Cientista pernambucana ganha prêmio por sistema de processamento de imagens de combate à dengue

10 dezembro, 2013

A  doutoranda em engenharia elétrica Marilú Gomes vence Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia. Foto: Thatiana Pimentel/DP/D.A Press


A doutoranda em engenharia elétrica da Universidade Federal de Pernambuco Marilú Gomes foi uma das vencedoras do Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS 2013. A cientista ficou com o primeiro lugar na categoria melhor trabalho publicado por conta do o artigo científico sobre o “Sistema de aquisição e processamento de ovitrampas para o combate a dengue”, publicado em 2012 na Revista Brasileira de Engenharia Biomédica. O anúncio foi feito no último dia 3 de dezembro.


O sistema desenvolvido por Marilú, ainda durante o seu mestrado, tem a função de digitalizar e contabilizar ovos do mosquito da dengue, com o intuito de identificar as regiões que estão com maior foco do transmissor da doença. A ideia para a criação da ferramenta surgiu pela necessidade de agilizar o processo realizado pelos agentes de saúde de Secretaria de Saúde, através do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães.



A ferramenta é posta para funcionar após o recolhimento das armadilhas montadas para atrair o mosquito da dengue, onde eles depositam seus ovos para reprodução. “O sistema digitaliza a imagem da palheta colocada nos baldinhos pretos das armadilhas”, explica Marilú.



Com as palhetas cheias de ovos, o sistema pode efetuar a contagem de duas formas. “A primeira funciona para a validação da ferramenta. O sistema digitaliza e o usuário pode fazer a contagem através da imagem fornecida. É como uma forma de conferência para comprovar se a ferramenta realmente funciona”, diz Marilú.



A segunda forma de uso é automática, em que o próprio sistema localiza e conta os ovos depositadas nas palhetas, tendo realizado a digitalização da imagem anteriormente. “Desta forma, conseguimos uma contagem mais rápida e mais precisa. Antes, os agentes levavam uma hora para a realizar a contagem da palheta manualmente”, conta Marilú.



Além disso, após a identificação e contabilização dos ovos nas palhetas, as informações de onde aquelas armadilhas estavam instaladas são colocadas no Google Maps. “Quando as armadilhas são instaladas, os agentes estão equipados com GPS. Assim, o sistema é alimentados pelas informações sobre as localizações das palhetas”, diz. Com isso a ferramenta fornece um mapa com gráficos e estatística sobre as localidades afetadas pelos mosquitos da dengue.



Segundo a cientista, em Pernambuco, o sistema está sendo usado nos municípios do Recife, Santa Cruz do Capibaribe e Ipojuca. Para funcionar, a ferramenta precisa estar instalada em um computador com acesso à internet, para que as informações sejam processadas nos servidores da UFPE, além de aparelhos de GPS para os agentes de saúde poderem alimentar os dados sobre os locais.

0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião é importante, porém a responsabilidade desta é totalmente sua podendo haver réplica quando se fizer necessário.Obrigado.

 
 
 

MARCADORES

. (1) 00 PARA ACS E ACE (1) 1.090 (1) Aedes aegypti e a sua piscina. (1) Alerta sobre a dengue. (14) Aline morreu de dengue. (1) Aos vereadores do Recife. (1) Arbovírus (1) Caramujos (1) carros abandonados na rua. (1) casos de denúncias (1) Chicungunha (1) Combate à dengue (196) Como eliminar... (12) concurso público (4) Conferência do Recife (2) Conjuntivite (1) convocação do sindicato (1) COVID-19 (3) dengue e a homoterapia (3) dengue e a medicina (3) Dengue e Chikungunya (8) Dengue e Chikungunya e Zika (3) Dengue e Ciência (5) dengue e covid-19 (1) dengue e leptospirose. (1) Dengue e o Sindicato (1) dengue e tecnologia (2) Dengue em estado de epidemia. (1) dengue em recém-nascido (1) Dengue no sertão (2) Denúncias (4) diario oficial (2) Dicas de segurança (1) Doenças infecciosas (1) Educação e Saúde. (1) Efetivação de asaces e acss (1) Epidemia de Dengue (5) epidemiológia (2) Estado de abandono (1) Estatuto do Servidor. (1) febre amarela (1) Focos em terrenos baldios. (1) Focos perigosos de Dengue. (1) Gripes (1) Larvicidas (3) Legislações (4) leis (1) Levantamento de Índice Rápido.(LIRAa) (1) mapeamento de ruas (1) maximizar no combate a Dengue. (2) meio ambiente (2) Microcefalia (3) Nomeação (1) Novos Vírus (1) Oswaldo Cruz (1) Outras Endemias (12) Outras endemias. (1) PAGAMENTO DOS ACS E ACE. (1) piso nacional para agentes de saúde (1) PLANO DE CARGOS (1) Politica (10) Politica e Saúde. (70) PQA VS (1) Pragas Urbanas. (3) Prefeitura mantém a proposta de 4% (1) REPELENTE. (3) Resultado da DENGUE no estados (1) Risco de morte (1) Roedores (1) SALÁRIO (1) SALÁRIOS DE R$:1.090 (1) Saúde Pública (13) Servidores da PCR não aceitam 4% (1) Tecnologia no combate à Dengue. (8) UBV-Recife (1) Utilidade Pública (2) Vacinas (3) Vacinas. (1) Verdades e Mentiras (1) Vigilância Ambiental (4) Vigilância Sanitária (1) Viroses (3) Vírus Chapare (1)

Arquivos

Sérgio Roberto. Tecnologia do Blogger.

VISITANTES