Pesquisa de vacina contra dengue entra na fase final

16 fevereiro, 2014

Estão em fase final as pesquisas para a criação da vacina contra a dengue. Assim que os resultados forem avaliados pelo Comitê Internacional que faz o acompanhamento dos testes, a vacina poderá ser patenteada, industrializada e comercializada. Em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, os estudos estão sendo feitos com 700 jovens entre 9 e 16 anos.




FONTE

SBT MS
LEIA MAIS

Saúde alerta população quanto ao acúmulo de lixo em terrenos baldios

10 fevereiro, 2014

A  Secretaria Municipal de Saúde Pública alerta a população quanto ao acúmulo de detritos em terrenos baldios, no objetivo de evitar a proliferação do mosquito vetor da Dengue, Aeds Aegypt.


<br>

Os agentes do setor de Educação em Saúde têm intensificado as ações de conscientização diariamente solicitando a colaboração da população.

“Se o morador não destina corretamente o lixo, depositando em algum terreno baldio, o mosquito vai se proliferar e pode acabar prejudicando sua própria família, ou ele mesmo, além de outras pessoas. Prevenir é um bem para todos”, explica o coordenador de Educação em Saúde, Fernando Garcia Brito.

Todos os bairros da Cidade contam com coleta de lixo pública, mas é necessário depositar o lixo e entulhos nos locais adequados.

“Vemos terrenos com maior incidência de acúmulo de detritos nos Bairros Vila Piloto, Nossa Senhora Aparecida, NOB, Alvorada, Vila Alegre, Vila Zucão (as margens do Córrego) e outros”, disse o coordenador.DENGUE
Segundo o setor de Vigilância Epidemiológica, em 2013 foram notificados 6.799 casos de dengue e 657 diagnósticos constados positivos.

Neste início de 2014, até esta quarta-feira (5), foram notificados 26 casos e apenas 1 constado positivo.

O coordenador ainda alerta que as notificações neste início de ano não foram altas, “por isso é importante que a população colabore para que os casos diminuam cada vez mais”, orientou.
LIMPEZA
A limpeza destes terrenos baldios, que não são do município, também devem ser mantidos limpos, roçados e com as demais manutenções.

De acordo com o setor de Fiscalização de Obras da Prefeitura, em 2013 foram notificados 1405 proprietários que não mantiveram seu terreno limpo. Já em 2014, o setor emitiu 74 notificações.

A falta de manutenção de limpeza pode também gerar multa ao proprietário.



Por: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Três Lagoas 
LEIA MAIS

Entrevista com assassino de Frutal/MG

05 fevereiro, 2014


Em 2013, o número de infectados e mortos por conta do vírus transmitido pelo mosquito da dengue em Frutal (MG) foi tão alto que deixou a cidade em estado de alerta para uma possível epidemia.

Comercial faz alusão à violência na cidade
Comercial faz alusão à violência na cidade
 
Crédito: Reprodução
Para que neste ano a cidade não passe pelo mesmo problema, a Secretaria Municipal de Saúde, a Cidade das Águas Unesco - HidroEx e o Centro de Controle de Epidemias lançam a campanha "Frutal contra a Dengue".
A ação, criada pela Agência Onzee, tem maior parte de sua estratégia no ambiente digital.

A página “Frutal contra a Dengue” reúne informações sobre prevenção e cuidados com o mosquito e a doença. Além disso, depois que a prefeitura realizar a limpeza e verificação dos locais, o selo da luta, desenvolvido a partir do botão curtir do Facebook, será colocado em frente ao estabelecimento. “A ideia é mostrar que o local está protegido”, conta Farid Santhiago, diretor geral de criação da agência.  

O principal produto da campanha é o vídeo criado para redes sociais, que espera se tornar viral entre os moradores de Frutal. A Onzee "aproveitou" a onda de violência que a cidade vem enfrentando para divulgar os cuidados com a dengue. A ideia é mostrar que a dengue é tão assassina quanto a criminalidade. 

“Na cidade existe uma violência muito grande. Inclusive, fomos notícia em todo País recentemente.  O cidadão levou 12 tiros na rua, não morreu, foi para o hospital e, já internado, ainda levou mais cinco tiros. Os assassinos invadiram o hospital para matá-lo. E ele ainda está vivo”, comenta Santhiago.

No mesmo dia em que a notícia ganhou projeção nacional, a Produtora Caneca postou em sua página oficial no YouTube o vídeo “Entrevista com assassino de Frutal”. Em 1 minuto e 36 segundos, o vídeo mostra a entrevista com o suporto serial killer da cidade. “Gosto do sofrimento! Gosto de ver sofrer, primeiro torturo as vítimas, às vezes, por dias e até semanas.”, “Deixo as marcas e depois só me livro delas”, “Porta, janela, quintal... entro em qualquer lugar. E não escolho vítima não. Seja bebê, criança, adulto, velho. Esse é meu trabalho, essa é minha função. Nosso ciclo depende de mim”, são algumas das declarações dadas pelo assassino.

