CUPINS.

14 fevereiro, 2011

Neste caso estaremos focando o cupim de solo ou cupim subterrâneo(Coptotermes havilandi).
É uma espécie oriental que chegou aqui no século passado, e tornou-se a principal espécie encontrada em áreas urbanas.

Apesar do nome, comumente esta espécie ataca andares mais altos dos edifícios onde se pode observar sua revoada nas estações primavera-verão, revoadas que ocorrem em torno de pontos luminosos. Uns voam à tardinha e outros à noite e são nossos velhos conhecidos como siriris ou aleluias (crianças no passado, antes da era virtual, costumavam colocá-los em vidro de maionese).
Sem querer expor a intimidade dos cupins, é justamente nesta hora (no vôo ou em solo) que serão formados os pares. O relacionamento é definido no solo, quando então o casal se toca com as antenas e vai a procura de um local favorável (e porque não dizer discreto) para iniciar seu ninho. A partir daí ocorre à primeira cópula e depois ficarão juntos para o resto da vida (será um final feliz se uma empresa de controle de pragas urbanas não for contratada).
Doravante este casal será chamado de Rei e Rainha e formarão uma colônia, que por além deste par real, denominado reprodutores(férteis), virão os operários e os soldados (a plebe é estéril). Os nomes são auto explicativos, ou seja, o casal Real nasceu pra ser feliz, o Operário para trabalhar por todo mundo e o Soldado só para defender a colônia.
E A LAGARTIXA???
Humanamente falando numa casa/família além de pais e filhos podemos encontrar; hóspedes, inquilinos, pensionistas, parentes e até cunhados e sogras. Da mesma forma numa colônia de cupins além dos reprodutores, operários e soldados, podemos encontrar; formigas, baratas, hemípteros, besouros, centopéias, aranhas, opiliões, pseudo-escorpiões e etc., e vertebrados como lagartos(tixas), cobras, pequenos roedores e até alguns pássaros. Neste caso tudo isso se resume na classificação de  termitariófilos (que vem da palavra térmita que é igual a cupim).
INFESTAÇÃO E MEDIDAS CURATIVAS:
A infestação por estes cupins é comum em árvores vivas e suas raízes, madeiras usadas em construções, mobiliários, papelão, livros, plásticos, tecidos, tijolos de barro, couro, instalações elétricas (conduítes), gesso e etc., lembrando que sua alimentação é basicamente de materiais celusósicos ou materiais que contenham derivado(s) de celulose.
ÁRVORES:
Deverão ser tratadas por técnicos especializados, que primeiramente identificarão à espécie do térmita (cupim) e mediante sua biologia e comportamento, indicarão o inseticida domissanitário a ser utilizado. Para tanto deverão ser respeitados critérios como normas de segurança quanto a não intoxicação de pessoas e animais, bem como a não contaminação ambiental e morte da árvore (o inseticida não poderá ser fitotóxico).
No perímetro urbano árvores e plantas ornamentais comumente mortas por cupins são; sibipiruna, guapuruvu, jacarandá-mimoso, quaresmeira, palmeiras, falsa seringueira, acácia, ipê, paineira, álamo, figueira, abacateiro, alecrim, cássia, alfeneiro, pinheiros, eucaliptos, tipuana e etc.
IMÓVEIS:
cupim de solo subterraneo

Cupim de solo Subterrâneo.

A afirmação de que “cupim é uma praga de casa velha” é completamente enganosa.  É comum constatarmos infestação em imóveis de 01 ou 02 anos, decorrentes do abandono de madeiras ou raízes sob a construção (muitas vezes utilizadas como cascalhos para nivelamento de pisos).
O tratamento de uma casa ou edifício deverá ser efetuado após a visita de um profissional que identificará pontos estratégicos  que possam servir de vias de acesso aos cupins. No tratamento profissional perfurar-se-á o piso ao redor das paredes e estruturas para que seja aplicado o produto (injeção de calda cupinicida) com o objetivo de atingir o solo, bem como tratar da mesma forma paredes de blocos ocos para que seja formada a “barreira química”.
As estruturas de madeira à critério do profissional técnico, deverão ser tratadas por aspersão, pincelamento ou injeção de calda cupinicida mesmo as não afetadas, mas consideradas estratégicas. O mesmo inseticida será utilizado em eletrodutos e conduítes, só que sendo sua aplicação na apresentação/formulação “pó seco”, mediante insuflações (polvilhamento).
Em apartamentos e casas geminadas a infestação deverá ser considerada “problema coletivo” e tratada de tal forma. Caso contrário será criado um desvio de infestação.




