Telas com inseticida contra a dengue serão instaladas em casas de Goiânia

06 dezembro, 2013

Para combater o mosquito da dengue, a prefeitura de Goiânia colocará telas de proteção com  inseticida em portas e janelas de prédios e residências. A experiência foi trazida do  México por causa do risco de epidemia na capital goiana.

Goiânia receberá 12 mil telas, que serão instaladas de graça nos imóveis. Para isso, basta uma  autorização do morador. O projeto-piloto foi apresentado na quinta-feira (6) pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e vai receber 3,5 milhões do governo federal. No México, o sistema reduziu em 30% os casos de dengue. 
A tela é impregnada pelo veneno piretróide, um inseticida comum que afasta ou mata o mosquito Aedes aegypt, transmissor da doença. Segundo o secretário municipal de Saúde, Fenando Machado, o produto não oferece risco à saúde dos moradores da casa.
"Já foram feitos diversos estudos em janelas e portas para impedir que o mosquito entre na casa das pessoas", explica o secretário.
Machado diz que, a princípio, trata-se de um projeto-piloto que terá como alvo os imóveis das regiões noroeste e sudoeste, as mais afetadas da capital. Em bairros como o Residencial Itaipu, a incidência passa de 1,5%, maior que o nível máximo de alerta para risco de epidemia estipulado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 1%.
Mas ele afirma que, dando resultados positivos, o projeto será estendido a todas regiões da capital. Além das casas, as redes de proteção serão instaladas em prédios públicos, como escolas e centros de saúde.

"A gente agora vai fazer um catálogo dessas residências e pegar um termo de adesão dos moradores. A partir do mês de março essas telas já estarão nas casas das pessoas", diz o secretário.
Do G1 GO,

0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião é importante, porém a responsabilidade desta é totalmente sua podendo haver réplica quando se fizer necessário.Obrigado.

 
 
 

MARCADORES

. (1) 00 PARA ACS E ACE (1) 1.090 (1) Aedes aegypti e a sua piscina. (1) Alerta sobre a dengue. (14) Aline morreu de dengue. (1) Aos vereadores do Recife. (1) Arbovírus (1) Caramujos (1) carros abandonados na rua. (1) casos de denúncias (1) Chicungunha (1) Combate à dengue (196) Como eliminar... (12) concurso público (4) Conferência do Recife (2) Conjuntivite (1) convocação do sindicato (1) COVID-19 (3) dengue e a homoterapia (3) dengue e a medicina (3) Dengue e Chikungunya (8) Dengue e Chikungunya e Zika (3) Dengue e Ciência (5) dengue e covid-19 (1) dengue e leptospirose. (1) Dengue e o Sindicato (1) dengue e tecnologia (2) Dengue em estado de epidemia. (1) dengue em recém-nascido (1) Dengue no sertão (2) Denúncias (4) diario oficial (2) Dicas de segurança (1) Doenças infecciosas (1) Educação e Saúde. (1) Efetivação de asaces e acss (1) Epidemia de Dengue (5) epidemiológia (2) Estado de abandono (1) Estatuto do Servidor. (1) febre amarela (1) Focos em terrenos baldios. (1) Focos perigosos de Dengue. (1) Gripes (1) Larvicidas (3) Legislações (4) leis (1) Levantamento de Índice Rápido.(LIRAa) (1) mapeamento de ruas (1) maximizar no combate a Dengue. (2) meio ambiente (2) Microcefalia (3) Nomeação (1) Novos Vírus (1) Oswaldo Cruz (1) Outras Endemias (12) Outras endemias. (1) PAGAMENTO DOS ACS E ACE. (1) piso nacional para agentes de saúde (1) PLANO DE CARGOS (1) Politica (10) Politica e Saúde. (70) PQA VS (1) Pragas Urbanas. (3) Prefeitura mantém a proposta de 4% (1) REPELENTE. (3) Resultado da DENGUE no estados (1) Risco de morte (1) Roedores (1) SALÁRIO (1) SALÁRIOS DE R$:1.090 (1) Saúde Pública (13) Servidores da PCR não aceitam 4% (1) Tecnologia no combate à Dengue. (8) UBV-Recife (1) Utilidade Pública (2) Vacinas (3) Vacinas. (1) Verdades e Mentiras (1) Vigilância Ambiental (4) Vigilância Sanitária (1) Viroses (3) Vírus Chapare (1)

Arquivos

Sérgio Roberto. Tecnologia do Blogger.

VISITANTES