Formiga caseira: atenção para não aumentar o problema

01 agosto, 2011

Dificilmente uma residência nunca passou por uma infestação de formigas caseiras - denominação comum a várias espécies que vivem no ambiente doméstico. A grande disponibilidade de alimentos e a falta de alguns cuidados básicos são as principais causas do problema. 
E o que fazer para prevenir o ataque de formigas caseiras? O primeiro passo é manter o lugar o mais limpo possível, sem restos de alimentos e resíduos, e verificar regularmente se há frestas e rachaduras em pisos, azulejos, paredes, batentes e outros locais da casa. É preciso providenciar a vedação assim que detectadas, pois servem de abrigo para vários tipos de insetos e não apenas de formigas. 

Outro cuidado é sempre armazenar os alimentos em recipientes fechados, principalmente os adocicados, que são atrativos naturais do inseto. "Como ela caminha por toda a casa, inclusive em lugares possivelmente infectados, é uma grande transmissora de doenças. Por isso, as medidas de higiene e prevenção são tão importantes".


A eliminação da formiga caseira não é tão simples. Métodos errados podem piorar o problema em vez de solucioná-lo.

Para ser efetivo, o controle deve atingir o ninho central, que fica escondido.
"Não basta controlar apenas as formigas visíveis. Assim que forem notadas, o caminho percorrido por elas deve ser acompanhado para se chegar à entrada ou à saída do ninho".
A maneira mais eficaz neste caso é aplicar inseticida formulado em gel, que apresenta resultados mais positivos, pois atrai as formigas e age diretamente nas colônias.
"O gel se espalha por toda a colônia e o problema é resolvido na origem. Se você eliminar apenas o que vê, as que sobrevivem vão se reproduzir de uma forma mais agressiva, formando ninhos secundários".
As espécies de formigas domésticas possuem ninhos com milhares de operárias, rainhas e formas jovens.
"Quando é usado um inseticida não-recomendado para o seu controle, como os que exalam algum odor ou que não alcançam a origem do problema, a conseqüência é a fragmentação das colônias, formando ninhos secundários, piorando a infestação".

fonte: bayer

Controle


Apontada como a praga de maior dificuldade de controle da atualidade devido a sua bioecologia.
O trabalho de inspeção deve ser orientado para o período compreendido entre 12 e 20 horas, preferencialmente durante a noite, pois, algumas espécies do gênero Camponotus forrageiam neste período.
Dentro do manejo integrado de pragas (MIP) a ser adotado, o tratamento químico deve observar a característica de fragmentação das colônias.
Inseticidas nas formulações concentrado emulsionável raramente conduz a resultados positivos pois, estimulam a divisão das colônias e consequentemente aumento da infestação da área, sendo melhor indicado a consulta de um profissional qualificado.

Receitas e dicas


- Para acabar com as formigas de cozinha, espalhe fumo nos lugares mais freqüentados por ela.
- Coloque pedaços de limão murcho nos cantos dos armários e da pia.
As formigas não suportam o cheiro do limão e do fumo, e desaparecem bem rápido.
- Passe um pano umedecido com uma mistura de água e água oxigenada.
- Plante hortelã perto de portas e janelas.
- Coloque folhas de alfazema, cânfora e pedaços de limão, nos locais onde elas costumam aparecer.
- Para manter as formigas que comem plantas, afastadas. Misture borra de café em água e molhe uma estopa, coloque-a em volta do tronco da árvore, e molhe novamente, a cada 3 dias.
A formiga não suporta cheiro de café e vão deixar sua planta em paz, pode colocar no jardim também.
- Espante as formigas espalhando um pouco de fumo picado nos armários e nos lugares freqüentados por elas. O resultado é imediato.
- Pendure galhos secos de poejo ou de arruda nos armários para manter as formigas longe dos alimentos.
- Para as formigas não ficarem no interior do açucareiro, ponha pedaços de casca de limão.
- Pedaços de limão murchos espalhados pela casa fazem as formigas desaparecerem.
- Espalhe cravos-da-índia no armário da cozinha e espante as formigas.
- Contra as formigas caseiras, polvilhamos bicarbonato de sódio.
- Feche os orifícios e rachaduras das paredes com cera de vela ou sabão em pedra.
- Depois de encontrar o local por onde elas entram, injete com uma seringa água e detergente. Dessa maneira, as formigas morrerão de desidratação.
- Outra coisa é o uso de casca de tangerina, folha de louro e cravo-da-índia em armários e gavetas para repelir as formigas.
- Injetar no formigueiro uma solução de naftalina em benzina ( o mesmo fazer para as traças).
- Formigueiro: Se souber de onde as formigas estão vindo, espalhe hortelã seca, ao longo de sua trilha.
- 10 g de tartaro emético (? ) e 80 g de açúcar bem fino
- Utilizar inseticidas em spray não dá bom resultado, pois as espécies de formigas urbanas possuem ninhos com milhares de operárias (formigas que trabalham), dezenas de rainhas (que botam ovos) e cria (ovos, larvas e pupas) e, quando percebem o cheiro do inseticida, tratam de fugir para um local bem seguro, dividindo a colônia em vários pedaços e piorando a infestação.
- O melhor seria fazer uso de iscas que possuem baixa concentração de inseticida e, quando levado ao ninho, contaminam as outras, mas é difícil encontrar produtos vendidos diretamente ao consumidor. O que existe são produtos profissionais utilizados por controladores de pragas.
- Para que elas não cheguem aos açucareiros, pode-se fazer um sachê com gaze ou qualquer outro tecido de malha fina e colocar lá dentro alguns cravos-da-índia. As formigas odeiam esse cheiro.



