Exu vive surto de dengue

27 janeiro, 2012

Exu, terra natal do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, no Sertão do Araripe, está vivendo um surto de dengue. Esse estágio de proliferação da doença foi confirmado esta semana pela Secretaria de Saúde de Pernambuco, que já contabilizou nesse início de ano 95 casos suspeitos no município de 32.423 habitantes.

Na região metropolitana a transmissão ainda é lenta, mas está sendo investigada a morte de um adolescente de 15 anos, morador do Recife, que teve sinais da virose.
“Estamos reforçando as ações em Exu, inclusive para conter a população de mosquitos adultos”, informou Claudenice Pontes, coordenadora do Programa Estadual de Controle da Dengue. Segundo ela, equipes da regional de saúde ajudam os agentes locais no tratamento dos focos do Aedes aegypti, muriçoca que transmite dengue. Bloqueio está sendo feito nas ruas onde moram os doentes. Agentes de endemias pulverizam a área com inseticida, com bombas costais.
Segundo Claudenice, além de Exu, chama a atenção Afogados da Ingazeira, que já notificou 38 casos. Em todo o Estado foram registrados nas duas primeiras semanas de janeiro 534 doentes suspeitos. O número é 35,82% menor que o do mesmo período de 2011.
Além do surto localizado no Araripe, a Secretaria Estadual de Saúde teme que as chuvas do último fim de semana, em pleno verão, antecipem o aumento de casos na RMR, esperado para finais de março e início de abril. “Por enquanto a situação é tranquila. Mas é preciso redobrar os cuidados, eliminando possíveis focos e antecipando ações”, lembra às prefeituras e comunidades.
Em Exu, desde dezembro a população sofre com a dengue. Eronildo Lopes, gerente de Vigilância Epidemiológica, informa que cerca de 200 casos suspeitos foram registrados entre dezembro de 2011 e as primeiras semanas de janeiro de 2012. Desses, nove foram confirmados.
“O problema maior é que a população guarda água em cisternas, por causa das dificuldades de abastecimento”, diz. A transmissão, segundo o gerente, ocorre mais na área urbana. Na localidade Asa Branca, no Centro da cidade, uma mobilização foi feita na manhã de ontem, para pedir a atenção dos moradores, tratar criadouros e matar mosquitos adultos.
No hospital municipal, a enfermeira Raquel Maia conta que o número de doentes era maior em dezembro. Ontem, só um caso deu entrada no serviço. Uma jovem, atendida no domingo, com suspeita de dengue, morreu no Hospital Regional de Ouricuri, para onde foi transferida. Médicos da unidade constataram, no entanto, que ela tinha infecção generalizada por bactéria e descartaram a virose transmitida pela muriçoca.
RECIFE - Otoniel Barros, gerente de Vigilância Ambiental do Recife, informa que equipes já estão reforçando o combate ao mosquito na Guabiraba, Zona Norte, onde residia o garoto que morreu com suspeita da doença. Vísceras foram enviadas ao Instituto Evandro Chagas (Pará). O primeiro boletim do ano da capital está sendo fechado.

Publicado em 26/01/2012, às 09h18

Do JC Online

0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião é importante, porém a responsabilidade desta é totalmente sua podendo haver réplica quando se fizer necessário.Obrigado.

 
 
 

MARCADORES

. (1) 00 PARA ACS E ACE (1) 1.090 (1) Aedes aegypti e a sua piscina. (1) Alerta sobre a dengue. (11) Aline morreu de dengue. (1) Aos vereadores do Recife. (1) Arbovírus (1) Caramujos (1) carros abandonados na rua. (1) casos de denúncias (1) Chicungunha (1) Combate à dengue (196) Como eliminar... (12) concurso público (4) Conferência do Recife (2) Conjuntivite (1) convocação do sindicato (1) dengue e a homoterapia (3) dengue e a medicina (3) Dengue e Chikungunya (7) Dengue e Chikungunya e Zika (3) Dengue e Ciência (5) dengue e leptospirose. (1) Dengue e o Sindicato (1) dengue e tecnologia (2) Dengue em estado de epidemia. (1) dengue em recém-nascido (1) Dengue no sertão (2) Denúncias (4) Dicas de segurança (1) Educação e Saúde. (1) Efetivação de asaces e acss (1) Epidemia de Dengue (5) epidemiológia (2) Estado de abandono (1) Estatuto do Servidor. (1) febre amarela (1) Focos em terrenos baldios. (1) Focos perigosos de Dengue. (1) Gripes (1) Larvicidas (3) Legislações (4) leis (1) Levantamento de Índice Rápido.(LIRAa) (1) mapeamento de ruas (1) maximizar no combate a Dengue. (2) meio ambiente (2) Microcefalia (3) Nomeação (1) Novos Vírus (1) Oswaldo Cruz (1) Outras Endemias (12) Outras endemias. (1) PAGAMENTO DOS ACS E ACE. (1) piso nacional para agentes de saúde (1) PLANO DE CARGOS (1) Politica (10) Politica e Saúde. (70) PQA VS (1) Pragas Urbanas. (2) Prefeitura mantém a proposta de 4% (1) REPELENTE. (3) Resultado da DENGUE no estados (1) Risco de morte (1) Roedores (1) SALÁRIO (1) SALÁRIOS DE R$:1.090 (1) Saúde Pública (13) Servidores da PCR não aceitam 4% (1) Tecnologia no combate à Dengue. (8) UBV-Recife (1) Utilidade Pública (2) Vacinas (3) Vacinas. (1) Verdades e Mentiras (1) Vigilância Ambiental (4) Vigilância Sanitária (1) Viroses (3)