246 agentes de saúde realizam mutirão contra a dengue no Recife-PE

27 fevereiro, 2012

Agente de saúde vistoria caixa d'água em casa do bairro
Fotos: Malu Silveira / NE10
Divulgação do Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil

GRANDE RECIFE // ALERTA 246 agentes de saúde realizam mutirão contra a dengue em Nova Descoberta
Do NE10
O bairro de Nova Descoberta, na Zona Norte do Recife, recebe durante toda esta sexta-feira (24) um mutirão contra a dengue, ação que visa combater o foco da doença na comunidade, uma das mais afetadas no Grande Recife. Desde o começo da manhã, 246 agentes de Saúde Ambiental e Controle de Endemias (Asaces) vistoriam cerca de nove mil residências e estabelecimentos comerciais.


De acordo com a diretora da Vigilância à Saúde do Recife, Adeílza Ferraz, a cidade registrou 429 casos de dengue nos dois primeiros meses de 2012, um aumento de 380% em relação ao mesmo período do ano passado. Somente em Nova Descoberta, já foram notificadas 30 ocorrências. "Com esse tempo instável, o número de casos aumenta. Por causa disso, estamos antecipando as ações educativas, que geralmente só acontecem entre maio e junho", ressalta.

A dona de casa Ana Maria de Moura, 50 anos, foi uma das moradoras que teve sua casa vistoriada. Segundo os agentes, a residência era um exemplo de cuidados contra a dengue. "Todos aqui em casa já tiveram dengue, então tampo tudo, não deixo água parada e tenho bastante cuidado", garante Ana Maria.


Mônica enfrenta dengue pela segunda vez em menos de cinco meses

Já a moradora Mônica Mota, 32 anos, não escapou do Aedes Aegypti, o mosquito responsável pela transmissão da dengue. Segundo a balconista, o problema veio do telhado de um bar que fica ao lado da sua casa. "Já é a segunda vez que eu tenho dengue. A gente já pediu para ele tirar o que está acumulado, ele diz que vai tirar e não tira". O irmão de Mônica, Petrônio Andrade, 27 anos, (que também já sofreu com a doença) reclama. "Agora está tudo enxuto, não tem problema. Mas quando chove, piora a situação".



Telhado de bar vira depósito de lixo e água parada, risco para a comunidade

CONSCIENTIZAÇÃO - Com aplicação de larvicida biológico e descarte de possíveis criadouros do mosquito, a Vigilância à Saúde também montou um estande com material educativo no Largo Dona Regina. No local, a população é orientada por dez "asinhas", adolescentes da própria comunidade, vestidos de mosquitos.


Estande montado no Largo Dona Regina orienta a população

Para Adeílza Ferraz, as parcerias também são importantes para o combate à dengue. O Exército também entrará na luta junto com a Vigilância Sanitária. E com as varreduras dos agentes de saúde, que vistoriam casa a casa. "Estamos orientando, através da ação educativa e eliminando os focos. Até uma tampinha de garrafa pode ser um foco da doença", ressalta. [Confira as dicas da gerente de Vigilância à Saúde]

Além das ações educativas e de conscientização, o morador que tiver qualquer dúvida, pode entrar em contato com a Ouvidoria Municipal de Saúde, através do telefone: 0800-281-1520. (De Segunda a Sexta, das 7h às 19h) Veja o vídeo

0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião é importante, porém a responsabilidade desta é totalmente sua podendo haver réplica quando se fizer necessário.Obrigado.

 
 
 

MARCADORES

. (1) 00 PARA ACS E ACE (1) 1.090 (1) Aedes aegypti e a sua piscina. (1) Alerta sobre a dengue. (14) Aline morreu de dengue. (1) Aos vereadores do Recife. (1) Arbovírus (1) Caramujos (1) carros abandonados na rua. (1) casos de denúncias (1) Chicungunha (1) Combate à dengue (196) Como eliminar... (12) concurso público (4) Conferência do Recife (2) Conjuntivite (1) convocação do sindicato (1) COVID-19 (3) dengue e a homoterapia (3) dengue e a medicina (3) Dengue e Chikungunya (8) Dengue e Chikungunya e Zika (3) Dengue e Ciência (5) dengue e covid-19 (1) dengue e leptospirose. (1) Dengue e o Sindicato (1) dengue e tecnologia (2) Dengue em estado de epidemia. (1) dengue em recém-nascido (1) Dengue no sertão (2) Denúncias (4) diario oficial (2) Dicas de segurança (1) Doenças infecciosas (1) Educação e Saúde. (1) Efetivação de asaces e acss (1) Epidemia de Dengue (5) epidemiológia (2) Estado de abandono (1) Estatuto do Servidor. (1) febre amarela (1) Focos em terrenos baldios. (1) Focos perigosos de Dengue. (1) Gripes (1) Larvicidas (3) Legislações (4) leis (1) Levantamento de Índice Rápido.(LIRAa) (1) mapeamento de ruas (1) maximizar no combate a Dengue. (2) meio ambiente (2) Microcefalia (3) Nomeação (1) Novos Vírus (1) Oswaldo Cruz (1) Outras Endemias (12) Outras endemias. (1) PAGAMENTO DOS ACS E ACE. (1) piso nacional para agentes de saúde (1) PLANO DE CARGOS (1) Politica (10) Politica e Saúde. (70) PQA VS (1) Pragas Urbanas. (3) Prefeitura mantém a proposta de 4% (1) REPELENTE. (3) Resultado da DENGUE no estados (1) Risco de morte (1) Roedores (1) SALÁRIO (1) SALÁRIOS DE R$:1.090 (1) Saúde Pública (13) Servidores da PCR não aceitam 4% (1) Tecnologia no combate à Dengue. (8) UBV-Recife (1) Utilidade Pública (2) Vacinas (3) Vacinas. (1) Verdades e Mentiras (1) Vigilância Ambiental (4) Vigilância Sanitária (1) Viroses (3) Vírus Chapare (1)

Arquivos

Sérgio Roberto. Tecnologia do Blogger.

VISITANTES