e não é preciso procurar muito para encontrar pessoas que já tiveram dengue. “Passei oito dias com dengue, tive até que ir na UPA para tomar soro”, contou a dona de casa Maria Kátia da Silva.  

As mulheres da comunidade são as que mais se mobilizam por condições mais dignas para toda a comunidade. “Todos da minha casa já tivemos dengue. Eu, meus filhos e meu marido”, falou a dona de casa Cláudia Peres. “Tem muito adulto e criança doente. Já teve até gente que ficou internada por conta da dengue”, contou outra moradora, a dona de casa Rita Maria de Oliveira.  

Colado com a favela da rua do Patrimônio, há uma creche municipal desativada há dois anos. No local existe muita água acumulada, aparentemente limpa: tudo o que o mosquito transmissor da dengue precisa. Este período, quando chuva e sol se alternam, é o ideal para a proliferação do Aedes Egipti. 

Apesar do aparente abandono, a Prefeitura do Recife disse que monitora a creche desativada. “O Programa de Saúde Ambiental tem agentes que a cada 15 dias passam no local e tratam os focos da dengue”, relatou o gerente do Programa de Saúde Ambiental do Recife, Otoniel Barros. 

A Secretaria Estadual de Saúde está preocupada com o possível aumento dos casos de dengue por causa da combinação chuva e sol. “Quando tem chuva a gente tem mais probabilidade de ter depósitos lotados com água. E depois com o sol, o mosquito se desenvolve”, explicou a diretora de Controle de Doenças Roselene Ramos.  

0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião é importante, porém a responsabilidade desta é totalmente sua podendo haver réplica quando se fizer necessário.Obrigado.

 
 
 

MARCADORES

. (1) 00 PARA ACS E ACE (1) 1.090 (1) Aedes aegypti e a sua piscina. (1) Alerta sobre a dengue. (14) Aline morreu de dengue. (1) Aos vereadores do Recife. (1) Arbovírus (1) Caramujos (1) carros abandonados na rua. (1) casos de denúncias (1) Chicungunha (1) Combate à dengue (196) Como eliminar... (12) concurso público (4) Conferência do Recife (2) Conjuntivite (1) convocação do sindicato (1) COVID-19 (3) dengue e a homoterapia (3) dengue e a medicina (3) Dengue e Chikungunya (8) Dengue e Chikungunya e Zika (3) Dengue e Ciência (5) dengue e covid-19 (1) dengue e leptospirose. (1) Dengue e o Sindicato (1) dengue e tecnologia (2) Dengue em estado de epidemia. (1) dengue em recém-nascido (1) Dengue no sertão (2) Denúncias (4) diario oficial (2) Dicas de segurança (1) Doenças infecciosas (1) Educação e Saúde. (1) Efetivação de asaces e acss (1) Epidemia de Dengue (5) epidemiológia (2) Estado de abandono (1) Estatuto do Servidor. (1) febre amarela (1) Focos em terrenos baldios. (1) Focos perigosos de Dengue. (1) Gripes (1) Larvicidas (3) Legislações (4) leis (1) Levantamento de Índice Rápido.(LIRAa) (1) mapeamento de ruas (1) maximizar no combate a Dengue. (2) meio ambiente (2) Microcefalia (3) Nomeação (1) Novos Vírus (1) Oswaldo Cruz (1) Outras Endemias (12) Outras endemias. (1) PAGAMENTO DOS ACS E ACE. (1) piso nacional para agentes de saúde (1) PLANO DE CARGOS (1) Politica (10) Politica e Saúde. (70) PQA VS (1) Pragas Urbanas. (3) Prefeitura mantém a proposta de 4% (1) REPELENTE. (3) Resultado da DENGUE no estados (1) Risco de morte (1) Roedores (1) SALÁRIO (1) SALÁRIOS DE R$:1.090 (1) Saúde Pública (13) Servidores da PCR não aceitam 4% (1) Tecnologia no combate à Dengue. (8) UBV-Recife (1) Utilidade Pública (2) Vacinas (3) Vacinas. (1) Verdades e Mentiras (1) Vigilância Ambiental (4) Vigilância Sanitária (1) Viroses (3) Vírus Chapare (1)

Arquivos

Sérgio Roberto. Tecnologia do Blogger.

VISITANTES