Oswaldo Cruz deixará de internar pessoas com dengue e leptospirose.

01 junho, 2011

Unidade não renova contrato com médicos e enfermeiros e inviabiliza atendimento a esses pacientes.


Sistema Único de Saúde (SUS) de Pernambuco terá novas restrições a partir desta quarta-feira (2). É que o Hospital Universitário Oswaldo Cruz, vinculado ao Estado e localizado no Recife, referência em doenças infecciosas, deixará de internar pessoas com dengue e leptospirose. Nos próximos dias, será obrigado a fechar a UTI do setor, diminuindo também o atendimento de casos de aids e tétano.
 A partir desta quarta, médicos cujos contratos venceram no dia 30 de abril deixam de trabalhar. “Não podemos compactuar com a irresponsabilidade do governo. Aceitamos trabalhar mais um mês após o fim do contrato, porque havia promessa verbal de renovação. Mas isso não se concretizou”, explica o médico Luciano Arraes. Sem os profissionais e outros da enfermagem, que também devem deixar o hospital, o Huoc não terá como manter os serviços no Pavilhão Antônio Figueira (22 leitos) e na UTI de doenças infecciosas.
 
“Estamos tentando mudar esse quadro, já fiz tudo que era possível, mas não é o Huoc que contrata”, alegou o diretor Raílton Bezerra. A restrição no atendimento coincide com o aumento de casos de leptospirose, consequência dos alagamentos. No Huoc, a frequência de doentes aumentou em 100% nas duas últimas semanas.
 
São 60 profissionais contratados, dos quais 14 médicos. A equipe foi montada às pressas há dois anos a pedido da Secretaria Estadual de Saúde (SES), durante epidemia de gripe H1N1. No ano seguinte, os contratos foram mantidos, em razão do aumento de dengue e leptospirose. Uma semana antes do término do contrato, em abril último, a SES comunicou ao Huoc que não haveria renovação, seguindo orientação da Secretaria de Administração.

Coube então ao hospital apelar à Secretaria de Ciência e Tecnologia, à qual é vinculado, já que um concurso público solicitado há mais tempo – para suprir o déficit geral da unidade – não havia sido autorizado. No entanto, a única solução da secretaria é a seleção simplificada de novos profissionais, que levará semanas ou meses.

Publicado em 31/05/2011, às 10h31

Do JC Online

0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião é importante, porém a responsabilidade desta é totalmente sua podendo haver réplica quando se fizer necessário.Obrigado.

 
 
 

MARCADORES

. (1) 00 PARA ACS E ACE (1) 1.090 (1) Aedes aegypti e a sua piscina. (1) Alerta sobre a dengue. (14) Aline morreu de dengue. (1) Aos vereadores do Recife. (1) Arbovírus (1) Caramujos (1) carros abandonados na rua. (1) casos de denúncias (1) Chicungunha (1) Combate à dengue (196) Como eliminar... (12) concurso público (4) Conferência do Recife (2) Conjuntivite (1) convocação do sindicato (1) COVID-19 (3) dengue e a homoterapia (3) dengue e a medicina (3) Dengue e Chikungunya (8) Dengue e Chikungunya e Zika (3) Dengue e Ciência (5) dengue e covid-19 (1) dengue e leptospirose. (1) Dengue e o Sindicato (1) dengue e tecnologia (2) Dengue em estado de epidemia. (1) dengue em recém-nascido (1) Dengue no sertão (2) Denúncias (4) diario oficial (2) Dicas de segurança (1) Doenças infecciosas (1) Educação e Saúde. (1) Efetivação de asaces e acss (1) Epidemia de Dengue (5) epidemiológia (2) Estado de abandono (1) Estatuto do Servidor. (1) febre amarela (1) Focos em terrenos baldios. (1) Focos perigosos de Dengue. (1) Gripes (1) Larvicidas (3) Legislações (4) leis (1) Levantamento de Índice Rápido.(LIRAa) (1) mapeamento de ruas (1) maximizar no combate a Dengue. (2) meio ambiente (2) Microcefalia (3) Nomeação (1) Novos Vírus (1) Oswaldo Cruz (1) Outras Endemias (12) Outras endemias. (1) PAGAMENTO DOS ACS E ACE. (1) piso nacional para agentes de saúde (1) PLANO DE CARGOS (1) Politica (10) Politica e Saúde. (70) PQA VS (1) Pragas Urbanas. (3) Prefeitura mantém a proposta de 4% (1) REPELENTE. (3) Resultado da DENGUE no estados (1) Risco de morte (1) Roedores (1) SALÁRIO (1) SALÁRIOS DE R$:1.090 (1) Saúde Pública (13) Servidores da PCR não aceitam 4% (1) Tecnologia no combate à Dengue. (8) UBV-Recife (1) Utilidade Pública (2) Vacinas (3) Vacinas. (1) Verdades e Mentiras (1) Vigilância Ambiental (4) Vigilância Sanitária (1) Viroses (3) Vírus Chapare (1)

Arquivos

Sérgio Roberto. Tecnologia do Blogger.

VISITANTES