O prefeito Marcio Lacerda vetou o Projeto de Lei 122/13 que previa o cultivo da citronela e da crotalária como método natural para combater a dengue. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) desta quarta-feira (22).
No texto do projeto, o vereador Adriano Ventura (PT) defende a criação de uma campanha que incentive as pessoas a cultivarem a citronela em suas residências. O cheiro da citronela é considerado um repelente natural para o mosquito aedes aegypti, que transmite a doença. A Secretaria Municipal de Saúde ficaria responsável por distribuir as sementes e mudas da planta. Além disso, o poder público teria que plantar mudas de citronela e de crotalária nas margens de rios, riachos, praças, canteiros de avenidas e demais áreas públicas.
Porém, Lacerda justificou que não há comprovação científica de que o cheiro da citronela realmente sirva para afastar os mosquitos. Ele cita, inclusive, um estudo realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). “Não foram encontrados resultados que comprovem cientificamente a eficiência da presença da planta de citronela no controle do inseto causador da dengue. Estudos mostram que o uso de velas elaboradas com plantas que produzem óleos essenciais como citronela e andiroba repele a presença do inseto – mas esta ação restringe-se somente ao ambiente onde o aroma se espalha, como exemplificado no estudo da FIOCRUZ”.
A distribuição das mudas poderia, segundo a pesquisa, criar falsa ilusão de que a população poderia relaxar nos cuidados básicos.
0 comentários:
Postar um comentário
Sua opinião é importante, porém a responsabilidade desta é totalmente sua podendo haver réplica quando se fizer necessário.Obrigado.