Novaluron é cogitado para uso no combate a dengue.

08 abril, 2011

A dengue é um grande problema de saúde pública. Esta arbovirose é transmitida por mosquitos do gênero Aedes, sendo o principal vetor o Aedes aegypti. Ainda hoje o alvo principal das campanhas de controle dessa doença é o vetor e, dentre as possibilidades, o controle químico é ainda mais comum. Atualmente para o controle de aedes aegypti no Brasil são utilizados principalmente os larvicidas temephos e Bti e o adulticida deltametrina. Detectamos por meio de ensaios tipo dose-resposta, resistência a temephos nas quatro populações avaliadas - Cuiabá, MT, Uberaba, MG, Aracajú, SE e Henrique Jorge/Fortaleza, CE. Henrique Jorge foi notadamente a população com maior alteração na resposta a temephos.
Por outro lado, somente Cuiabá se mostrou sensível a deltametrina, enquanto as outras populações apresentaram resistência incipiente. Com o aumento da resistência aos inseticidas químicos usados, novas alternativas de controle, se fazem necessárias. Dentre estas se encontram os inibidores de síntase de quitina (CSI). O novaluron é um inibidor da síntese de quitina e foi recentemente recomendado pela OMS para uso em água potável, o que o qualifica como uma alternativa viável ao controle de larvas do vetor de dengue. Em condições de laboratório novaluron apresentou grande eficácia sobre larvas de Aedes aegypti da cepa Rockefeller: total inibição da emergência de adultos viáveis desta cepa foi obtida com a concentração 0,4(miu)g/L. Novaluron também se mostrou eficaz sobre as populações do campo testadas e nenhuma delas apresentou resistência a este CSI, independente de seu status de resistência aos inseticidas químicos avaliados. Em simulado de campo, foram avaliadas a cepa Rockefeller e as populações Aracajú e Henrique Jorge. Com a concentração 20(miu)g/L, o produto mostrou boa persistência em área externa e interna sobre larvas de Aedes aegypti. Em área externa, no período de março a maio, mortalidade acima de 70por cento foi obtida até a sexta semana, enquanto...químicos.(AU)

Autor:Fontoura, Nathalia Giglio
Fonte:Rio de Janeiro; s.n; 2008. xiii,90 p. ilus, tab, graf
Tese:Apresentada a Instituto Oswaldo Cruz para obtenção do grau de Mestre..


2 comentários:

Anônimo disse...

nao adianta usar so larvicida o que deveria ser criado era uma lei que obriga-se os moradores que crie resistençia as visitas dos ace e aos focos reisidentes so assim daria mais respeito a essa classe trabalhadora.

Anônimo disse...

Novaluron não adianta pra combate a dengue pois ele vai ser usado em caixas d agua, no entanto as cx d agua nao sao os locais de maiores riscos

Postar um comentário

Sua opinião é importante, porém a responsabilidade desta é totalmente sua podendo haver réplica quando se fizer necessário.Obrigado.

 
 
 

MARCADORES

. (1) 00 PARA ACS E ACE (1) 1.090 (1) Aedes aegypti e a sua piscina. (1) Alerta sobre a dengue. (14) Aline morreu de dengue. (1) Aos vereadores do Recife. (1) Arbovírus (1) Caramujos (1) carros abandonados na rua. (1) casos de denúncias (1) Chicungunha (1) Combate à dengue (196) Como eliminar... (12) concurso público (4) Conferência do Recife (2) Conjuntivite (1) convocação do sindicato (1) COVID-19 (3) dengue e a homoterapia (3) dengue e a medicina (3) Dengue e Chikungunya (8) Dengue e Chikungunya e Zika (3) Dengue e Ciência (5) dengue e covid-19 (1) dengue e leptospirose. (1) Dengue e o Sindicato (1) dengue e tecnologia (2) Dengue em estado de epidemia. (1) dengue em recém-nascido (1) Dengue no sertão (2) Denúncias (4) diario oficial (2) Dicas de segurança (1) Doenças infecciosas (1) Educação e Saúde. (1) Efetivação de asaces e acss (1) Epidemia de Dengue (5) epidemiológia (2) Estado de abandono (1) Estatuto do Servidor. (1) febre amarela (1) Focos em terrenos baldios. (1) Focos perigosos de Dengue. (1) Gripes (1) Larvicidas (3) Legislações (4) leis (1) Levantamento de Índice Rápido.(LIRAa) (1) mapeamento de ruas (1) maximizar no combate a Dengue. (2) meio ambiente (2) Microcefalia (3) Nomeação (1) Novos Vírus (1) Oswaldo Cruz (1) Outras Endemias (12) Outras endemias. (1) PAGAMENTO DOS ACS E ACE. (1) piso nacional para agentes de saúde (1) PLANO DE CARGOS (1) Politica (10) Politica e Saúde. (70) PQA VS (1) Pragas Urbanas. (3) Prefeitura mantém a proposta de 4% (1) REPELENTE. (3) Resultado da DENGUE no estados (1) Risco de morte (1) Roedores (1) SALÁRIO (1) SALÁRIOS DE R$:1.090 (1) Saúde Pública (13) Servidores da PCR não aceitam 4% (1) Tecnologia no combate à Dengue. (8) UBV-Recife (1) Utilidade Pública (2) Vacinas (3) Vacinas. (1) Verdades e Mentiras (1) Vigilância Ambiental (4) Vigilância Sanitária (1) Viroses (3) Vírus Chapare (1)

Arquivos

Sérgio Roberto. Tecnologia do Blogger.

VISITANTES