O secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira, recebe esta manhã os prefeitos e secretários de Saúde das cidades de Limoeiro, Goiana, Garanhuns, Arcoverde, Serra Talhada, Salgueiro e Afogados da Ingazeira. Durante reunião na sede da secretaria, no bairro do Bongi, os gestores assinam um convênio para realizar os exames nos Centros Municipais de Testagem e Acolhimento (CTAs).
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) está descentralizando o diagnóstico laboratorial de Dengue, Hepatites, Doença de Chagas e Leishmaniose para o interior do Estado. O objetivo é diminuir o tempo de espera pelo resultado de um exame para cerca de cinco dias. Atualmente, o paciente espera mais de 20 dias pelo diagnóstico, que é enviado para o Laboratório Central de Pernambuco (Lacen-PE), no Recife. Agora, os exames serão realizados nos onze municípios sedes de Gerências Regionais de Saúde (Geres).
Por meio do convênio, a SES repassará, inicialmente, cerca de R$ 103 mil para os sete municípios. Após o primeiro ano, o repasse anual será de R$ 13,5 mil para cada município, para custeio. A SES repassará ainda todos os insumos necessários para a realização dos exames. Nas outras regiões, os diagnósticos laboratoriais serão realizados nos hospitais regionais (Palmares e Ouricuri) e nos laboratórios das Geres (Caruaru e Petrolina). No Recife, a sorologia continua sendo realizada no Lacen.
Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR
15/05/2012 | 10h51 | Interior
15/05/2012 | 10h51 | Interior
0 comentários:
Postar um comentário
Sua opinião é importante, porém a responsabilidade desta é totalmente sua podendo haver réplica quando se fizer necessário.Obrigado.