A relação da epidemia de dengue com a violência que a cidade enfrenta, em tom de humor, tem como objetivo comover a população. “Às vezes dizemos que é só uma gripe só que um pouco mais forte, mas não é. Dengue mata! Confesso que só levei a sério depois que meu filho com apenas 10 meses foi infectado e passou um dia inteiro na UTI”, lembra o diretor de criação. 
“Fiz a campanha com muita vontade, vontade de passar todas as informações para a população não ter que enfrentar o que eu tive que passar”, comenta. A criação é de Conrado Lima, Rafael de Paula, Robertta Queiroz e Farid Santhiago. Confira o filme:




Comercial faz alusão à violência na cidade Crédito: Reprodução


LEIA MAIS

Em RR, municípios devem fazer relatório de proliferação da dengue

Para reforçar os trabalhos de combate à dengue e garantir investimentos do governo federal, os municípios de todo o país devem realizar o levantamento do índice de proliferação do mosquito da dengue. Em Roraima, seis municípios já concluíram o relatório.
Os relatórios devem ser elaborados por cada município e encaminhados para o Ministério da Saúde. Com os dados, será possível mapear e classificar as regiões conforme o risco de proliferação do Aedes aegypti.
"Cada município fará a amostragem por meio de vistorias em residências. O resultado dessa pesquisa servirá como base para entidades municipais, estaduais e federais na tomada de medidas para o controle da doença", disse Joel Lima, gerente do núcleo de controle da dengue.
Dos 15 munícipios do estado, apenas Pacaraima, Alto Alegre, Mucajaí, Boa Vista, São Luiz e Rorainópolis já prestaram as informações. A expectativa é que todas as cidades entreguem o relatório até o próximo dia 15, data final para a emissão dos levantamentos.
LEIA MAIS

Número de mortos por dengue cresceu 30% no RN, aponta Saúde

03 fevereiro, 2014

A Secretaria Estadual de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) divulgou nesta segunda-feira (3) o boletim epidemiológico da dengue no estado. Os dados revelaram que o número de mortos em decorrência da doença cresceu 30% no RN em 2013 em relação a 2012. A taxa de óbito alcançou 50 casos suspeitos, sendo 26 óbitos por dengue confirmados no ano de 2013.
São José quer criar rede de voluntários para combater a dengue (Foto: Reprodução/TV Vanguarda)
De acordo com o boletim, até o dia 28 de dezembro de 2013, foram notificados 24.559 casos suspeitos de dengue, sendo 9.809 confirmados. Um total de 107 municípios apresentaram incidência alta em dengue. Os cinco municípios que mais notificaram casos de dengue foram Natal (4.378 casos suspeitos), Parnamirim (2.111), Pau dos Ferros (1.793), Santa Cruz (1.597) e Caicó (1.323).

De acordo com a equipe do Programa Estadual de Controle da Dengue, o número de mortes em decorrência da doença poderia ser menor se o protocolo de atendimento para os casos de dengue, preconizado pelo Ministério da Saúde, fosse seguido corretamente.
“A ausência da investigação dos sinais de alarme - dor abdominal intensa, vômito persistente e sangramentos importantes -, a hidratação inadequada - que deve ser feita desde o primeiro atendimento- e a liberação dos pacientes sem atender aos critérios de alta médica recomendados pelo Ministério da Saúde são indícios apontados, pelo próprio Ministério, como fatores para o aumento das taxas de óbitos por dengue”, explicou Silvia Dinara Pereira, responsável técnica pelo Programa Estadual de Controle da Dengue.
Aos primeiros sinais de febre e dores no corpo, é necessário procurar a unidade de saúde mais próxima e informar ao médico todos os sintomas e, principalmente, evitar a automedicação para não mascarar os primeiros sinais da doença.
Risco de epidemia
A Sesap divulgou também nesta segunda-feira o Mapa de Vulnerabilidade para ocorrência de epidemia de dengue no Rio Grande do Norte em 2014. Foram identificados 43 municípios com risco muito alto para uma epidemia de dengue este ano, entre eles Natal, Parnamirim e Macaíba, na região metropolitana.
O mapa é elaborado seguindo os critérios de incidência de dengue nos últimos 10 anos; índice de infestação predial (porcentagem de imóveis que possuem focos positivos de dengue); índice de pendências (porcentagem de imóveis onde não foi realizada a visita domiciliar do agente de endemias) e densidade demográfica.
LEIA MAIS