- Seguimos o rastro ou a fileira até detectar o lugar mais próximo a sua entrada. Delimitamos a passagem das formigas com um dente de alho (como se esfregássemos no pão). Não precisamos de uma quantidade muito grande.



Em sucessivas vezes, delimitamos cada vez mais o perímetro até localizar a entrada do formigueiro e fechá-la com algum material.



Também podemos utilizar cravo ou talco para interromper o rastro

0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião é importante, porém a responsabilidade desta é totalmente sua podendo haver réplica quando se fizer necessário.Obrigado.

 
 
 

MARCADORES

. (1) 00 PARA ACS E ACE (1) 1.090 (1) Aedes aegypti e a sua piscina. (1) Alerta sobre a dengue. (14) Aline morreu de dengue. (1) Aos vereadores do Recife. (1) Arbovírus (1) Caramujos (1) carros abandonados na rua. (1) casos de denúncias (1) Chicungunha (1) Combate à dengue (196) Como eliminar... (12) concurso público (4) Conferência do Recife (2) Conjuntivite (1) convocação do sindicato (1) COVID-19 (3) dengue e a homoterapia (3) dengue e a medicina (3) Dengue e Chikungunya (8) Dengue e Chikungunya e Zika (3) Dengue e Ciência (5) dengue e covid-19 (1) dengue e leptospirose. (1) Dengue e o Sindicato (1) dengue e tecnologia (2) Dengue em estado de epidemia. (1) dengue em recém-nascido (1) Dengue no sertão (2) Denúncias (4) diario oficial (2) Dicas de segurança (1) Doenças infecciosas (1) Educação e Saúde. (1) Efetivação de asaces e acss (1) Epidemia de Dengue (5) epidemiológia (2) Estado de abandono (1) Estatuto do Servidor. (1) febre amarela (1) Focos em terrenos baldios. (1) Focos perigosos de Dengue. (1) Gripes (1) Larvicidas (3) Legislações (4) leis (1) Levantamento de Índice Rápido.(LIRAa) (1) mapeamento de ruas (1) maximizar no combate a Dengue. (2) meio ambiente (2) Microcefalia (3) Nomeação (1) Novos Vírus (1) Oswaldo Cruz (1) Outras Endemias (12) Outras endemias. (1) PAGAMENTO DOS ACS E ACE. (1) piso nacional para agentes de saúde (1) PLANO DE CARGOS (1) Politica (10) Politica e Saúde. (70) PQA VS (1) Pragas Urbanas. (3) Prefeitura mantém a proposta de 4% (1) REPELENTE. (3) Resultado da DENGUE no estados (1) Risco de morte (1) Roedores (1) SALÁRIO (1) SALÁRIOS DE R$:1.090 (1) Saúde Pública (13) Servidores da PCR não aceitam 4% (1) Tecnologia no combate à Dengue. (8) UBV-Recife (1) Utilidade Pública (2) Vacinas (3) Vacinas. (1) Verdades e Mentiras (1) Vigilância Ambiental (4) Vigilância Sanitária (1) Viroses (3) Vírus Chapare (1)

Arquivos

Sérgio Roberto. Tecnologia do Blogger.

VISITANTES