FILARIOSE

23 fevereiro, 2011

A Prefeitura do Recife inicia, na tarde desta terça-feira (19), o tratamento coletivo contra a filariose em 11 bairros da capital pernambucana. A iniciativa segue até a segunda quinzena de novembro e deverá contemplar quase 111 mil moradores de áreas endêmicas para a enfermidade. Como parte do programa “Xô Filariose”, pessoas com idades de quatro a 65 anos receberão o remédio contra a doença em casa, entregue por agentes comunitários de saúde (ACSs).
Serão incluídas na iniciativa determinadas microáreas de Afogados, Água Fria, Alto José Bonifácio, Cabanga, Ilha Joana Bezerra, Linha do Tiro, Mangueira, Mustardinha, Nova Descoberta, Passarinho e Santo Amaro. Devido ao sucesso do tratamento em massa, iniciado em 2003, algumas das primeiras localidades a receber a ação terapêutica medicamentosa não farão parte da ação este ano, como regiões de Água Fria, Alto Santa Terezinha, Brejo de Beberibe, Campo Grande e Passarinho.
Mais de 600 profissionais da rede municipal estão envolvidos na campanha em 2010, entre agentes da Vigilância Ambiental e médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e ACSs ligados ao Programa Saúde da Família. O objetivo é atingir pelo menos 80% do público-alvo, cobertura mínima exigida pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Além do tratamento em massa, a Prefeitura do Recife oferece o teste da Gota Espessa em todos os Distritos Sanitários da cidade. Ele é realizado das 22h à meia-noite, justamente o horário em que o parasita circula nos vasos sangüíneos mais superficiais, facilitando sua detecção. O exame consiste na coleta de sangue através de um furo no dedo. Ele é importante para identificar ou descartar novas ocorrências, verificar se houve redução da doença nas áreas tratadas e detectar registros em pontos que não são considerados endêmicos.
Para saber as unidades de saúde da capital pernambucana que realizam o exame, basta ligar para a Ouvidoria Municipal da Saúde, no telefone 0800.281.1520. O serviço funciona de segunda a sexta, das 7h às 19h. A ligação é gratuita.

0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião é importante, porém a responsabilidade desta é totalmente sua podendo haver réplica quando se fizer necessário.Obrigado.

 
 
 

MARCADORES

. (1) 00 PARA ACS E ACE (1) 1.090 (1) Aedes aegypti e a sua piscina. (1) Alerta sobre a dengue. (14) Aline morreu de dengue. (1) Aos vereadores do Recife. (1) Arbovírus (1) Caramujos (1) carros abandonados na rua. (1) casos de denúncias (1) Chicungunha (1) Combate à dengue (196) Como eliminar... (12) concurso público (4) Conferência do Recife (2) Conjuntivite (1) convocação do sindicato (1) COVID-19 (3) dengue e a homoterapia (3) dengue e a medicina (3) Dengue e Chikungunya (8) Dengue e Chikungunya e Zika (3) Dengue e Ciência (5) dengue e covid-19 (1) dengue e leptospirose. (1) Dengue e o Sindicato (1) dengue e tecnologia (2) Dengue em estado de epidemia. (1) dengue em recém-nascido (1) Dengue no sertão (2) Denúncias (4) diario oficial (2) Dicas de segurança (1) Doenças infecciosas (1) Educação e Saúde. (1) Efetivação de asaces e acss (1) Epidemia de Dengue (5) epidemiológia (2) Estado de abandono (1) Estatuto do Servidor. (1) febre amarela (1) Focos em terrenos baldios. (1) Focos perigosos de Dengue. (1) Gripes (1) Larvicidas (3) Legislações (4) leis (1) Levantamento de Índice Rápido.(LIRAa) (1) mapeamento de ruas (1) maximizar no combate a Dengue. (2) meio ambiente (2) Microcefalia (3) Nomeação (1) Novos Vírus (1) Oswaldo Cruz (1) Outras Endemias (12) Outras endemias. (1) PAGAMENTO DOS ACS E ACE. (1) piso nacional para agentes de saúde (1) PLANO DE CARGOS (1) Politica (10) Politica e Saúde. (70) PQA VS (1) Pragas Urbanas. (3) Prefeitura mantém a proposta de 4% (1) REPELENTE. (3) Resultado da DENGUE no estados (1) Risco de morte (1) Roedores (1) SALÁRIO (1) SALÁRIOS DE R$:1.090 (1) Saúde Pública (13) Servidores da PCR não aceitam 4% (1) Tecnologia no combate à Dengue. (8) UBV-Recife (1) Utilidade Pública (2) Vacinas (3) Vacinas. (1) Verdades e Mentiras (1) Vigilância Ambiental (4) Vigilância Sanitária (1) Viroses (3) Vírus Chapare (1)
Sérgio Roberto. Tecnologia do Blogger.

VISITANTES