Até o próximo dia 1º de dezembro, quando completa 30 dias da Campanha de Vacinação Contra Raiva, os Agentes de Saúde Ambiental e Controle de Endemias (Asaces) da Secretaria de Saúde do Recife realizam a busca estratégica de animais que não foram imunizados no último sábado (1º), Dia D da vacinação para cães e gatos. De acordo com balanço parcial do Centro de Vigilância Ambiental (CVA) 144.728 mil animais foram vacinados.
Para o gerente do CVA, Jurandir Almeida, com a estratégia complementar a meta de vacinar 80% dos animais será atingida. “É o chamado popularmente porta a porta. Os agentes vão fazer a busca nas residências daqueles animais que não receberam vacina contra raiva”, explicou, acrescentando que a busca será intensificada em áreas que tiveram menor cobertura. Quem não vacinou seu cão ou o gato também pode procurar os pontos permanentes de vacinação, a exemplo do CVA, em Peixinhos, e da Clínica de Veterinária da UFRPE.
No Dia D, o secretário Municipal de Saúde, Jailson Correia, percorreu alguns pontos de vacinação montados na capital e chamou a atenção para a importância da imunização. “Vacinar cães e gatos é a primeira etapa na prevenção de uma doença grave e de alta letalidade, como é a raiva. Ao proteger o animal estamos evitando a transmissão para a população e prevenindo um sério problema de saúde pública”, falou Correia. No Recife, cerca de 1,8 mil profissionais, incluindo voluntários, foram mobilizados para fazer a vacinação de cães e gatos no último sábado.
Cuidado – Maria do Dumont Silva não quis descuidar da saúde de seus bichinhos e assim que abriu a campanha de vacinação contra raiva no Recife levou seus três cachorros (Laurinha, Nega e Preta), além da gata (Mimi) para serem imunizados. “Quem gosta tem que cuidar”, salientou ela, que retornou ao Centro de Vigilância Ambiental (CVA) da Secretaria de Saúde do Recife três vezes, para trazer um animal de cada vez.
O coordenador estadual de Zoonoses, Francisco Duarte, ao visitar o CVA, elogiou o trabalho feito em Recife. “A cidade está de parabéns porque está há 10 anos sem caso de raiva animal e serve de exemplo para toda a Região Metropolitana”, disse. O gerente do CVA, Jurandir Almeida, destacou que deve-se comemorar os 10 anos sem raiva, mas a vigilância tem que ser mantida. Ele alertou as pessoas que não puderam levar o animal para vacinar, a procurar os postos permanentes de vacinação o mais rápido possível, a exemplo do CVA.
No bairro da Macaxeira, a moradora Josiane Pereira que trouxe “Cliff”, seu cachorro, ao ponto de vacinação no Campo do União, afirmou se sentir segura ao vacinar o animal. “Vacinando, sei que ele está saudável e a gente também”. No local, até as 10h da manhã, 153 cães e 19 gatos já tinham sido vacinados.
- See more at: http://www2.recife.pe.gov.br/recife-utiliza-estrategia-complementar-de-busca-durante-30-dias-para-vacinar-animais-contra-raiva/#sthash.izuOqRNm.dpuf
0 comentários:
Postar um comentário
Sua opinião é importante, porém a responsabilidade desta é totalmente sua podendo haver réplica quando se fizer necessário.Obrigado.