Campanha contra dengue troca recicláveis por óleo em Uberaba

01 fevereiro, 2014


Em uma campanha estadual no combate a dengue, a população de Uberaba ganhou mais um incentivo. Até às 15h deste sábado (1º), haverá trocas de materiais que comumente acumulam água e focos de dengue, como pneus e garrafas plásticas, por óleo de cozinha. A ação ocorre no Bairro Residencial 2000.
AÇÃO COMBATE A DENGUE UBERABA RESIDENCIAL 2000 (Foto: Reprodução/ TV Integração)
Para receber um litro de óleo, os interessados devem dar em troca 20 latinhas ou garrafas pet ou um pneu. A ação encerra uma mobilização no bairro que contou com blitz educativas e conscientização na porta das casas. Somente na manhã desta sexta-feira (31) foram De acordo com o Superintendente Regional de Saúde, Iraci Neto, o Residencial 2000 foi escolhido por ser uma. "Essa ação específica foi em virtude de levantamento dos dados condizentes com o LIRAa (Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti) e, dentro do levantamento, existem dados importantes sobre o lixo encontrado, que culmina justamente com essa ação", explicou.
A dona de casa Zenaide Cândida Borges levou 139 latinhas para a troca. Ela levou para casa sete litros de óleo. "É importante participar para tirar o entulho das casas e ganhar o óleo", disse.
LEIA MAIS

Instituto Butantan inicia testes da vacina da dengue em humanos

O Instituto Butantan já vacinou 34 voluntários da primeira fase dos testes em humanos da vacina contra a dengue. O teste tem como finalidade analisar a eficácia e segurança da vacina, que vem sendo desenvolvida em parceria com os National Institutes of Health (NIH), dos EUA.
A ideia é reproduzir aqui um estudo americano com vacina semelhante à do Butantan. A imunização é tetravalente e deve proteger contra os quatro tipos de vírus da dengue.
Mais 16 voluntários serão vacinados em breve –esses 50 primeiros participantes nunca tiveram dengue. Outras 200 pessoas, com ou sem infecção prévia pelo vírus, receberão a vacina em outra etapa.
Os resultados dessa fase devem ficar prontos no fim do ano, mas mais estudos serão necessários até que a vacina seja usada na população. (fonte: idest.com.br)

LEIA MAIS

 
 
 

MARCADORES

. (1) 00 PARA ACS E ACE (1) 1.090 (1) Aedes aegypti e a sua piscina. (1) Alerta sobre a dengue. (14) Aline morreu de dengue. (1) Aos vereadores do Recife. (1) Arbovírus (1) Caramujos (1) carros abandonados na rua. (1) casos de denúncias (1) Chicungunha (1) Combate à dengue (196) Como eliminar... (12) concurso público (4) Conferência do Recife (2) Conjuntivite (1) convocação do sindicato (1) COVID-19 (3) dengue e a homoterapia (3) dengue e a medicina (3) Dengue e Chikungunya (8) Dengue e Chikungunya e Zika (3) Dengue e Ciência (5) dengue e covid-19 (1) dengue e leptospirose. (1) Dengue e o Sindicato (1) dengue e tecnologia (2) Dengue em estado de epidemia. (1) dengue em recém-nascido (1) Dengue no sertão (2) Denúncias (4) diario oficial (2) Dicas de segurança (1) Doenças infecciosas (1) Educação e Saúde. (1) Efetivação de asaces e acss (1) Epidemia de Dengue (5) epidemiológia (2) Estado de abandono (1) Estatuto do Servidor. (1) febre amarela (1) Focos em terrenos baldios. (1) Focos perigosos de Dengue. (1) Gripes (1) Larvicidas (3) Legislações (4) leis (1) Levantamento de Índice Rápido.(LIRAa) (1) mapeamento de ruas (1) maximizar no combate a Dengue. (2) meio ambiente (2) Microcefalia (3) Nomeação (1) Novos Vírus (1) Oswaldo Cruz (1) Outras Endemias (12) Outras endemias. (1) PAGAMENTO DOS ACS E ACE. (1) piso nacional para agentes de saúde (1) PLANO DE CARGOS (1) Politica (10) Politica e Saúde. (70) PQA VS (1) Pragas Urbanas. (3) Prefeitura mantém a proposta de 4% (1) REPELENTE. (3) Resultado da DENGUE no estados (1) Risco de morte (1) Roedores (1) SALÁRIO (1) SALÁRIOS DE R$:1.090 (1) Saúde Pública (13) Servidores da PCR não aceitam 4% (1) Tecnologia no combate à Dengue. (8) UBV-Recife (1) Utilidade Pública (2) Vacinas (3) Vacinas. (1) Verdades e Mentiras (1) Vigilância Ambiental (4) Vigilância Sanitária (1) Viroses (3) Vírus Chapare (1)

Arquivos

Sérgio Roberto. Tecnologia do Blogger.

VISITANTES