Paraíba registra maior aumento de casos de dengue do Nordeste

26 fevereiro, 2013

f88ada8d91b3387af4bf95ca5e6321ff.jpg

Enquanto a maioria dos estados nordestinos comemora a redução do número de casos de dengue notificados em 2013, com relação ao mesmo período do ano anterior, a Paraíba amarga ter aumentado em 114% o número de notificações em todo o território. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (25) pelo Ministério da Saúde(MS), entre 1º de janeiro e 16 de fevereiro deste ano foram registrados 522 casos da doença no estado, contra 244 em 2012.

De acordo com a gerente executiva de Vigilância em Saúde, Talita Tavares, o estado está em alerta para os números apresentados pelo Ministério da Saúde e já foram definidas as estratégias para enfrentar a doença e combater o mosquito. "Estamos focados, no momento, na qualificação da assistência hospitalar para o manejo clínico da doença e classificação de risco. É fundamental que o atendimento na rede hospitalar seja eficiente para evitarmos óbitos", disse.

Ainda segundo Talita, a Paraíba está com quatro óbitos por dengue em investigação. "Apesar do Ministério ter divulgado um (óbito) como confirmado, está sendo levado em consideração apenas o sistema de mortalidade. Nós classificamos os quatro óbitos como em situação de investigação, pois os laudos conclusivos ainda não ficaram prontos. Caso os laudos atestem que a morte foi causada por outros fatores, o caso ainda pode sair do sistema", explicou a gerente.

As capacitações com os profissionais de saúde serão realizadas até o fim do mês de março. Ao todo, a SES espera alcançar um público de 700 profissionais, que devem atuar como multiplicadores das informações. Além disso, no âmbito do combate ao mosquito causador da doença, a Secretaria de Saúde estaria qualificando as 12 gerências estaduais para utilização do Lira - Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes. Segundo Talita Tavares, o levantamento permitirá a identificação dos espaços que configuram maiores focos da dengue em cada cidade. "O diagnóstico desses espaços fará com que seja possível nortear melhor o trabalho de campo".

DADOS ATUALIZADOS - Segundo a gerente executiva em Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde da Paraíba, Talita Tavares, o terceiro boletim epidemiológico da dengue no estado deve sair na próxima quinta-feira (28). Ainda assim, ela adiantou alguns dados.
De acordo com a parcial, de 1º de janeiro até 22 de fevereiro de 2013, a Paraíba teve 637 casos notificados por suspeita de dengue. Desses, 76 foram confirmados como manifestação da forma clássica da doença; outos 9 com complicações; três de dengue hemorrágica e um de síndrome do choque da dengue, que é mais uma das formas de agravo da enfermidade.

0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião é importante, porém a responsabilidade desta é totalmente sua podendo haver réplica quando se fizer necessário.Obrigado.

 
 
 

MARCADORES

. (1) 00 PARA ACS E ACE (1) 1.090 (1) Aedes aegypti e a sua piscina. (1) Alerta sobre a dengue. (14) Aline morreu de dengue. (1) Aos vereadores do Recife. (1) Arbovírus (1) Caramujos (1) carros abandonados na rua. (1) casos de denúncias (1) Chicungunha (1) Combate à dengue (196) Como eliminar... (12) concurso público (4) Conferência do Recife (2) Conjuntivite (1) convocação do sindicato (1) COVID-19 (3) dengue e a homoterapia (3) dengue e a medicina (3) Dengue e Chikungunya (8) Dengue e Chikungunya e Zika (3) Dengue e Ciência (5) dengue e covid-19 (1) dengue e leptospirose. (1) Dengue e o Sindicato (1) dengue e tecnologia (2) Dengue em estado de epidemia. (1) dengue em recém-nascido (1) Dengue no sertão (2) Denúncias (4) diario oficial (2) Dicas de segurança (1) Doenças infecciosas (1) Educação e Saúde. (1) Efetivação de asaces e acss (1) Epidemia de Dengue (5) epidemiológia (2) Estado de abandono (1) Estatuto do Servidor. (1) febre amarela (1) Focos em terrenos baldios. (1) Focos perigosos de Dengue. (1) Gripes (1) Larvicidas (3) Legislações (4) leis (1) Levantamento de Índice Rápido.(LIRAa) (1) mapeamento de ruas (1) maximizar no combate a Dengue. (2) meio ambiente (2) Microcefalia (3) Nomeação (1) Novos Vírus (1) Oswaldo Cruz (1) Outras Endemias (12) Outras endemias. (1) PAGAMENTO DOS ACS E ACE. (1) piso nacional para agentes de saúde (1) PLANO DE CARGOS (1) Politica (10) Politica e Saúde. (70) PQA VS (1) Pragas Urbanas. (3) Prefeitura mantém a proposta de 4% (1) REPELENTE. (3) Resultado da DENGUE no estados (1) Risco de morte (1) Roedores (1) SALÁRIO (1) SALÁRIOS DE R$:1.090 (1) Saúde Pública (13) Servidores da PCR não aceitam 4% (1) Tecnologia no combate à Dengue. (8) UBV-Recife (1) Utilidade Pública (2) Vacinas (3) Vacinas. (1) Verdades e Mentiras (1) Vigilância Ambiental (4) Vigilância Sanitária (1) Viroses (3) Vírus Chapare (1)

Arquivos

Sérgio Roberto. Tecnologia do Blogger.

VISITANTES