Vinte e quatro municípios de Pernambuco estão em situação de risco de infestação do mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue e a febre Chikungunya, segundo um levantamento do Ministério da Saúde divulgado ontem. Estar em situação de risco significa que mais de 3,9% dos imóveis pesquisados apresentaram larvas. As cinco cidades com maiores índices são Betânia (9,6%), Terezinha (9,4%), Casinhas (8,4%), Venturosa (8%) e João Alfredo (7,9%).
Outras 99 cidades estão em situação de alerta, mas têm índices inferiores a esse percentual. O Recife, que aparece entre uma das 10 capitais do país em alerta, registrou 2,3%. Sete munícipios pernambucanos não participaram do estudo porque não enviaram as informações ao governo federal.
Diante da necessidade de dupla prevenção, já que o mesmo mosquito transmite duas doenças, o MS lançará, no dia 15, uma campanha de combate ao Aedes aegypti. Uma cartilha de orientação também está sendo elaborada. Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde informou que reunirá as secretarias municipais e vigilâncias epidemiológicas e ambientais para discutir o Plano de Controle do Chikungunya e da Dengue.
0 comentários:
Postar um comentário
Sua opinião é importante, porém a responsabilidade desta é totalmente sua podendo haver réplica quando se fizer necessário.Obrigado.