ARCOVERDE E A DENGUE.

24 abril, 2011

Arcoverde ficou perplexa com a morte do assistente social Romualdo de Mendonça Lucena, 28 anos, vítima de dengue hemorrágica. Oficialmente a SES ainda mantêm o caso sob investigação. Ele estava morando em Garanhuns, onde provavelmente foi picado, mas sentiu os sintomas da doença em Arcoverde.

O jovem foi inicialmente atendido no Hospital Regional da cidade e a doença não foi diagnosticada no primeiro contato. Debilitado, desmaiou em sua residência e foi transferido para a capital, onde faleceu. O Caso preocupou as autoridades e a Câmara de Arcoverde aprovou requerimento solicitando que a VI GERES colocasse nas ruas o carro fumacê imediatamente. Ora, o combate a dengue é de responsabilidade dos municípios que são certificados em vigilância em saúde e recebem recursos fundo a fundo, como é o caso de Arcoverde. O uso do carro fumacê fica condicionado a solicitação prévia do gestor municipal de saúde em casos de epidemia, obedecendo a uma norma técnica do Ministério da Saúde, já que o “veneno” disparado pelo fumacê mata apenas o mosquito adulto, não afetando as larvas. O fumacê é condicionado ao alto índice de infestação pedrial, número de casos notificados e decisão do comando único dos SUS no município. Resumindo, se a bancada de situação do governo Zeca quer o fumacê na rua, as ações de combate à dengue (que são de responsabilidade do município ) estão sendo suficientes?
 Medidas eficientes contra a dengue são saneamento e ações educativas – Já que o fumacê mata apenas o mosquito adulto é evidente que o deve ser feito é saneamento básico e educação ambiental da população. O fumacê mata os mosquitos adultos e em uma semana novos mosquitos adultos já estarão nas ruas. Não adianta ter fumacê na rua, se falta saneamento básico e sobra lixo e entulho em toda parte.
Categoria: SaúdeFonte: Do jornal Tribuna da Região

0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião é importante, porém a responsabilidade desta é totalmente sua podendo haver réplica quando se fizer necessário.Obrigado.

 
 
 

MARCADORES

. (1) 00 PARA ACS E ACE (1) 1.090 (1) Aedes aegypti e a sua piscina. (1) Alerta sobre a dengue. (14) Aline morreu de dengue. (1) Aos vereadores do Recife. (1) Arbovírus (1) Caramujos (1) carros abandonados na rua. (1) casos de denúncias (1) Chicungunha (1) Combate à dengue (196) Como eliminar... (12) concurso público (4) Conferência do Recife (2) Conjuntivite (1) convocação do sindicato (1) COVID-19 (3) dengue e a homoterapia (3) dengue e a medicina (3) Dengue e Chikungunya (8) Dengue e Chikungunya e Zika (3) Dengue e Ciência (5) dengue e covid-19 (1) dengue e leptospirose. (1) Dengue e o Sindicato (1) dengue e tecnologia (2) Dengue em estado de epidemia. (1) dengue em recém-nascido (1) Dengue no sertão (2) Denúncias (4) diario oficial (2) Dicas de segurança (1) Doenças infecciosas (1) Educação e Saúde. (1) Efetivação de asaces e acss (1) Epidemia de Dengue (5) epidemiológia (2) Estado de abandono (1) Estatuto do Servidor. (1) febre amarela (1) Focos em terrenos baldios. (1) Focos perigosos de Dengue. (1) Gripes (1) Larvicidas (3) Legislações (4) leis (1) Levantamento de Índice Rápido.(LIRAa) (1) mapeamento de ruas (1) maximizar no combate a Dengue. (2) meio ambiente (2) Microcefalia (3) Nomeação (1) Novos Vírus (1) Oswaldo Cruz (1) Outras Endemias (12) Outras endemias. (1) PAGAMENTO DOS ACS E ACE. (1) piso nacional para agentes de saúde (1) PLANO DE CARGOS (1) Politica (10) Politica e Saúde. (70) PQA VS (1) Pragas Urbanas. (3) Prefeitura mantém a proposta de 4% (1) REPELENTE. (3) Resultado da DENGUE no estados (1) Risco de morte (1) Roedores (1) SALÁRIO (1) SALÁRIOS DE R$:1.090 (1) Saúde Pública (13) Servidores da PCR não aceitam 4% (1) Tecnologia no combate à Dengue. (8) UBV-Recife (1) Utilidade Pública (2) Vacinas (3) Vacinas. (1) Verdades e Mentiras (1) Vigilância Ambiental (4) Vigilância Sanitária (1) Viroses (3) Vírus Chapare (1)

Arquivos

Sérgio Roberto. Tecnologia do Blogger.

VISITANTES