Autoridades de saúde confirmaram nesta terça-feira (24) que a cidade do Rio de Janeiro enfrenta uma epidemia de dengue. Doze pessoas já morreram em 2012.
O verão já terminou. As temperaturas baixaram. Mesmo assim, a dengue continua avançando. No Rio de Janeiro, do início de 2012 até o dia 21 de abril, a dengue já soma 50.016 casos. Doze pessoas morreram.
É uma nova epidemia: são mais de 300 casos por 100 mil habitantes, em um único mês. Menos do que na última epidemia, em 2008, quando 136 pessoas morreram no mesmo período. Em 2012, o número de casos supera em 14% os dos quatro primeiros meses de 2011.
O Rio de Janeiro é a cidade onde a dengue mais cresce. De acordo com dados do Ministério da Saúde, na maior parte do país, houve redução dos casos de dengue em comparação com 2011.
Além do Rio, outras cinco cidades brasileiras enfrentam epidemia: quatro no interior do Paranáe uma na Bahia. De acordo com o Ministério da Saúde, Recife, Goiânia, Palmas, Cuiabá, Rio Branco e Araguaína registram alta incidência da doença.
Os exames revelam que 84% dos casos são do vírus tipo 4, que não circulava no país há quase 30 anos. Por isso, pouca gente é imune a ele.
“A participação da população é fundamental, lembrando que pelo menos dois terços dos casos a contaminação se dá na região da sua própria casa, na moradia do paciente”, diz o secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Hans Dohmann.
0 comentários:
Postar um comentário
Sua opinião é importante, porém a responsabilidade desta é totalmente sua podendo haver réplica quando se fizer necessário.Obrigado.