Água da Compesa é potável, mas não descontaminada

01 julho, 2012

Tratada, mas não totalmente descontaminada. Essa é a conclusão de análise realizada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) na água distribuída pela Estação Castelo Branco, no bairro do Curado, na Zona Oeste do Recife, responsável por 36% do abastecimento da Região Metropolitana. A pesquisa revelou a presença de quatro compostos usados em produtos como agrotóxicos, medicamentos, cosméticos e material de limpeza, apontados como causadores de problemas que vão de alterações hormonais a câncer. Provavelmente, os contaminantes são descartados nos rios em que a Companhia de Saneamento de Pernambuco (Compesa) faz a captação, inferem os cientistas.
A equipe, capitaneada pelo Departamento de Engenharia Química da UFPE, coletou as amostras em outubro de 2011. “Pegamos água na entrada e na saída da estação. Assim, foi possível comparar se o tratamento está sendo eficiente em relação às substâncias que estamos estudando”, explica o engenheiro químico Gilson Lima da Silva, professor da UFPE.

Considerados compostos emergentes, as 16 substâncias analisadas são a cafeína, estriol, bisfenol A, etinilestradiol, estrona, estradiol, nonilfenol, octilfenol, progesterona, triclosan, dietilstilbestrol, norgestrel, mestranol, testosterona, fenolftaleina e atrazina.

“São emergentes porque, atualmente, sabe-se pouco sobre os efeitos desses contaminantes em águas naturais, embora muitos deles sejam classificados como interferentes endócrinos, isso é, substâncias ou misturas exógenas que alteram a função do sistema endócrino e, consequentemente, causam efeitos adversos em um organismo saudável, ou em seus descendentes ou subpopulações”, define Valdinete Lins da Silva, coordenadora do Laboratório de Engenharia Ambiental e da Qualidade, responsável pelo trabalho no Estado.

Os resultados integram estudo nacional realizado em 16 capitais, sob a coordenação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Os compostos estudados ainda não estão regulamentados pela legislação, ou seja, a Compesa não necessariamente está descumprindo a legislação.

A empresa não quis falar sobre o assunto. A assessoria de imprensa teve acesso aos resultados da pesquisa, por meio do Jornal do Commercio, mas disse que a Compesa não se posicionaria, porque não há comprovação de que a água analisada é da companhia. Os pesquisadores garantem que o estudo tem o apoio da Compesa.

O composto presente na água em maior quantidade é a cafeína. “É um traçador inequívoco da contaminação por esgoto sanitário. Por si só, sua presença não inspira temores, pois sua concentração é muito baixa. A desinfecção, quando bem feita, elimina vestígios de patógenos e dessa contaminação do manancial. No entanto, a impressão digital química fica na água, e essa impressão é deixada pela cafeína. Já a atrazina indica uso e ocupação agrícola do solo no entorno do manancial”, detalha Valdinete.

0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião é importante, porém a responsabilidade desta é totalmente sua podendo haver réplica quando se fizer necessário.Obrigado.

 
 
 

MARCADORES

. (1) 00 PARA ACS E ACE (1) 1.090 (1) Aedes aegypti e a sua piscina. (1) Alerta sobre a dengue. (14) Aline morreu de dengue. (1) Aos vereadores do Recife. (1) Arbovírus (1) Caramujos (1) carros abandonados na rua. (1) casos de denúncias (1) Chicungunha (1) Combate à dengue (196) Como eliminar... (12) concurso público (4) Conferência do Recife (2) Conjuntivite (1) convocação do sindicato (1) COVID-19 (3) dengue e a homoterapia (3) dengue e a medicina (3) Dengue e Chikungunya (8) Dengue e Chikungunya e Zika (3) Dengue e Ciência (5) dengue e covid-19 (1) dengue e leptospirose. (1) Dengue e o Sindicato (1) dengue e tecnologia (2) Dengue em estado de epidemia. (1) dengue em recém-nascido (1) Dengue no sertão (2) Denúncias (4) diario oficial (2) Dicas de segurança (1) Doenças infecciosas (1) Educação e Saúde. (1) Efetivação de asaces e acss (1) Epidemia de Dengue (5) epidemiológia (2) Estado de abandono (1) Estatuto do Servidor. (1) febre amarela (1) Focos em terrenos baldios. (1) Focos perigosos de Dengue. (1) Gripes (1) Larvicidas (3) Legislações (4) leis (1) Levantamento de Índice Rápido.(LIRAa) (1) mapeamento de ruas (1) maximizar no combate a Dengue. (2) meio ambiente (2) Microcefalia (3) Nomeação (1) Novos Vírus (1) Oswaldo Cruz (1) Outras Endemias (12) Outras endemias. (1) PAGAMENTO DOS ACS E ACE. (1) piso nacional para agentes de saúde (1) PLANO DE CARGOS (1) Politica (10) Politica e Saúde. (70) PQA VS (1) Pragas Urbanas. (3) Prefeitura mantém a proposta de 4% (1) REPELENTE. (3) Resultado da DENGUE no estados (1) Risco de morte (1) Roedores (1) SALÁRIO (1) SALÁRIOS DE R$:1.090 (1) Saúde Pública (13) Servidores da PCR não aceitam 4% (1) Tecnologia no combate à Dengue. (8) UBV-Recife (1) Utilidade Pública (2) Vacinas (3) Vacinas. (1) Verdades e Mentiras (1) Vigilância Ambiental (4) Vigilância Sanitária (1) Viroses (3) Vírus Chapare (1)
Sérgio Roberto. Tecnologia do Blogger.

VISITANTES