Após denúncias, diretor de Centro de Vigilância Ambiental é detido em PE

14 janeiro, 2012

Delegacia do Meio Ambiente constatou maus tratos a animais no local.Suspeito vai responder em liberdade e Prefeitura não cogita afastamento.
O diretor do Centro de Vigilância Ambiental (CVA) do Recife, Amaro Fábio de Albuquerque Souza, foi autuado em flagrante por crimes contra a administração ambiental e maus tratos, na manhã desta sexta-feira (13), depois de uma vistoria realizada no local. Denúncias anônimas de maus tratos motivaram a visita de uma comitiva formada por representantes da Delegacia de Polícia do Meio Ambiente (Depoma), Ministério Público de Pernambuco, Ordem dos Advogados do Brasil, Vigilância Sanitária do Estado e Parque Estadual Dois Irmãos.


De acordo com a delegada adjunta da Depoma, Nelly Queiroz, as denúncias começaram em setembro do ano passado. “Ficamos esse tempo juntando documentos e acusações para ir com mais embasamento ao Centro. Durante a inspeção, ficou constatado que os animais não recebiam tratamento adequado. Vi cachorros prostrados no chão, sem conseguir se mover, com sinais de depressão. Os gatos estavam mais bem cuidados”, disse.

A delegada também revelou indícios de matança indiscriminada. “O Portal da Transparência do CVA, no mês de novembro, por exemplo, mostra 91 animais eutanasiados. Porém, só na primeira pasta que eu peguei, no mesmo mês, foram enviadas 149 cabeças de animais para o Lanagro [Laboratório Nacional Agropecuário] periciar. E, segundo os laudos, esses animais eram saudáveis”, falou.


Defesa

Segundo o gerente do Programa de Saúde Ambiental do Recife, Otoniel Barros, as denúncias não procedem. “O CVA é uma unidade de saúde, ligada ao SUS, que apreende animais já doentes, com indicação veterinária de eutanásia. Não recolhemos mais animais saudáveis. Às vezes, abrigamos alguns por determinação da Justiça, mesmo sabendo-se que aqui não é o lugar propício. Então, essa diferença no número de eutanásias, por exemplo, pode ser porque os animais já chegaram aqui em óbito e nós encaminhamos as cabeças para a perícia avaliar se os bichos tinham alguma infecção”, argumentou.



O gerente informou que o Centro de Vigilância Ambiental tem capacidade para receber cerca de 130 animais. Os com indicação de eutanásia são sacrificados para não disseminar zoonoses (doenças de animais transmissíveis aos homens). Em média, os bichos ficam 24h no CVA antes do procedimento.



Otoniel Barros ainda confirmou que a Secretaria de Saúde do Recife não cogita o afastamento do diretor. "Nós não temos nenhuma reclamação sobre o trabalho desenvolvido por ele. Essa prisão foi um equívoco. Temos tudo documentado para provar a inocência dele”, complementou.



Amaro Fábio de Albuquerque Souza foi ouvido e autuado pelos crimes, que ele vai responder em liberdade. Se condenado, o diretor pode pegar até quatro anos de prisão, além de multa. “Ele também terá que assinar um termo de compromisso e responsabilidade de que vai cuidar bem dos animais”, complementou a delegada. Nelly Queiroz ainda informou que a Delegacia de Meio Ambiente vai intensificar as vistorias no CVA e convocar uma reunião com os órgãos envolvidos para debater o assunto.


 Do G1 PE

0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião é importante, porém a responsabilidade desta é totalmente sua podendo haver réplica quando se fizer necessário.Obrigado.

 
 
 

MARCADORES

. (1) 00 PARA ACS E ACE (1) 1.090 (1) Aedes aegypti e a sua piscina. (1) Alerta sobre a dengue. (11) Aline morreu de dengue. (1) Aos vereadores do Recife. (1) Arbovírus (1) Caramujos (1) carros abandonados na rua. (1) casos de denúncias (1) Chicungunha (1) Combate à dengue (196) Como eliminar... (12) concurso público (4) Conferência do Recife (2) Conjuntivite (1) convocação do sindicato (1) dengue e a homoterapia (3) dengue e a medicina (3) Dengue e Chikungunya (7) Dengue e Chikungunya e Zika (3) Dengue e Ciência (5) dengue e leptospirose. (1) Dengue e o Sindicato (1) dengue e tecnologia (2) Dengue em estado de epidemia. (1) dengue em recém-nascido (1) Dengue no sertão (2) Denúncias (4) Dicas de segurança (1) Educação e Saúde. (1) Efetivação de asaces e acss (1) Epidemia de Dengue (5) epidemiológia (2) Estado de abandono (1) Estatuto do Servidor. (1) febre amarela (1) Focos em terrenos baldios. (1) Focos perigosos de Dengue. (1) Gripes (1) Larvicidas (3) Legislações (4) leis (1) Levantamento de Índice Rápido.(LIRAa) (1) mapeamento de ruas (1) maximizar no combate a Dengue. (2) meio ambiente (2) Microcefalia (3) Nomeação (1) Novos Vírus (1) Oswaldo Cruz (1) Outras Endemias (12) Outras endemias. (1) PAGAMENTO DOS ACS E ACE. (1) piso nacional para agentes de saúde (1) PLANO DE CARGOS (1) Politica (10) Politica e Saúde. (70) PQA VS (1) Pragas Urbanas. (2) Prefeitura mantém a proposta de 4% (1) REPELENTE. (3) Resultado da DENGUE no estados (1) Risco de morte (1) Roedores (1) SALÁRIO (1) SALÁRIOS DE R$:1.090 (1) Saúde Pública (13) Servidores da PCR não aceitam 4% (1) Tecnologia no combate à Dengue. (8) UBV-Recife (1) Utilidade Pública (2) Vacinas (3) Vacinas. (1) Verdades e Mentiras (1) Vigilância Ambiental (4) Vigilância Sanitária (1) Viroses (3)