10 MANDAMENTOS PARA CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAIS DO SETOR:

1º) – Solicitar o registro da empresa prestadora de serviço de controle de pragas urbanas junto a Vigilância Sanitária (número do alvará de funcionamento) e licença para funcionamento (atualizada);
2º) – Perguntar pelo nome, formação e registro do técnico que responde pela empresa prestadora de serviços de descupinização(químico, biólogo ou veterinário);
3º) –Informar-se do nome comercial do produto químico a ser utilizado no serviço/tratamento e somente aceitar sua utilização se o mesmo for registrado junto ao ministério da saúde (este número obrigatoriamente é informado no rótulo do mesmo). Duvide de empresa descupinizadoraque venham a alegar que esta informação é segredo profissional ou fórmula exclusiva;
4º) – O tratamento para infestações de cupins exige prévia visita de um profissional na área, assim sendo exija um preço fechado antes da contratação dos serviços. Orçamentos que dependem da quantidade e formulação de produtos a serem utilizados durante trabalho caracterizam a falta de qualificação da contratada;
5º) –No caso de cupins, orçamentos mediante somente informação de metragem quadrada deverão ser suspeitos. É imprescindível avaliação técnica do local bem como identificação biológica do térmita alvo;
6º) –Duvidar de empresas que cobrem preços muito altos ou muito baixos. Relacionar preço/garantia ou custo/benefício dentro de um mesmo procedimento (atendimento inicial, visita técnica e orientação sobre os serviços a serem executados em descupinização);
7º) –Não se abster de pagar impostos pela emissão de Nota Fiscal. Isto evitará que funcionários de empresas controladoras de pragas urbanas executem trabalhos “extras” desviando produtos de outros serviços, e colocando o seu serviço de descupinização e garantia em risco.
8º) – Não aceite, por não existir, um produto ou método eficaz contra todo tipo de praga (mesmo cupins). Cada tratamento/controle requer fórmula, dosagem e formas de aplicação específicas.
9º) –Nem sempre o produto com odor mais agressivo é o que possibilita melhor resultado. Portanto, não se engane, hoje fabricantes de produtos de primeira linha optam por odores mais sutis (ou menos incomodo);
10º)-Pisos ou mobílias “empoçados/encharcados” não garantem eficácia do tratamento.

0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião é importante, porém a responsabilidade desta é totalmente sua podendo haver réplica quando se fizer necessário.Obrigado.

 
 
 

MARCADORES

. (1) 00 PARA ACS E ACE (1) 1.090 (1) Aedes aegypti e a sua piscina. (1) Alerta sobre a dengue. (14) Aline morreu de dengue. (1) Aos vereadores do Recife. (1) Arbovírus (1) Caramujos (1) carros abandonados na rua. (1) casos de denúncias (1) Chicungunha (1) Combate à dengue (196) Como eliminar... (12) concurso público (4) Conferência do Recife (2) Conjuntivite (1) convocação do sindicato (1) COVID-19 (3) dengue e a homoterapia (3) dengue e a medicina (3) Dengue e Chikungunya (8) Dengue e Chikungunya e Zika (3) Dengue e Ciência (5) dengue e covid-19 (1) dengue e leptospirose. (1) Dengue e o Sindicato (1) dengue e tecnologia (2) Dengue em estado de epidemia. (1) dengue em recém-nascido (1) Dengue no sertão (2) Denúncias (4) diario oficial (2) Dicas de segurança (1) Doenças infecciosas (1) Educação e Saúde. (1) Efetivação de asaces e acss (1) Epidemia de Dengue (5) epidemiológia (2) Estado de abandono (1) Estatuto do Servidor. (1) febre amarela (1) Focos em terrenos baldios. (1) Focos perigosos de Dengue. (1) Gripes (1) Larvicidas (3) Legislações (4) leis (1) Levantamento de Índice Rápido.(LIRAa) (1) mapeamento de ruas (1) maximizar no combate a Dengue. (2) meio ambiente (2) Microcefalia (3) Nomeação (1) Novos Vírus (1) Oswaldo Cruz (1) Outras Endemias (12) Outras endemias. (1) PAGAMENTO DOS ACS E ACE. (1) piso nacional para agentes de saúde (1) PLANO DE CARGOS (1) Politica (10) Politica e Saúde. (70) PQA VS (1) Pragas Urbanas. (3) Prefeitura mantém a proposta de 4% (1) REPELENTE. (3) Resultado da DENGUE no estados (1) Risco de morte (1) Roedores (1) SALÁRIO (1) SALÁRIOS DE R$:1.090 (1) Saúde Pública (13) Servidores da PCR não aceitam 4% (1) Tecnologia no combate à Dengue. (8) UBV-Recife (1) Utilidade Pública (2) Vacinas (3) Vacinas. (1) Verdades e Mentiras (1) Vigilância Ambiental (4) Vigilância Sanitária (1) Viroses (3) Vírus Chapare (1)
Sérgio Roberto. Tecnologia do Blogger.

VISITANTES