O Estado de Pernambuco entra na lista dos estados a se posicionarem favoravelmente ao pleito dos agentes de saúde, especificamente dos agentes comunitários de saúde. A negociação foi firmada entre representantes do prefeito Lucrécio Gomes (PSB), o Sindicato dos Trabalhadores Municipais da Escada - SINTRAME e a Associação de Agentes Comunitários de Saúde. A Prefeitura Municipal de Escada (PE) assumiu o compromisso de repassar, a partir desse momento, o valor correspondente a R$ 950,00, quantia correspondente ao incentivo financeiro enviado pelo Ministério da Saúde às prefeituras.
Ao ser informado do fato, Sérgio Goiana, diretor financeiro da CUT-PE, coordenador do Sindicato dos Servidores Federais (Sindsep-PE) e militante da causa dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate no estado de Pernambuco, comemorou e falou sobre a importância da Grande Mobilização Nacional da Saúde, prevista para o próximo dia 07 de abril.
“Lutamos para que os agentes de saúde de cada cidade de Pernambuco, do Nordeste e do Brasil possam ter salários mais dignos e sejam reconhecidos de fato. Não há valorização profissional quando o trabalhador não é remunerado dignamente”, disse Goiana enfatizando também a importância da categoria empregar esforços por melhores condições de trabalho e salarial.
Segundo o Secretário de Articulação Política e Institucional, George Rego Barros, quando o incentivo for recebido pela municipalidade, será repassado como direito da categoria.
Atualmente existe uma militância nacional em busca do estabelecimento de uma nova realidade para os agentes de saúde. A Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS tem utilizado a internet como ferramenta facilitadora para informar a toda sociedade sobre os avanços na saúde, feito atribuído ao trabalho dos profissionais da Atenção Primária. Atualmente acontecimentos que envolvem, por exemplo, o município de Escada, tem visibilidade nacional por meio do Twitter, Facebook, Blogger etc., em tempo real. Todos esses recursos são disponibilizados em favor dos trabalhadores e toda a sociedade.
É preciso que os agentes de saúde saibam valorizar todos esses recursos que tem projetado uma nova realidade, não apenas no contexto local, sobretudo, no cenário nacional. Juntos somos mais fortes!
0 comentários:
Postar um comentário
Sua opinião é importante, porém a responsabilidade desta é totalmente sua podendo haver réplica quando se fizer necessário.Obrigado.