MP dá prazo para que UPAs de Pernambuco melhorem atendimento

14 janeiro, 2016

Unidades estão superlotadas por causa do aumento do número de casos de dengue.

O Ministério Público de Pernambuco deu um prazo de um mês para que as Unidades de Pronto Atendimento do interior do estado encontrem soluções para melhorar o atendimento aos pacientes. As unidades estão superlotadas por causa do aumento do número de casos de dengue.
Uma cena que se repete a todo instante. Os carros estacionam e as pessoas saem com os passos lentos e sintomas semelhantes.   

É o que acontece diariamente nas Unidades de Saúde de Pernambuco, o estado nordestino que mais registrou casos de dengue no ano passado. Foram 50.036, crescimento de 622% em relação a 2014.E 2016 começou com emergências lotadas.

Em Pesqueira, no agreste de Pernambuco, o maior hospital da cidade costumava receber 170 pessoas por dia. Agora são 220.
Em Caruaru, maior cidade do interior de Pernambuco, as unidades de saúde estão lotadas. Em um hospital municipal, nos últimos meses a média de atendimentos dobrou. Passou de 100 para 200 por dia. Na UPA municipal, a população se queixa da falta de médicos.
“Só tem um médico atendendo não sei quantas pessoas”, reclama uma mulher.
A responsável pelas unidades diz que vai contratar para atender o aumento do npumero de casos de dengue.
“Na próxima semana nós estamos contratando médicos, clínicos gerais para dar reforço nesses plantões de 12 horas por dia”, afirma Ana Elisabete França.
Um vídeo mostra a superlotação na UPA estadual.
O Ministério Público de Pernambuco entrou no caso. Para os promotores de Justiça, a situação mais crítica é a das unidades de pronto-atendimento. Eles acreditam que as medidas emergenciais tomadas foram importantes, mas insuficientes e deram um prazo para os gestores dessas unidades tracem um plano de combate a superlotação
"Não é razoável uma pessoa chegar de manhã e sair à noite de um atendimento e a gente precisa que o estado e o município apresentem medidas emergenciais uma vez que estamos vivendo uma situação de urgência”, comenta o promotor de Justiça Paulo Augusto Freitas.
A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco declarou que a unidade de pronto atendimento de Caruaru está funcionando com o quadro profissional completo.

0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião é importante, porém a responsabilidade desta é totalmente sua podendo haver réplica quando se fizer necessário.Obrigado.

 
 
 

MARCADORES

. (1) 00 PARA ACS E ACE (1) 1.090 (1) Aedes aegypti e a sua piscina. (1) Alerta sobre a dengue. (14) Aline morreu de dengue. (1) Aos vereadores do Recife. (1) Arbovírus (1) Caramujos (1) carros abandonados na rua. (1) casos de denúncias (1) Chicungunha (1) Combate à dengue (196) Como eliminar... (12) concurso público (4) Conferência do Recife (2) Conjuntivite (1) convocação do sindicato (1) COVID-19 (3) dengue e a homoterapia (3) dengue e a medicina (3) Dengue e Chikungunya (8) Dengue e Chikungunya e Zika (3) Dengue e Ciência (5) dengue e covid-19 (1) dengue e leptospirose. (1) Dengue e o Sindicato (1) dengue e tecnologia (2) Dengue em estado de epidemia. (1) dengue em recém-nascido (1) Dengue no sertão (2) Denúncias (4) diario oficial (2) Dicas de segurança (1) Doenças infecciosas (1) Educação e Saúde. (1) Efetivação de asaces e acss (1) Epidemia de Dengue (5) epidemiológia (2) Estado de abandono (1) Estatuto do Servidor. (1) febre amarela (1) Focos em terrenos baldios. (1) Focos perigosos de Dengue. (1) Gripes (1) Larvicidas (3) Legislações (4) leis (1) Levantamento de Índice Rápido.(LIRAa) (1) mapeamento de ruas (1) maximizar no combate a Dengue. (2) meio ambiente (2) Microcefalia (3) Nomeação (1) Novos Vírus (1) Oswaldo Cruz (1) Outras Endemias (12) Outras endemias. (1) PAGAMENTO DOS ACS E ACE. (1) piso nacional para agentes de saúde (1) PLANO DE CARGOS (1) Politica (10) Politica e Saúde. (70) PQA VS (1) Pragas Urbanas. (3) Prefeitura mantém a proposta de 4% (1) REPELENTE. (3) Resultado da DENGUE no estados (1) Risco de morte (1) Roedores (1) SALÁRIO (1) SALÁRIOS DE R$:1.090 (1) Saúde Pública (13) Servidores da PCR não aceitam 4% (1) Tecnologia no combate à Dengue. (8) UBV-Recife (1) Utilidade Pública (2) Vacinas (3) Vacinas. (1) Verdades e Mentiras (1) Vigilância Ambiental (4) Vigilância Sanitária (1) Viroses (3) Vírus Chapare (1)
Sérgio Roberto. Tecnologia do Blogger.

VISITANTES